Esporte

Atlético-GO x Santos: Dragão quer sprint contra queda

Alan Deyvid / Atlético-GO
Marlon Freitas volta a ser titular no meio-campo do Atlético-GO

No atual formato do Campeonato Brasileiro, o Atlético-GO quer ser o 8º clube a deixar o Z4 nas últimas quatro rodadas da competição. A sequência de quatro partidas que tem para escapar do rebaixamento começa por enfrentar o Santos, na noite desta quarta-feira (2), às 19 horas, no Estádio Antônio Accioly. Será a penúltima partida em casa do Dragão, que, após o Peixe, vai enfrentar Fortaleza (fora), Athletico-PR (casa) e América-MG (fora).

(Confira, no fim deste texto, onde assistir, escalações, arbitragem e ingressos)

Para ficar na Série A, o Atlético-GO vai precisar repetir o que apenas sete equipes fizeram no atual formato do Brasileiro, por pontos corridos com 20 equipes e 38 rodadas. São sete clubes, um deles duas vezes, que escaparam do rebaixamento depois de estarem no Z4 após a 34ª rodada.

Náutico (em 2008), Fluminense (2009), Avaí (2010), Chapecoense (2014 e 2018), Coritiba (2015), Sport (2017) e Bahia (2020) estavam no Z4 após 34 rodadas, mas saíram após conquistarem aproveitamento suficiente nas quatro últimas partidas.

A pontuação necessária para não cair e o ponto de corte para terminar a competição fora do Z4 variam a cada edição do Brasileiro. As equipes que estavam no Z4 e conseguiram sair nas últimas quatro rodadas conquistaram de 7 a 10 pontos nas quatro partidas que encerram as competições nos respectivos anos, aproveitamento de 58,3% a 83,3%.

Com 33 pontos, o Atlético-GO entende que escapa se chegar a 43 pontos. Nesta conta, precisaria de 83,3% nos quatro jogos que restam. Com esta pontuação atingida, o risco de rebaixamento é de menos de 1%, de acordo com projeção atual do Departamento de Matemática da UFMG, que estuda probabilidades na Série A e diz que o Dragão tem atualmente 59,9% de risco de queda.

CONCORRENTES

A briga do Atlético-GO contra o rebaixamento tem como concorrentes Avaí (28), Ceará (34), Coritiba (35) e Cuiabá (37). Nesta 35ª rodada, o Vozão perdeu para o Fluminense, o que é um resultado positivo para o Dragão. O Cuiabá venceu o Botafogo, o que impede que o Atlético-GO dependa só de si para deixar a zona de rebaixamento nesta quarta-feira (2). Vai precisar vencer o Santos e torcer por derrota do Coritiba para o Juventude.

O Dragão tem três desfalques para o jogo contra o Santos. Edson Fernando, Willian Maranhão e Airton estão suspensos. Dudu, Marlon Freitas e Shaylon entram nas vagas. No meio-campo, Baralhas vai atuar como primeiro volante.

O Santos do técnico Orlando Ribeiro não conta com os meias Rodrigo Fernández, que cumpre suspensão, e Ed Carlos, lesionado. Camacho e Carlos Sánchez entram no time.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO: Renan; Dudu, Wanderson, Lucas Gazal e Jefferson; Gabriel Baralhas, Marlon Freitas e Wellington Rato; Shaylon, Churín e Luiz Fernando. Técnico: Eduardo Souza

SANTOS: João Paulo, Nathan, Eduardo Bauermann, Alex (Maicon) e Felipe Jonatan; Camacho, Carlos Sánchez e Carabajal (Luan); Ângelo, Lucas Braga e Marcos Leonardo. Técnico: Orlando Ribeiro

Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia
Horário: 19 horas
Onde assistir: Premiere
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Ingressos: 40 reais (torcedor com camisa do Atlético-GO para meia)

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI