Emprego

Quatro orientações antes de pedir um aumento salarial

Que profissional não sonha ganhar uma promoção no lugar aonde trabalha? Afinal, ver os dígitos aumentando na folha de contracheque é desejo de qualquer um, não é mesmo?

Contudo, a maior dificuldade das pessoas está na abordagem feita aos chefes para conseguir esse aumento salarial. Ainda mais, em meio à crise, quando os gastos excessivos são todos cortados e a esperança da promoção acaba passando em branco.

Embora a situação não esteja realmente favorável, não significa que seja impossível. Porém, alguns aspectos devem ser levados em consideração neste momento e é necessário que você faça uma autoanálise para saber se sua ambição poderá ser atendida. Há quanto tempo você trabalha no local? Seu desempenho vai bem? Você tem se especializado para alcançar cargos mais altos na empresa?

Se o balanço das respostas for positivo, confira as orientações que preparamos para você saber como abordar seu chefe para conseguir o tão desejado aumento salarial.

Hora certa

É necessário que você conheça e respeite as políticas da empresa em que trabalha, assim ficará mais fácil saber qual o momento certo de fazer o pedido. Atente-se que estar preparado técnica e comportamentalmente para as oportunidades é um diferencial.

Como lidar com o superior

Escolha o melhor lugar e observe se o momento é ideal para isso e se, você, como funcionário, tem desempenhado bem seu papel. Se tudo estiver alinhado, aposte no diálogo amigável, seja transparente e objetivo, explique suas pretensões, apresente suas propostas e, tudo isso, sem deixar de ser flexível. Dê espaço para que seu chefe lhe exponha quais as reais possibilidades da empresa atender seu pedido.

Lidando com promessas

Muitas vezes o resultado da conversa serão promessas. E aí, como agir? Um ponto importante é documentar tudo o que foi acordado, nem que seja por um e-mail. Faça sua parte do acordo e, caso as promessas não sejam respeitadas, procure seu chefe para uma nova conversa e seja franco analisando os motivos.  

Desculpas e ameaças

A crise não é motivo para voltar atrás no combinado, todavia pode ser uma razão para repensar as bases negociadas. Nos períodos de dificuldades, ser flexível é uma habilidade fundamental para um profissional. Ameaçar a empresa na tentativa de obter ganhos só irá acarretar em uma coisa: perda de credibilidade e, até, uma possível demissão. E não é isso que você quer, não é? O caminho mais adequado é sempre a negociação entre as partes.

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