Esporte

Atlético-GO x Athletico-PR: Dragão tenta levar decisão para rodada final

Wesley Costa/O Popular
Diego Churín cumpriu suspensão e volta a ser a referência do ataque do Atlético-GO em partida da Série A

O Atlético-GO precisa da vitória e de resultados negativos de dois concorrentes para se manter vivo na Série A. O Dragão joga pelo triunfo sobre o xará, o Athletico-PR, no Estádio Antônio Accioly, na noite desta quarta-feira (9), a partir das 21h30. Além disso, ficará na torcida por tropeços de Cuiabá, que sairá para enfrentar o Atlético-MG na quinta-feira (10), e do Ceará, que pega o já rebaixado Avaí. Tudo para evitar o rebaixamento antecipado nesta rodada, a 37ª e penúltima do Brasileirão.

(Confira, no fim da reportagem, onde assistir, arbitragem, ingressos e escalações)

Com 34 pontos (junto do Ceará, mas em vantagem no número de vitórias), a missão é ultrapassar o Cuiabá, que tem 38 e não pode vencer nenhum dos últimos jogos: Galo (fora) e Coritiba (em casa). Uma vitória livra o Dourado do rebaixamento.

No duelo entre clubes rubro-negros, o goiano ainda se apega às poucas chances que restam para se salvar do descenso à Série B. No lado paranaense, a meta é buscar pontos para garantir vaga na fase de grupos da Libertadores - o clube ainda vive a ressaca pela perda recente do título na final do torneio deste ano para o Flamengo, no dia 29 de outubro.

O Furacão (54 pontos) necessita de duas vitórias nos jogos restantes (Atlético-GO, fora, e Botafogo, em casa) para não depender de outras combinações e se manter na Libertadores.

Simbolicamente, o Atlético-GO acredita nas possibilidades matemáticas e não quer ficar marcado pelo rebaixamento à Série B dentro da casa dele, no tradicional Bairro de Campinas. Após a reabertura da praça esportiva, em agosto de 2018, o pior momento atleticano foi a derrota nos pênaltis, para o Grêmio Anápolis, na semifinal do Goianão 2021, no jogo em que o Dragão era favorito.

Em termos de rebaixamento, o último que consta na história do Atlético-GO é o de cinco anos atrás, na Série A de 2017. Naquele ano, com poucos investimentos, elenco curto e contratempos, o Dragão reagiu no returno e teve um dos melhores aproveitamentos dele no 2º turno - 24 pontos. Por causa de um 1º turno horrível (12 pontos), não teve como evitar o descenso.

No período de reconstrução do clube, a partir de 2005, o Dragão foi rebaixado só duas vezes, ambas na Série A: 2013 e 2017.

Em casa, o Atlético-GO recebe o Furacão também disposto a terminar um jejum de 15 anos sem vitória sobre o Furacão. A última e única se deu no dia 18 de abril de 2007, no Estádio Serra Dourada, pela Copa do Brasil - Dragão 3 a 1. No retrospecto entre os dois, são 12 vitórias do Athletico-PR, três empates e o solitário triunfo do rubro-negro goiano, há 15 anos.

No único treino do Atlético-GO antes do jogo, houve revezamento entre os goleiros Renan e Diego Loureiro, estreante no domingo (6) no empate de 1 a 1 contra o Fortaleza e com atuação destacada. O técnico Eduardo Souza deve manter a dúvida e promover o retorno do atacante Diego Churín, que estava suspenso. O argentino joga ao lado de Shaylon, outra novidade, no ataque atleticano.

FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro - Série A - 37ª rodada
Jogo: Atlético-GO x Athletico-PR
Local: Estádio Antonio Accioly (Goiânia-GO)
Data: 9/11/2022
Horário: 21h30
Transmissão: TV Anhanguera e Premiere

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima/RS.
Assistentes: Rafael da Silva Alves/RS (Fifa) e Lúcio Beiersdorf Flor/RS.
VAR: Daniel obre Bins/RS (VAR-Fifa).

Ingressos: 20 reais (inteira) - torcedores com a camisa do Atlético-GO pagam meia.

ATLÉTICO-GO: Diego Loureiro (Renan); Dudu, Wanderson, Lucas Gazal e Jefferson; Willian Maranhão, Gabriel Baralhas e Wellington Rato; Airton, Diego Churín e Shaylon. Técnico: Eduardo Souza.

ATHLETICO-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Matheus Felipe e Abner; Fernandinho, Erick e Alex Santana; David Terans, Vitor Roque (Pablo) e Vitinho (Cuello). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI