Emprego

Fui chamado para uma entrevista de emprego. E agora?

Shutterstock

Apesar de significar uma nova oportunidade profissional, participar de um processo seletivo muitas vezes gera ansiedade e desestabiliza os candidatos. No entanto, é preciso controlar o estresse, respirar fundo e se manter calmo durante a entrevista, se não, o esforço pode ir por água abaixo.

Conversamos com a especialista e professora em gestão de pessoas do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (Ipog), Cyndia Bressan, sobre como os candidatos devem se comportar durante uma entrevista de emprego. As dicas são simples, mas requer uma atenção especial do candidato. Veja:

  • Mostrar confiança e pesquisar sobre o trabalho da empresa contratante:

“É interessante que o candidato tenha segurança sobre suas capacidades, competências e ao que ele se propõe a desenvolver na empresa. Tudo isso, levando em consideração os pré-requisitos da vaga”, explica Cyndia.

  • Cuidado com o nervosismo, ele pode atrapalhar!

De acordo com a especialista, a ansiedade e o nervosismo em excesso podem boicotar o candidato. “É importante que ele tente manter a calma, esteja atento à respiração e se conscientize que aquele momento é o que ele tem para mostrar o que sabe. Nem mais, nem menos”. Cyndia ainda explica que em casos do candidato não compreender a pergunta do avaliador, que ele pergunte novamente. “É melhor ele perguntar para ter certeza, do que dar uma resposta desconecta, sem sentido no contexto”, aconselha a especialista.

  • Atenção às roupas. Menos é mais.

Evitar maquiagem e adereços muito espalhafatosos, estampas e cores fortes, são algumas das dicas de Cyndia. De acordo com ela, os acessórios não devem chamar mais atenção que o candidato. “É importante que o candidato vista uma roupa discreta e esteja confortável ao mesmo tempo. Não muito justa, não muito curta, não muito decotada. Para os homens é recomendado camisa de manga comprida, de preferência sem estampas”, explica.

  • Simpatia e positividade são pontos de destaque:

“Não tem como impressionar o avaliador, mas mostrar confiança, olho no olho, assertividade nas respostas e se apresentar com positividade e carisma, isso chama a atenção”, destaca Cyndia.

  • Não vale mentir!

Em situações onde o candidato não se ache competente o suficiente para cumprir os requisitos da vaga, o importante é não mentir. “Em uma entrevista de emprego é preciso ser transparente, verdadeiro e honesto. É muito difícil encontrar um candidato que atenda todos os pré-requisitos da vaga, contudo, demonstrar interesse em aprender e se desenvolver, são pontos levados em consideração”, explica a especialista.

A entrevista de emprego é um momento decisivo do processo seletivo e apresentar-se bem faz toda a diferença. Mas para a especialista, não tem erro. “Seja você mesmo. Apresente suas competências, seus resultados, mostre vontade de aprender, humildade para isso e interesse pela empresa. Se a vaga for do seu perfil, vai dar tudo certo. Se não, é importante não perder a resiliência, a esperança e o otimismo, pois a vaga certa ainda vai chegar”, aconselha Cyndia.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI