IcEsporte

Esporte

Brasil aceita Copa América sem controle da pandemia; compare com outros eventos esportivos

Cada evento tem suas particularidades a depender do contexto esportivo, da situação sanitária das sedes. Alguns já recebem públicos

Folhapress

Modificado em 21/09/2024, 00:57

Copa América 2021

Copa América 2021 (Divulgação / Conmebol)

O anúncio feito pela Conmebol de que a Copa América foi transferida da Argentina para o Brasil despertou debates sobre a capacidade de diferentes países realizarem grandes eventos esportivos internacionais em meio à pandemia de Covid-19.

Cada evento tem suas particularidades a depender do contexto esportivo, da situação sanitária das sedes e se há ou não presença liberada de público. Veja a situação de algumas competições esportivas em andamento, que aconteceram nos últimos dias ou acontecerão nas próximas semanas:

500 milhas de Indianápolis - Estados Unidos
Neste domingo (30), Hélio Castroneves venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela quarta vez, diante de 135 mil pessoas no autódromo de Speedway, em Indiana (EUA). O local teve liberada 40% de sua ocupação. O uso de máscara foi obrigatório, mas estar vacinado ou apresentar um teste negativo de Covid-19 não eram exigências. Ao longo do mês, o próprio autódromo esteve aberto a interessados em receber a imunização gratuitamente.

No mesmo dia, foram registrados 501 casos de Covid-19 em Indiana e 10 mortes, segundo dados publicados no The New York Times. O estado tem 35% de sua população totalmente vacinada.

Nos Estados Unidos como um todo, na última semana foram contabilizados 140.927 casos e 4.537 mortes, de acordo com a universidade Johns Hopkins. A população que recebeu as duas doses da vacina representa 41,16% do total.

Roland Garros - França
O segundo Grand Slam da temporada começou no domingo (30), após ter sido adiado em uma semana para que pudesse abrigar mais público.

A previsão é receber até 118 mil pessoas durante o torneio (geralmente esse número chega a 500 mil), com limite de 35% da capacidade das quadras até 8 de junho e 65% nas rodadas decisivas.

Todos os espectadores terão que apresentar teste negativo de Covid-19 ou certificado de vacinação. Por causa do toque de recolher, porém, eles não serão admitidos nas sessões noturnas --novidade deste ano-- até 8 de junho.

A França registrou 63.317 casos de Covid-19 na última semana e 805 mortes, segundo dados da universidade Johns Hopkins. O país tem 16,42% de sua população totalmente vacinada.

Olimpíada de Tóquio - Japão
O maior evento esportivo do mundo, com cerca de 11 mil atletas esperados, foi adiado de 2020 para 2021 e tem sua cerimônia de abertura marcada para 23 de julho.

Constantemente questionados sobre a possibilidade de realizar os Jogos em meio à pandemia, os organizadores do COI (Comitê Olímpico Internacional) e do comitê local bancam que eles acontecerão na data marcada. A presença de espectadores estrangeiros não será permitida, e uma definição sobre os residentes no Japão ocorrerá em junho.

Os dois playbooks (manual de regras sanitárias) lançados até agora preveem testes diários para os atletas. A frequência dos exames dos demais participantes dependerá de suas funções. As medidas, porém, têm sido vistas como insuficientes por especialistas, que pedem mais atenção a temas como ventilação dos ambientes.

O Japão registrou 25.467 casos de Covid-19 e 661 mortes na última semana, de acordo com a universidade Johns Hopkins. Várias cidades, incluindo Tóquio, entraram em estado de emergência, e a transmissão está em queda desde o meio do mês. A taxa de vacinação do país é a menor entre as principais economias do mundo: 2,56%.

Eurocopa - vários países
O evento com 24 seleções de futebol da Europa, também adiado de 2020 para 2021, será realizado a partir de 11 de junho em 11 sedes: Londres, Roma, Munique, Baku, São Petersburgo, Budapeste, Sevilla, Bucareste, Amsterdam, Glasgow e Copenhague. Dublin foi removida da lista por não garantir a presença de público parcial, assim como Bilbao (substituída por Sevilla). As capacidades permitidas variam de pelo menos 20% do estádio a casa cheia (a princípio apenas em Budapeste).

Copa América - Brasil
O torneio que deixou de ser realizado na Argentina por conta da escalada da pandemia de Covid-19 no país foi abrigado pelo Brasil, outro exemplo negativo na condução do combate à doença. A Conmebol (confederação sul-americana) pretende organizar a competição com suas dez seleções a partir de 13 de junho, em locais ainda não confirmados.

A Argentina, com aproximadamente 45 milhões de habitantes, registrou 214.125 casos de coronavírus na última semana, segundo a universidade Johns Hopkins, e 3.393 mortes. A população totalmente vacinada representa 6,14% do total.

O Brasil, com cerca de 211 milhões de habitantes, teve 431.682 casos na última semana e 12.863 mortes. A segunda dose da vacina chegou a 13,71% da população.

IcMagazine

Famosos

Marcelo Martins celebra o fato de sua música ser o hino da conquista espanhola na Eurocopa

Modificado em 17/09/2024, 16:29

Marcelo Martins celebra o fato de sua música ser o hino da conquista espanhola na Eurocopa

(Reprodução redes sociais)

A Espanha alcançou mais uma vez o topo do futebol europeu ao conquistar o título da Eurocopa de 2024. Em uma final emocionante contra a Inglaterra, realizada no Estádio Olímpico de Berlim, domingo (14), a equipe espanhola venceu por 2 a 1. Oyarzabal foi o herói da partida, marcando o gol decisivo nos minutos finais, após Nico Williams abrir o placar para a Espanha e Palmer empatar para os ingleses.

A celebração da vitória foi marcada por uma atmosfera festiva e contagiante, com os jogadores espanhóis dançando ao som do icônico sucesso brasileiro da década passada, "Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha". Marcelo Martins, primeira voz do hit que se tornou um fenômeno enquanto era parte da dupla João Lucas e Marcelo até a separação em 2019, compartilhou sua emoção com a repercussão da música durante a comemoração da seleção espanhola.

"Sinto uma gratidão indescritível ao ver como 'Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha' continua a ser um fenômeno entre os jovens jogadores. É incrível como uma música que criamos há mais de uma década ainda tem esse poder de unir pessoas e marcar momentos tão especiais como este na Eurocopa," disse Marcelo Martins em suas redes sociais.

Com este quarto título, a Espanha se consolida como a maior campeã da história da Eurocopa, superando a Alemanha e reafirmando seu domínio no cenário do futebol europeu. A vitória em solo alemão acrescenta um capítulo histórico à trajetória da Fúria, que demonstrou seu talento e determinação ao longo do campeonato.

(Reprodução redes sociais)

IcEsporte

Esporte

Vinicius Jr pede desculpa por ausência em jogo contra o Uruguai

Atacante cumpriu suspensão após receber dois cartões amarelos na 1ª fase

Modificado em 17/09/2024, 16:36

Vinicius Júnior em jogo do Brasil contra o Paraguai pela Copa América

Vinicius Júnior em jogo do Brasil contra o Paraguai pela Copa América
 (Rafael Ribeiro / CBF)

Vinicius Jr se manifestou sobre a eliminação da seleção brasileira nas quartas de final da Copa América e pediu desculpas por desfalcar o time de Dorival Jr na partida contra o Uruguai. O atacante cumpriu suspensão após receber dois cartões amarelos na primeira fase.

"Falhei ao tomar dois cartões amarelos evitáveis. Novamente assisti à eliminação do lado de fora. Mas, dessa vez, por culpa minha. Peço desculpas por isso. Sei ouvir as críticas e as mais duras, acreditem, vêm de dentro de casa", publicou Vinicius Jr, em postagem no Instagram.

Vini afirmou que é "hora de refletir e saber lidar com a derrota". A seleção brasileira foi eliminada nos pênaltis após empate sem gols com o Uruguai no tempo regulamentar nas quartas de final da Copa América, no último sábado (6).

O jogador destacou que sua trajetória pela seleção "está só começando" e confia que "nós voltaremos ao topo". O Brasil agora volta o foco para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A seleção é a 6ª colocada e venceu apenas duas partidas.

"Minha trajetória na seleção, felizmente, está só começando. Ao lado dos meus companheiros, terei chance de recolocar nossa Seleção no lugar que merece. Nós voltaremos ao topo! Eu amo vocês e vamos juntos", completou Vini Jr.

IcEsporte

Esporte

Seleção Brasileira mede forças contra uma equipe que venceu as duas partidas que disputou até aqui

Brasil x Colômbia: onde assistir, horário e escalações

Modificado em 17/09/2024, 16:26

Elenco da Seleção Brasileira em treinamento nos EUA

Elenco da Seleção Brasileira em treinamento nos EUA (Rafael Ribeiro / CBF)

Na intenção de fechar a 1ª fase da Copa América na liderança do Grupo D, o Brasil enfrenta a Colômbia na noite desta terça-feira (2), a partir das 22 horas, no Levi's Stadium, em Santa Clara, nos Estados Unidos. A seleção brasileira está praticamente garantida nas quartas de final, mas ainda precisa da confirmação.

Com uma vitória diante do Paraguai, por 4 a 1, e um empate contra a Costa Rica, por 0 a 0, o Brasil está com 4 pontos e na vice-liderança do Grupo D da Copa América. A Colômbia, que venceu Paraguai e Costa Rica por 2 a 1 e 3 a 0, respectivamente, ocupa a ponta da tabela, com 6 pontos.

De acordo com o regulamento da Copa América, apenas os dois melhores times de cada chave avançam para o mata-mata. No Grupo D, a Colômbia já está classificada. O Brasil precisa somar pelo menos mais um ponto para depender somente de si.

O único cenário em que a seleção sai eliminada é em caso de derrota para os colombianos e vitória da Costa Rica sobre o Paraguai. Ainda assim, os costarriquenhos precisariam tirar uma diferença de seis gols de saldo em relação ao Brasil. A Costa Rica ainda não marcou gol na competição.

De qualquer forma, os dois melhores times do Grupo D encaram os dois melhores do Grupo C nas quartas de final. Neste momento, Uruguai lidera o Grupo C, com 6 pontos, e os Estados Unidos estão na vice-liderança, com os mesmos 3 pontos do 3º colocado Panamá.

A lanterna Bolívia, com nenhum ponto somado, ainda tem chances matemáticas de avançar, mas precisaria vencer o Panamá, torcer por uma derrota dos Estados Unidos para o Uruguai e ainda tirar uma diferença de oito gols de saldo. Todos os confrontos do grupo ocorrem nesta segunda-feira (1º), às 22 horas.

Escalação

O técnico Dorival Jr. deve mandar a campo o mesmo time que goleou o Paraguai. Éder Militão, Wendell, Lucas Paquetá e Vini Jr. estão pendurados e, se forem advertidos contra a Colômbia, ficarão fora das quartas de final, em caso de classificação. Mesmo assim, o treinador brasileiro afirmou em entrevista coletiva, nesta segunda (1º), que não vai poupar ninguém por causa desse fator.

FICHA TÉCNICA

Grupo D da Copa América - 3ª rodada

Jogo: Brasil x Colômbia
Data: 02/07/24
Horário: 22 horas
Local: Levi's Stadium, em Santa Clara (EUA)
Onde assistir: Globo e SporTV

Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Alberto Ponte (VEN)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)

Brasil: Alisson; Danilo, Militão, Marquinhos e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Savinho, Rodrygo e Vinicius Júnior. Técnico: Dorival Júnior.

Colômbia: Vargas; Muñoz, Sánchez, Lucumí e Mojica; Lerma, Richard Ríos, Arias, James Rodríguez e Luis Díaz; Rafael Borré. Técnico: Néstor Lorenzo.

IcEsporte

Esporte

Seleção Espanhola comemora vitória ao som de hit brasileiro

Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha, que conquistou o mundo na voz de Marcelo Martins após Neymar comemorar o centésimo gol com a música, foi a canção escolhida

Modificado em 17/09/2024, 16:26

Seleção Espanhola comemora vitória ao som de hit brasileiro

Neste domingo (30), na Eurocopa, a seleção espanhola celebrou sua vitória com um toque brasileiro. Os jovens atacantes Nico Williams, de 21 anos, e Lamine Yamal, de 16 anos, lideraram a virada da Espanha, por 4 a 1, sobre a Geórgia nas oitavas de final. Como parte da comemoração, eles dançaram ao som de um sucesso brasileiro da década passada: "Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha".

A canção, que se tornou uma febre nacional em 2012, foi imortalizada por Neymar ao comemorar seu centésimo gol. Marcelo Martins, a voz principal da música, expressou sua gratidão nas redes sociais. "É emocionante ver nossa música atravessando fronteiras e sendo parte de momentos tão especiais. 'Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha' é eterna," declarou o cantor que segue em carreira solo desde final da formação com João Lucas.

O atacante Lamine Yamal até compartilhou um verso da canção após o jogo, tornando a celebração ainda mais especial. Essa fusão de culturas musicais e alegria no campo demonstra como o futebol transcende fronteiras e une nações. A Espanha, com sua vitória e dança animada, provou que a música brasileira continua a inspirar e unir jogadores de todo o mundo.