A gentileza no trabalho pode ser um dos segredos para se destacar dentro de uma empresa. Além de tornar o ambiente profissional melhor, ela pode trazer inúmeras vantagens para o colaborador. A qualidade facilita negociações, melhora o relacionamento com os demais e abre portas para o futuro.Segundo o especialista em comportamento humano e presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Sulivan França, ser gentil é um grande trunfo. "Além de uma grande vantagem, é difícil lidar com a falta dela em um local que você passa metade do seu dia. Ser cortês pode transformar a sua relação profissional", afirma.No entanto, França alerta que a pessoa também precisa saber diferenciar ser gentil de ser feito de bobo. “Você deve aprender a ser gentil, mas também precisa saber dizer não. E isso não vai ser uma tarefa simples. Muitas vezes você quer agradar demais e corresponder às expectativas de todos. Você deve aprender a falar não gentilmente. Você pode negar explicando o motivo de forma cortês", explica.O especialista exalta ainda outro ponto crucial: aceitar a gentileza dos outros. "Você tem que aprender a ser gentil, mas também a aceitar a cordialidade dos outros. Com atitudes como essas, você chama atenção dos chefes positivamente e pode ser valorizado no seu ambiente de trabalho", conta.