Emprego

Carteira de Trabalho poderá ficar pronta em até 20 minutos a partir de segunda

Valdecir Galor/SMCS
Carteira de Trabalho e Previdência Social

A modernização no sistema de emissão da Carteira de Trabalho pode reduzir o tempo para que o documento fique pronto. Atualmente, o registro leva até 30 dias, em alguns locais, a expectativa é que passe para 20 minutos. O novo sistema começa a ser utilizado, em definitivo, na próxima segunda-feira (6), de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTE).

A nova versão da Carteira de Trabalho terá verificação com a base de dados da Receita Federal, da Caixa Econômica Federal e dos Correios, com objetivo de dar mais segurança ao processo de emissão do documento.

Os primeiros testes foram realizados em 2014 e em novembro do mesmo ano o sistema começou a ser implantado gradativamente no Brasil

O presidente do Sescon Goiás, Francisco Lopes, acredita que o novo sistema irá trabalhar tanto em favor do trabalhador quanto empregador, uma vez que o processo passa a ser mais rápido, aumentando as condições de trabalho.

Antiga Carteira

O trabalhador que possui a Carteira de Trabalho convencional não precisa se deslocar até as agências do MTE para emitir um novo documento. A antiga permanece válida. Somente no caso de obtenção da segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI