Postar, curtir e compartilhar parecem coisas simples, mas dependendo do conteúdo da publicação pode ser que os resultados não sejam tão positivos e interfiram em sua vida profissional. Muitos são os casos de pessoas que perderam o emprego porque não souberam criar uma identidade on-line que fosse coerente com o perfil da empresa em que estava efetivo.De acordo com a diretora executiva da Agregar Gestão de pessoas, Maria Célia Franklin, a maneira que nos expressamos nas redes sociais dizem muito sobre quem somos e sobre nossos gostos, podendo causar impressões ambíguas e, muitas vezes, repercutindo de maneira negativa. “Quando nós publicamos alguma coisa, seja um comentário ou qualquer outra forma de expressão, principalmente se for negativo, temos que ter consciência de que aquela informação vai para um lugar que não temos controle”, explica Maria Célia.A especialista ainda ressalta que pensar as redes sociais apenas como ferramenta para descontração não é errado, mas usá-las para potencializar as carreiras, promovendo o crescimento profissional e o networking exige cuidados que envolvem dar foco adequado ao que é positivo e evitar exposições desnecessárias. “O funcionário representa a empresa não só dentro do ambiente de trabalho, mas também nas redes sociais”, ressalta Maria Célia.Assim, é interessante publicar fotos de viagens, festas ou de momentos com a família, evitando imagens que possam causar má impressão, como fotografias em poses sensuais. Pessoas com opiniões polêmicas e que gostam de causar alvoroço na web também não são bem vistas pelos seus chefes ou por recrutadores.6 dicas para usar as redes sociais a seu favor PRESERVE-SENão precisa falar sobre todos os seus passos nas redes sociais. Ficar a todo o momento no Twitter, Facebook ou Google + descrevendo a sua rotina é desinteressante e pouco criativo. CRIE SUA IDENTIDADE ON-LINEFale de coisas que interessem a você e possam interessar aos outros. Isso aumenta as chances de interação entre os contatos e proporciona a troca de informações. EVITE SITUAÇÕES NÃO PROFISSIONAISFotos de baladas e em trajes de banho não devem ser repercutidas. Não cabe a ninguém julgar o estilo de vida das pessoas, mas se expor de forma inadequada traz consequências negativas para imagem de um profissional. CUIDADO COM O QUE FALAFalar mal do ex-chefe, colega de trabalho ou das empresas nas quais atuou é pecado mortal. Muito provavelmente mina a sua continuidade em um processo seletivo – caso o recrutador flagre essa conduta. Além disso, é uma atitude antiética. O melhor a fazer é ceder à tentação. EVITE DEBATES INÚTEISNas redes sociais existem momentos tensos de debates políticos, religiosos e outros similares, contudo, evite entrar nesse tipo de conversa que geralmente não leva a lugar nenhum e não termina bem. PENSE ANTES DE CURTIR OU COMPARTILHARAntes de curtir e compartilhar um texto, leia atentamente para ver se não há nada nas entrelinhas. E se for curtir uma página ou participar de uma comunidade, pesquise antes. Evite as que incitem o ódio ou o preconceito.