Esporte

Campeonato mundial de futsal universitário começa neste sábado em Goiânia e Anápolis

Seleções universitárias de futsal de várias partes do mundo buscam o título de campeã mundial em Goiânia e Anápolis, cidades-sedes do o 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal que acontece entre os dias 2 e 10 de julho.

Com a chancela da Federação Internacional de Futebol (FIFA), o Mundial será disputado no Goiânia Arena, em Goiânia, e no Ginásio Internacional Newton de Faria, em Anápolis. Juntos, têm capacidade para receber 25 mil espectadores. A entrada para os jogos é gratuita.

O 15º Mundial tem a confirmação de 22 seleções de 16 países diferentes. Todas as delegações ficarão hospedadas em hotéis de Goiânia.

Seleção brasileira

O histórico da seleção brasileira de futsal universitário é positivo: as equipes masculina e a feminina são tetracampeãs mundiais, sendo as maiores vencedoras da competição. Detalhe para o time das mulheres, única seleção campeã de todas as edições realizadas até aqui. Agora jogando em casa, o Brasil busca o quinto título nas duas categorias.

A primeira equipe a desembarcar em solo goiano foi a seleção brasileira feminina, favorita no torneio. O time chegou no sábado (25), e desde então faz uma série de treinos que atrai os olhares do público. Integra a equipe, a recém-eleita melhor jogadora de futsal do mundo, Amandinha e a diretora técnica é a goiana Daniela Duarte Dallago,  que comanda o time Hidráulica Brasil, em Goiás.

Entre os convocados da seleção brasileira masculina há três jogadores que atuam em Goiás: o goleiro Jean e os alas Hebberth (Bolt) e Thiaguim, este escolhido como melhor atleta universitário em 2014 e foi campeão Sul Americano pela seleção brasileira Sub-20. Os três jogam pela Estácio/GO.

As delegações continuam a desembarcar em Goiânia ao longo desta semana. A cerimônia de abertura do 15º Mundial será no Ginásio Internacional Newton de Faria, em Anápolis. Além do tradicional desfile das seleções, o evento contará com um espetáculo de balé formado por dançarinos da Quasar Cia de Dança, Giro 8 Cia de Dança e 130 alunos da rede pública estadual. A coreografia é de Henrique Rodovalho, diretor artístico e coreógrafo da Quasar. As finais serão no dia 10 de julho.

Histórico

Esta é a quarta vez que o Brasil sedia o Mundial. Em 1984, São Paulo foi palco da primeira edição do torneio universitário, seguido por João Pessoa (2000), Vitória (2008) – que incluiu a modalidade feminina – e agora Goiânia/Anápolis. Países que também receberam edições foram: Itália, Espanha, Chipre, Finlândia, Portugal, Hungria, Polônia, Eslovênia e Sérvia.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI