Esporte

Goianésia faz história, vence o Jaraguá e disputará a final do Goianão 2020

Douglas Schinatto
Caio é abraçado por companheiros na celebração do gol que abriu a vitória da classificação do Goianésia à final do Goianão 2020

O Goianésia está classificado à final do Campeonato Goiano 2020 e vai decidir o título com o Atlético-GO. A vaga foi confirmada nesta quinta-feira (18), após vitória no clássico do vale do São Patrício, contra o Jaraguá. O Azulão venceu o Gavião da Serra por 3 a 1, e disputará a primeira decisão da competição estadual em sua história - Caio, Rômulo e Fábio Leite marcaram para os visitantes, Anderson descontou.

A decisão, também em jogo único, será disputada no sábado (27), às 16h30, no Estádio Antônio Accioly. O Dragão busca o 15º título, sendo o segundo bicampeonato, enquanto o Azulão do Vale tenta seu primeiro troféu do Goianão.

O Goianésia já havia chegado na semifinal em três ocasiões, antes da temporada 2020. Foi eliminado duas vezes para o Goiás, 2015 e 2014, e uma para o Atlético (2013), que agora será rival do Azulão do Vale na decisão estadual.

O Jaraguá mesmo com a eliminação fez história do Goianão 2020. Na primeira participação do clube, o Gavião da Serra foi a principal surpresa do Estadual, ocupou a faixa de classificação à fase eliminatória em todas as rodadas da fase de grupos e garantiu vagas na Série D e Copa do Brasil 2021 (Goianésia também jogará as competições nacionais).

O jogo
Os dois clássicos entre Jaraguá e Goianésia na 1ª fase do Campeonato Goiano 2020 foram marcados por dois times que buscaram o ataque a todo instante e fizeram partidas movimentadas. Isso se repetiu na semifinal Estadual. Em 15 minutos, foram quatro chances de gols, duas para cada lado. A melhor delas foi do Azulão do Vale, aos 9 minutos. 

Rômulo disparou do meio-campo para a área do Jaraguá, driblou a marcação e passou pelo goleiro André Luis. Praticamente sem ângulo, o atacante finalizou cruzado e a bola atravessou a meta alvinegra por toda a linha, mas não entrou.

O Jaraguá também deu trabalho para o goleiro Artur. Por meio de lançamentos longos para João Paulo e Anderson, o Gavião da Serra conseguia chegar na área adversária e concluir a gol. A equipe da casa também conseguiu criar por meio da bola parada, mas foi o Goianésia que teve outra grande oportunidade em contra-ataque, aos 22 minutos. Rômulo recebeu na área, bateu colocado, mas o goleiro André Luís defendeu a finalização do atacante.

Um dos pontos fortes do Goianésia é a jogada de bola parada. Por meio de um escanteio, o Azulão do Vale abriu o placar na semifinal. Caio, aos 26 minutos, subiu mais alto que a defesa alvinegra e cabeceou para o fundo das redes do Gavião da Serra.

Os times seguiram ofensivos, mas só marcaram novamente nos acréscimos do 1º tempo. O Jaraguá chegou ao empate aos 47 minutos. Depois de bola levantada na área, a defesa do Goianésia tirou mal e Anderson pegou de primeira para deixar tudo igual. Dois minutos depois, Fábio Leite pegou rebote de um lançamento na área do Gavião da Serra, e acertou lindo chute de fora da área para colocar o Azulão do Vale em vantagem no final da primeira etapa: 2 a 1.

O Goianésia manteve o ímpeto ofensivo no retorno do intervalo e logo aos sete minutos marcou mais uma vez no Amintas de Freitas. Rômulo, de pênalti, fez o terceiro do Azulão do Vale e encaminhou a classificação na casa do rival.

O técnico Fabiano Borba, depois do terceiro gol, colocou o Jaraguá para cima. Com alterações, deixou o Gavião da Serra com quatro atacantes. E deu certo. O time alvinegro conseguiu manter mais a posse de bola e criar jogadas ofensivas. Café, Luiz Fernando e Luquinha tiveram chances de diminuir a vantagem adversária, mas erraram suas respectivas finalizações.

Alaor, que entrou no decorrer do segundo tempo, teve a melhor oportunidade para mudar o placar. O meia aproveitou rebote de um cruzamento na área e finalizou cruzado, o goleiro Artur fez linda defesa e salvou o Goianésia aos 31 minutos do 2º tempo. O camisa 1, inclusive, precisou receber atendimento médico depois do lance. Não por causa da defesa, mas ele alegou mal estar devido ao calor em Jaraguá.

A partir dos 40 minutos, o Goianésia se fechou no campo de defesa. O Jaraguá seguiu com a bola, mas sem organização não conseguiu criar boas chances para diminuir a vantagem do Goianésia no placar. O Azulão do Vale chegou a sair em alguns contra-ataques, mas apenas para deixar o campo de defesa e não houve tentativa de ampliar o marcador. Restou aguardar o relógio passar e aguardar o término do duelo, o que ocorreu aos 52 minutos.

FICHA TÉCNICA
Campeonato Goiano - Semifinal (Jogo único)
Jogo: Jaraguá 1x3 Goianésia
Local: Estádio Amintas de Freitas (Jaraguá/GO)
Data: 18/2/2021
Horário: 15h30

Árbitro: Wílton Sampaio (Fifa)
Assistentes: Fabrício Vilarinho (Fifa) e Leone Carvalho
Quarto Árbitro: Rubens Paulo dos Santos

JARAGUÁ: André Luis; Luquinha, Robinho, Matheus, Meneghel; Índio, Guilherme Borges e Nilsinho (Alaor); João Paulo (Café), Anderson e Luiz Fernando. Técnico: Fabiano Borba.

GOIANÉSIA: Artur; Bruno Leite, Caio, Márcio Luiz e Elves; Iran, Fábio Leite (Dudu), Franklin (Fabinho) e Léo Carvalho (Araruama); Du Gaia (Cleidson) e Rômulo (Dudu Itapajé). Técnico: Luan Carlos.

Gols: Caio, aos 26 minutos (Goianésia), Anderson, aos 47 minutos (Jaraguá), Fábio Leite, aos 49 minutos do 1º tempo (Goianésia), Rômulo, aos 11 minutos do 2º tempo (Goianésia)

Cartões amarelos: Elves, Dudu Itapajé (Goianésia), Luiz Fernando, Luquinha e Matheus (Jaraguá) 

Público: portões fechados por causa da pandemia do coronavírus.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI