Esporte

Atlético-GO x Palmeiras: desafio gigante para o Dragão

Alan Deyvid / Atlético-GO
Wellington Rato está de volta ao ataque titular do Atlético-GO

O Atlético-GO encara um desafio gigante no início da noite desta segunda-feira (10), às 18h30, no Estádio Antonio Accioly. Seriamente ameaçado de rebaixamento, o Dragão recebe a melhor equipe do Brasileirão, líder disparada da Série A, invicta como visitante e próxima de conquistar mais um título em nível nacional faltando oito partidas para o término da competição.

O Palmeiras é o favorito disparado num Brasileirão marcado pela regularidade alviverde desde as rodadas iniciais, em maio. O clube paulista soma 66 pontos (nove pontos à frente do Inter, vice-líder após vitória de 4 a 2 sobre o Goiás) e superior ao dobro dos 28 pontos conquistados pelos atleticanos numa campanha de irregularidade, resultados ruins e inversão das prioridades traçadas no clube.

O Atlético-GO fez o discurso de priorizar o Brasileirão, mas se viu envolvido com as disputas das copas - Sul-Americana (semifinalista) e do Brasil (quartas de final). Os resultados negativos na Série A empurraram o Dragão para a faixa dos últimos colocados (Z4).

Leia também:
Técnico do Atlético-GO aposta em postura competitiva contra o Palmeiras
Zagueiro do Atlético-GO vê Palmeiras com "DNA vencedor" nos últimos anos

No momento, depois de duas vitórias seguidas - sobre Avaí (2 a 1) e Fluminense (3 a 2) -, os atleticanos viram que é possível evitar o rebaixamento à Série B, na temporada que era vitoriosa nos outros torneios, que também ficaram para trás sem a disputa de finais porque o Atlético-GO sofreu viradas dramáticas.

A situação ainda é complicada, mas esteve pior, antes. A equipe atleticana pode ganhar uma posição do Cuiabá (30 pontos, também no Z4) se vencer o Palmeiras em Goiânia. Até agora, o alviverde paulista foi derrotado apenas duas vezes no Brasileiro, em São Paulo - por Ceará (3 a 2) e Athletico-PR (2 a 0). A equipe vem de 15 partidas sem perder como visitante na Série A e mantém escrita de dez anos sem perder do Atlético-GO em competições oficiais, com nove vitórias e um empate desde 2012, quando foram rebaixados juntos.

Nos últimos dois anos, uma coincidência em Goiânia marca os resultados obtidos pelo Dragão sobre os campeões do Brasileirão - o time atleticano goleou o Flamengo por 3 a 0 (Série A 2020, em que o Flamengo foi campeão) e venceu o Atlético-MG (2 a 1, ano passado, quando o Galo ganhou a Série A e a Copa do Brasil).

Embalado por duas vitórias consecutivas, o Dragão se mostra motivado para buscar pelo menos um ponto. Se conquistar os três pontos, reforçará a convicção de que pode evitar o rebaixamento.

O técnico Eduardo Souza obteve vitória nos dois últimos jogos. O treinador preparou a equipe priorizando o sistema defensivo, que mostra falhas e dificuldades para o encaixe na marcação. O Atlético-GO tem três desfalques: Jefferson (lateral), Airton (atacante) e Gabriel Baralhas (volantes), todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. As novidades serão o atacante Wellington Rato (após suspensão) e o volante Marlon Freitas, agora como meia armador mais avançado, depois de período ruim no banco de reservas.

Rato fez 14 gols, é o artilheiro do clube em 2022 e um dos atletas com maior número de atuações nesta temporada, com 62 jogos.

Eduardo Souza testou variações táticas nos últimos treinos, desde Marlon Freitas no meio-campo (mais adiantado) depois de fazer o gol da virada sobre o Fluminense, assim como Willian Maranhão se alternando como volante e terceiro zagueiro. Edson Fernando será o substituto de Baralhas.

No ataque, Léo Pereira foi testado algumas vezes, mas o trio ofensivo deve ter Luiz Fernando, Diego Churín e Wellington Rato.

O Palmeiras tem os melhores ataque (52 gols pró) e defesa (20 gols sofridos) do Brasileiro. Zé Rafael retorna à equipe. O técnico português Abel Ferreira tem a chance de conquistar o sexto título pelo clube: é bicampeão da Libertadores (2020 e 2021), campeão da Copa do Brasil (2020), da Recopa Sul-Americana (2022) e do Paulistão (2022).

FICHA TÉCNICA

Atlético-GO: Renan; Dudu, Wanderson, Lucas Gazal, Arthur Henrique; Willian Maranhão, Edson Fernando, Marlon Freitas; Luiz Fernando, Diego Churín, Wellington Rato. Técnico: Eduardo Souza

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo, Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa; Maike, Rony, Dudu. Técnico: Abel Ferreira

Local: Estádio Antônio Accioly (Goiânia-GO)

Horário: 18h30

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo/RJ (Fifa)

Assistentes: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha/RJ e Daniel do Espírito Santo Parro/RJ

Árbitro de vídeo: Wagner Reway/PB

Ingressos: 120 reais (Setor A) e 80 reais (Setor B). Torcedores com a camisa do Atlético-GO pagam meia

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI