Esporte

Goiás x Corinthians: esmeraldino mostrará primeiros traços de Thiago Larghi

Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.
Técnico Thiago Larghi teve mais tempo para treinar a equipe

Um novo momento na temporada é o que o Goiás quer iniciar a partir desta quarta-feira (2), pela 6ª rodada do Brasileirão. Vencer o Corinthians, na Serrinha, será o primeiro passo para uma desejada caminhada com status de recuperação para salvar um ano atípico, por causa da pandemia da Covid-19, mas frustrante para o esmeraldino pelo futebol apresentado e eliminações nas copas, um dos principais objetivos de 2020.

Thiago Larghi estreou pelo Goiás no jogo que marcou a eliminação esmeraldina na Copa do Brasil, para o Vasco na 3ª fase, apenas dois dias depois de assumir o comando da equipe. O torneio era visto como uma oportunidade para receber premiações que ajudariam o clube em meio à pandemia.

Desde então, Thiago Larghi teve praticamente seis dias livres para treinamentos e momentos utilizados para orientar jogadores sobre seu modelo de jogo. Uma das expectativas é justamente para saber como o Goiás passará a atuar. Um pitaco já poderá ser visto diante do Corinthians. O treinador é conhecido por ser estudioso, dedicado, e no seu trabalho à frente do Atlético-MG em 2018 mostrou um time inteligente, rápido, com pressão pós-perda, laterais que apoiam o ataque e aproximações a partir do meio-campo.

“Ainda é muito precoce para ver o trabalho do Thiago, praticamente não tivemos tempo para treinar, acabamos trabalhando forte sábado e domingo, mas ainda é precoce. Precisa de mais períodos de treinamentos até para entendimento da postura que o Thiago quer adotar dentro da equipe seja compreendida e colocada em prática pelos atletas. Acredito que na motivação, entrega e confiança com certeza vamos ver uma equipe bem melhor”, avaliou o diretor de futebol Harlei Menezes, sobre no que o Goiás já pode ser diferente em relação aos últimos jogos.

A meta é começar um novo momento na temporada, com novas ideias de futebol. Vencer o Corinthians significa também uma saída da zona de rebaixamento - além de colocar o adversário entre os últimos colocados. Com dois jogos a menos a realizar, o Goiás deseja iniciar uma sequência positiva.

“O Goiás vai encarar todas as partidas do Brasileiro como oportunidades para fazer vitórias, somar o maior número de pontos possíveis. Conquistar uma vitória contra o Corinthians, que é um adversário que sempre está brigando pela parte de cima da tabela, é com esse intuito que o Goiás vai entrar em campo”, avisou o ex-goleiro.

Nas próximas quatro rodadas, a equipe disputará três jogos em Goiânia e entende que esse pode ser um trunfo para evoluir em campo e na tabela da competição.

Sem casos positivos para Covid-19 no elenco, Thiago Larghi não terá desfalques causados pela doença. O único atleta, que não teve nome divulgado, volta aos treinos após concluir o período de isolamento. Mudanças podem ocorrer no time titular, com as saídas de Rafael Moura e Victor Andrade, que preocupam por apresentarem problemas muscular e no tornozelo, respectivamente. Jara e Quevedo podem pintar no banco.

Esmeraldino tenta manter tabu favorável

O Goiás defende um tabu no Brasileirão com formato de pontos corridos. Desde 2003, a equipe esmeraldina não perdeu para o Corinthians jogando em Goiânia. Foram duas vitórias no período e oito empates, as equipes não se enfrentaram em 2008, 2011, 2012, 2016, 2017 e 2018, quando um dos clubes esteve na 2ª Divisão.

No retrospecto de 11 partidas, no período, no entanto, o Goiás perdeu um jogo como mandante, mas o duelo não foi disputado em Goiânia. Pela 35ª rodada do Brasileirão de 2014, o Corinthians venceu, por 1 a 0, no Mangueirão (Belém-PA) - na época, a direção alviverde decidiu alterar o mando de campo por causa da baixa média de público da equipe, a pior do campeonato, e com objetivo de lucrar com bilheteria. A renda líquida foi de quase R$ 947 mil, para público pagante de 24.431. 

No retrospecto geral, as equipes se enfrentaram 51 vezes, com 13 vitórias esmeraldinas, 19 empates e 19 triunfos dos paulistas.

Se ao longo da história o Corinthians teve dificuldades para vencer o Goiás em Goiânia, a fase atual da equipe aumenta a pressão para quebra deste tabu. Sob comando do técnico Tiago Nunes, a equipe alvinegra ainda não venceu no Brasileirão, as atuações não tem agradado parte da torcida, e o time vem de derrota no clássico contra o São Paulo. O técnico deve mudar a equipe, por desgaste de atletas, e jovens podem ganhar oportunidades. 

FICHA TÉCNICA

Local: Estádio da Serrinha (Goiânia).

Horário: 19h15.

Árbitro: José Mendonça Júnior (PR).

Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Victor Hugo Imazu (PR).

VAR: Paulo Roberto Júnior (PR).

Goiás: Tadeu; Juan Pintado, Fábio Sanches, Rafael Vaz e Jefferson; Gilberto Júnior (Ratinho), Sandro e Daniel Bessa; Victor Andrade (Mike), Vinícius Lopes (Rafael Moura) e Keko Villalva. Técnico: Thiago Larghi

Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Danilo Avelar, Sidcley (Lucas Piton); Éderson, Cantillo, Araos (Luan); Ramiro, Jô (Boselli) e Léo Natel (Gustavo Mosquito). Técnico: Tiago Nunes.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI