Esporte

É Série A! Goiás vence o Guarani e sela volta à elite do Brasileiro

Wagner Souza/Futura Press/Folhapress
Élvis comemora primeiro gol do Goiás na vitória por 2 a 0 sobre o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa
Wagner Souza/Futura Press/Folhapress
Nicolas comemora o segundo gol do Goiás sobre o Guarani

O Goiás está de volta à Série A. Desta vez, o retorno não foi tão demorado. O time esmeraldino ficou apenas uma temporada na Série B - nove meses na Segundona. Nesta segunda-feira (22), a equipe goiana venceu o Guarani, por 2 a 0, e confirmou o retorno ao Brasileirão. Um representante do estado já está confirmado na elite nacional em 2022. Os gols do acesso foram marcados pelo meia Elvis e pelo atacante Nicolas.

Esse resultado leva o Goiás aos 64 pontos, na 3ª colocação. O time esmeraldino abriu quatro pontos de vantagem para o CRB. Com uma rodada para ser disputada, não será ultrapassado por nenhum clube fora do G4. O Guarani, apesar da derrota, ainda tem chance de acesso na última rodada da Série B. CSA, CRB e Avaí também seguem na disputa pela última vaga - Coritiba e Botafogo também já subiram à Série A.

O Goiás se despede da Série B no próximo domingo (28). O jogo da festa do acesso será disputado na Serrinha, a partir das 16 horas, contra o Brusque. No mesmo dia e horário, o Guarani visita o Botafogo, no Engenhão. As partidas são válidas pela 38ª e última rodada da Segundona.

O clube esmeraldino ainda pode buscar uma posição na Série B e terminar a competição como vice-campeão. O Coritiba tem a mesma pontuação do Goiás, 64 pontos, mas ocupa a 2ª colocação por ter uma vitória a mais.

Jogão e gol de falta
A expectativa de um bom jogo no Brinco de Ouro se confirmou desde os primeiros minutos. O Guarani partiu para cima desde o apito inicial, conseguiu cinco escanteios em menos de 25 minutos e fez o goleiro Tadeu trabalhar. Com futebol ofensivo, principalmente pelo lado esquerdo, o time da casa atuou no campo de ataque e incomodou a defesa esmeraldina.

O Goiás, porém, foi eficiente quando chegou no ataque. Depois de jogada individual pela esquerda, Dadá Belmonte, escolhido para substituir o atacante Alef Manga que estava suspenso, sofreu falta. Na cobrança, Elvis bateu direto e abriu o placar aos 7 minutos.

Pressão bugrina
O gol não desanimou o Guarani. O time da casa foi para cima do Goiás e teve a primeira resposta aos 9 minutos. Pablo, depois de cobrança de escanteio, cabeceou para boa defesa de Tadeu, que também parou um arremate do meia Régis aos 19 minutos. O goleiro ainda contou com a sorte, quando os chutes de Lucão do Break e Bruno Silva foram para fora.

Fim da seca
O segundo ataque do Goiás destacou a eficiência esmeraldina no Brinco de Ouro da Princesa. Em uma das poucas tentativas de contra-ataque, Fellipe Bastos lançou Arthur Henrique, que dominou a bola e cruzou na medida para Nicolas. O camisa 9 cabeceou na pequena área e marcou o segundo gol esmeraldino em Campinas.

Esse foi o 6º gol do atacante na Série B, o primeiro que ele marcou depois de 14 jogos. O último havia sido contra o Confiança, na 21ª rodada. Coincidência a favor do acesso, sempre que o Nicolas marcou, o Goiás não perdeu: três vitórias e três empates.

Controle esmeraldino
O segundo tempo teve o mesmo panorama da etapa inicial: Guarani pressionando, Goiás se defendendo. A diferença foi que o Guarani não chegou com facilidade na área esmeraldina e o goleiro Tadeu não precisou fazer importantes intervenções como ocorreu no 1º tempo.

Com 20 minutos do 2º tempo, o Guarani tinha 80% de posse de bola e apenas um chute, para fora. O Goiás manteve linhas baixas e nas poucas tentativas de contra-ataque, partia em velocidade pelo lado esquerdo. Mas também não conseguiu finalizar a gol.

Quase o terceiro
Aos 27 minutos, Dadá Belmonte teve a chance de selar a vitória no Brinco de Ouro. O jogador foi lançado no campo de ataque, sozinho partiu em velocidade, passou pela marcação e bateu cruzado. O goleiro Rafael Martins tocou com os pés e desviou o chute pela linha de fundo.

Clima esquentou
Depois de ser substituído, aos 37 minutos, o atacante Nicolas se envolveu em uma confusão com os jogadores reservas do Guarani. Quando se retirava do campo na direção do banco de reservas, o atacante esmeraldino passava em frente aos atletas bugrinos que empurravam o camisa 9 na direção contrária para ele não passar em frente ao banco do time mandante.

Jogadores das duas equipes bateram boca e empurrões à beira do gramado. Após a confusão, Nicolas foi expulso e desfalca o Goiás contra o Brusque. 

FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro - Série B - 37ª rodada
Jogo: Guarani 0x2 Goiás
Local: estádio Brinco de Ouro da Princesa (Campinas/SP)
Data: 22/11/2021
Horário: 20 horas

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo/RJ (Fifa)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa/RJ (Fifa) e Michael Correia/RJ
VAR: Rodrigo Nunes de Sá/RJ (VAR-Fifa)

GUARANI: Rafael Martins; Matheus Ludke (Andrigo), Thales, Ronaldo Alves e Matheus Bidú; Bruno Silva, Índio (Allanzinho) e Régis; Júlio César (Renanzinho), Lucão e Pablo. Técnico: Daniel Paulista.

GOIÁS: Tadeu; Diego, Reynaldo, David Duarte e Artur; Caio Vinícius, Rezende, Fellipe Bastos e Elvis (Luan Dias); Nicolas (Bruno Mezenga) e Dadá Belmonte (Apodi). Técnico: Glauber Ramos.

Gols: Elvis, aos 7 minutos (Goiás) e Nicolas, aos 28 minutos do 1º tempo (Goiás)

Cartões amarelos: Matheus Ludke, Júlio César, Régis (Guarani), Dieguinho, Artur e Nicolas (Goiás)
Expulsão: Nicolas (Goiás)

Público: 16.584 
Renda: R$ 408.770,00

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI