Diversão

Por que Merghan Markle ainda não é cidadã britânica?

Instagram/Divulgação/Kensington Palace
Meghan Markle

Aos que muitos pensam os membros da família real britânica não tem privilégios. Eles seguem as leis a risca, como qualquer outro. E por conta disso, Meghan Markle ainda não tem a nacionalidade britânica. Ela está casada desde o dia 19 de maio de 2018 com o príncipe Harry, sexto na linha de sucessão ao trono. A duquesa de Sussex começou o processo para a cidadania da Grã Bretanha tem dois anos, depois de terem anunciado o noivado dela com o neto da rainha Elizabeth II em novembro de 2017. Neste momento, o Palácio de Kensington assegurou que a tratariam como qualquer outra pessoa e que cumpriria os requisitos que estipula o governo nos termos de imigração.

De acordo com o Daily Mail, há várias opções para conseguir ser cidadão inglês, e Meghan optou pelo pedido de cônjuge, quando se casa com um cidadão britânico. Em tal caso, a lei simplesmente estabelece que é necessário ter três anos de matrimônio antes de conseguir a nacionalidade. “Pode parecer extraordinário, pois ela está casada com o neto da rainha há 18 meses, mas ela está aceitando o procedimento como ele é", disse um amigo da duquesa.

Meghan Markle vem cumprindo seus requisitos perfeitamente, como ter se casado seis meses depois de ter ficado noiva. Antes que um estrangeiro chegue ao Reino Unido como marido e mulher de um britânico, deve-se apresentar uma série de provas para demonstrar que a relação é real, e não por interesse. Isto inclui desde correio eletrônico como e-mails, conversas via mensagem de texto pelo celular, fotografias de férias e ticket de e embarque de voos. Após viver três anos no Reino Unido, a pessoa estrangeira pode solicitar a cidadania, desde que tenha uma autorização de residente permanente. Depois, é necessário um teste, que custa em torno de R$ 400, para obter a cidadania. Além disso, tem que demonstrar um vasto conhecimento de língua inglesa, galesa ou escocês e possuir bom caráter.

Após pedir a nacionalidade, durante os três anos anteriores, o cidadão não pode passar mais de 270 dias fora do Reino Unido. O Ministério do Interior ressalta que as pessoas que trabalham no exterior, ou se um dos parceiros trabalha, eles estão isentos a este requisito e do de residência. Desde que o trabalho seja para o Governo do Reino Unido ou para uma organização ligada ao Governo, algo que esteja relacionado diretamente a duquesa. No total, o tramite para se converter em cidadão da Grã Bretanha gira em torno, mais ou menos, de R$ 9.354.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI