Esporte

Fluminense x Goiás: busca pela cereja do bolo

Wesley Costa/O Popular
Pedro Raul tem confronto direto com concorrente pela artilharia

O Goiás busca, nesta quarta-feira (9), a cereja do bolo da temporada. O time esmeraldino enfrenta o Fluminense no Maracanã, às 19 horas, pela penúltima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro e pode confirmar sua classificação para a Copa Sul-Americana. Para não depender de resultados de concorrentes, o time do técnico Jair Ventura precisa vencer o Tricolor das Laranjeiras.

(Confira, no fim da reportagem, onde assistir, arbitragem e escalações)

Nesta temporada de retorno à elite do futebol nacional, o Goiás colocou como objetivo principal a permanência na Série A. O clube usou como lema “o ano da afirmação” após uma temporada difícil com Série B no calendário. A diretoriamirava uma campanha segura para não correr maiores riscos. O objetivo foi cumprido à risca e o time conseguiu escapar do rebaixamento com três rodadas de antecipação.

Mais leve com a meta atingida, o Goiás vai buscar algo a mais. Ao mesmo tempo que é considerada uma conquista interessante, a vaga na Copa Sul-Americana também faz com que o torcedor esmeraldino fique com um gostinho de que poderia ter sido ainda melhor. Em dado momento da campanha na Série A, o Goiás orbitou o grupo de classificação para a Libertadores, mas caiu de rendimento nos últimos jogos e viu o sonho praticamente desaparecer.

Um dos remanescentes da campanha do clube na Série B de 2021, o zagueiro Reynaldo César exalta a possibilidade de classificação para uma competição internacional logo no ano de retorno do clube à Série A. “Significa muito, é importante classificar para a Sul-Americana, chegamos um nível acima do objetivo, que era a permanência. Isso mostra que nossa equipe é muito forte desde o começo”, falou o defensor.

Para não depender de tropeços da concorrência, basta ao Goiás vencer o Fluminense no Maracanã para garantir classificação à Sul-Americana nesta rodada. Caso não consiga vencer o time carioca, o Goiás aguarda um tropeço do único concorrente que pode tirar sua vaga. O Coritiba recebe o Corinthians, no Couto Pereira, nos mesmos horário e data da partida do Maracanã. Se o Coxa não ganhar, o Goiás estará de volta a uma competição continental.

A partida também vai marcar o encontro entre os dois principais artilheiros desta Série A. Do lado do Fluminense, o atacante argentino Germán Cano conseguiu disparar na artilharia e abriu boa vantagem ao atingir 24 gols. Pedro Raul, que rivalizou com Cano ao longo de toda competição, ficou um pouco para trás neste momento e está com 19 gols. No confronto direto, o artilheiro esmeraldino tentará reduzir a desvantagem para chegar na última rodada ainda com condição de ao menos empatar com o argentino.

Para a partida contra o Fluminense, o técnico Jair Ventura terá um problema para escalar a equipe na lateral esquerda. As principais opções para a função são desfalques. Sávio ainda finaliza processo de recuperação de uma lesão, Hugo está suspenso e Danilo Barcelos não pode jogar por força contratual. O zagueiro Caetano, que também atua improvisado, está machucado. As opções para o treinador são improvisações do meia Diego ou do atacante Dadá Belmonte.

Outro desfalque do Goiás, em relação ao time que iniciou a partida contra o Juventude (vitória por 1 a 0 na rodada passada), é o volante Caio Vinícius. O meio-campista saiu de campo na última partida com lesão no joelho e não deve jogar mais este ano.

No Maracanã, o Fluminense vai se despedir da torcida nesta temporada e deve ter um grande público. A equipe do técnico Fernando Diniz já está garantida na fase de grupos da Libertadores e tem como objetivo terminar o Brasileirão como vice-campeão, o que iria incrementar os cofres do clube para a próxima temporada.

FICHA TÉCNICA
Jogo: Fluminense x Goiás
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Horário: 19 horas.
Transmissão: Premiere.

Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (MG).
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG) e Fernanda Nândrea Gomes Antunes (FIFA/MG).
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA/SP).
 
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Cris Silva; Martinelli, André, Ganso e Yago; Cano e Arias. Técnico: Fernando Diniz.

GOIÁS: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter (Yan Souto), Reynaldo César e Diego; Auremir, Matheus Sales e Marquinhos Gabriel; Dadá Belmonte, Pedro Raul e Vinícius. Técnico: Jair Ventura.
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI