Famosos

Veja dicas para escapar da ressaca nas festas de fim de ano

Fábio Lima
Gleicy Nunes: “Quando consumimos bebida alcoólica, um hormônio responsável pela retenção da água no corpo é inibido”

Todo ano é a mesma história. O primeiro dia do ano nasce com a promessa de muita gente de que os exageros alimentícios e etílicos nunca mais serão repetidos. Afinal, ninguém quer acordar no dia 1º com aquela dor de cabeça e o estômago revirado. Mas, quando a noite de réveillon chega, a promessa parece ser sempre esquecida. Para não repetir os mesmos erros e correr o risco de perder hoje a festa ou o dia seguinte, especialistas são unânimes em afirmar que, com pequenos cuidados, é possível, sim, curtir só a parte boa da virada.

“Alguns cuidados podem ser tomados para evitar ou amenizar a ressaca do dia seguinte. Como, por exemplo, não se esquecer de beber água antes, durante e após o consumo de álcool”, explica a nutricionista Gleicy Nunes. Consumir carboidratos leves durante a festa também ajuda a evitar a ressaca. Beber álcool sem se alimentar é sempre um erro. “Além disso, é importante não exagerar na quantidade de bebida alcoólica e evitar misturar diferentes tipos de bebida para aproveitar toda a festa sem sentir muito os efeitos do álcool”, explica.

Ressaca nunca foi problema para a designer Lívia Soares, de 33 anos, pois não costuma consumir bebidas alcoólicas. “Mas na comida era algo devastador”, confessa, aos risos. Após se submeter a uma cirurgia bariátrica, Lívia passou a procurar mais equilíbrio. Mesmo se precavendo com a hidratação, ela sempre mantém em casa remédios para azia e má digestão, ou vai até uma farmácia e pede indicação a um farmacêutico de confiança. “Natal e réveillon são festas de excessos. Procuro sempre evitar aquilo que tenho certeza de que vai me fazer mal.”

A nutricionista Gleicy Nunes defende medidas simples para evitar problemas. Durante as festas, é importante se hidratar. O ideal é beber um copo de água para cada drinque, pois ela ajuda a diluir as toxinas, dando mais tempo para o organismo lidar com o álcool. “Quando consumimos bebida alcoólica, um hormônio responsável pela retenção da água no corpo (ADH) é inibido, e assim urinamos mais. A ressaca é resultado dessa desidratação, e da perda de sais minerais pela urina. Então, se hidratar durante a festa com água, suco natural ou água de coco é fundamental”, explica.

Gleicy lembra que, durante as festas, os exageros e compulsões alimentares tornam-se comuns. “O grande número de eventos de confraternização que costumam ter preparações mais elaboradas, calóricas e ricas em gordura e açúcar, pode levar ao ganho de alguns quilos extras”, salienta. De acordo com a especialista, a melhor forma de evitar problemas alimentares e prevenir o ganho de peso indesejado é evitar os exageros, dar preferência para preparações mais saudáveis, evitar as frituras e os doces e consumir os petiscos em pequenas quantidades.

Mas e quando o estrago já está feito e a ressaca e má digestão se instalam? Nesse caso, infelizmente, não existe receita milagrosa que ajude na desintoxicação. O processo ocorre de forma natural no organismo. O que se pode fazer para ajudar é consumir bastante água e outros líquidos, evitar alimentos gordurosos e dar preferência para fontes de carboidratos complexos, como pão e arroz integrais.

Fazer atividade física leve é outra ótima maneira de recuperar as energias para o novo ano. Para quem quer blindar o corpo antes da bebedeira, investir em alimentos que protegem o fígado – como maçã, abacaxi, limão e vegetais verde-escuros – é sempre bom na véspera do réveillon. Tomar própolis em gotas também pode contribuir para imunidade e proteção do fígado. Um chá de alecrim ajuda a recuperar as forças pós-bebedeira.

Dicas para começar bem 2019

Beba água, muita água

A desidratação é uma das principais causa da ressaca. Tomar um copo de água entre um taça e outra e mais um pouco antes de dormir vai te ajudar a acordar melhor no dia seguinte.

Não se esqueça de comer

Muita gente se esquece de comer alguma coisa enquanto está bebendo os bons drinques. Beber de estômago vazio é garantia de tragédia. Coma alguma coisa, de preferência algo proteico e sem muita gordura.

No ritmo certo

Não beba tudo de uma vez. Vá degustando a bebida e dando tempo ao organismo elaborar e processar todo o álcool que está entrando.

Não exagere

Beber pode até ser algo bacana e o réveillon pede mesmo festa e celebração. Mas não exagere para depois se arrepender do que fez à noite. O charme da festa pode perder toda a graça quando se passa dos limites.

Douglas Schinatto
Lívia Soares: “Natal e réveillon são festas de excessos. Procuro sempre evitar aquilo que tenho certeza de que vai me fazer mal”
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI