Esporte

Palestino x Atlético-GO: desafio de ineditismo

Bruno Corsino/ACG
Janderson, atacante do Atlético-GO

O Atlético-GO viajou para Santiago, capital do Chile, com um objetivo claro na bagagem - conquistar a primeira vitória internacional na segunda vez em que atua no exterior. O Dragão jogará pela 2ª rodada da Copa Sul-Americana e terá, pela frente, o Palestino, centenário clube do futebol chileno que também precisa de um resultado positivo ao atuar em casa. A partida será disputada no Estádio El Teniente, na cidade de Rancagua, a partir das 20h30 local (21h30 de Brasília).

A necessidade de triunfo é algo comum entre as duas equipes, pois elas precisam pontuar caso queiram se manter com chances na concorrência pela única vaga do Grupo F à próxima fase do torneio continental. Não há outro resultado que interesse às duas agremiações, especialmente ao time goiano, que enxerga na competição uma possibilidade de projeção e crescimento no âmbito internacional. Se vencer, será inédito.

Até hoje, na única oportunidade que teve de ultrapassar as fronteiras nacionais, o Atlético não se deu bem e foi derrotado por um adversário também chileno - a Universidad Católica, no dia 3 de outubro de 2012. O jogo, com o revés por 2 a 0, foi a única vez em que o Dragão carimbou o passaporte em território estrangeiro.

Por causa dessa única vez, o Atlético tem o carimbo internacional, uma espécie de batismo de uma agremiação de histórico estadual, especialmente vinculada ao bairro de Campinas, que ultrapassou os limites locais. Emergente, o Dragão quer o selo de qualidade ou, em outras palavras, a vitória em outra pátria como cartão de visitas. O momento é bom, favorável, pois o Dragão vive bom momento, não só como clube em fase de crescimento administrativo e financeiro, como no aspecto técnico, pois defenderá a invencibilidade de 18 jogos - 14 vitórias e quatro empates.

Na carteira de rivais de outro país, em partidas oficiais, o Atlético-GO já mediu forças com a Universidad Católica (duas vezes) e o argentino Newell’s Old Boys (uma vez). Contra os chilenos, perdeu fora (2 a 0) e venceu em Goiânia (3 a 1). Recentemente, empatou com o Newell’s (0 a 0), na capital goiana. Nas duas ocasiões em que foi anfitrião e mandante, o time atleticano mostrou qualidades, deixou boa impressão e se encheu de ânimo para sonhar com voos mais altos na América do Sul. Conquistar a classificação à próxima fase, na Sul-Americana, é o próximo objetivo. Por isso, precisa ganhar do Palestino em solo chileno.

Jorginho levou 23 jogadores à viagem ao Chile e promete manter a formação ofensiva que tem sido marca do time rubro-negro. No time titular, há uma dúvida no ataque, entre Danilo Gomes e Arthur Gomes. Nos últimos jogos, Arthur Gomes aproveitou bem as chances e fez três gols no Goianão 2021 - o último, na goleada sobre o Goiás (3 a 0). As boas apresentações podem dar-lhe a oportunidade de ser titular em Rancagua.

“É um jogador (Arthur Gomes) que me agrada muito, muito importante para nossa equipe. Falo muito para esses jogadores que são extremos, mas de ofício e que são os pontas antigos, que gosto muito desse estilo de jogador, que vai para dentro e parte no um para um”, descreveu o técnico atleticano, citando nomes como os de Janderson e Pablo Dyego como atacantes de lado de estilo interessante.

O treinador arremata o raciocínio colocando a dúvida que tem para buscar a vitória no Chile. “Eu, que fui lateral, sei como é difícil marcar um driblador. Gosto muito dessa forma e incentivo muito os jogadores. O Arthur (Gomes) tem se saído muito bem e vamos tomar uma decisão, para este próximo jogo, entre ele e o Danilo (Gomes)”, revelou Jorginho, antes da viagem para Santiago, onde a delegação, composta por 45 pessoas, desembarcou no início da noite de quarta-feira (28).

SERVIÇO DO JOGO

Palestino (Chile): Cristopher Toselli; Mesina, Pablo Alvarado, Cristián Suárez, V. Fernández Godoy; Martínez, Cesar  Cortés, Bryan Carrasco; Misael Dávila, Jonathan Benítez, Luís Jiménez (suárez Sotelo). Técnico: Jose Luís Sierra

Atlético-GO: Fernando Miguel; Dudu, Nathan Silva, Éder, Natanael; Willian Maranhão, Marlon Freitas, João Paulo;  Janderson, Zé Roberto, Danilo Gomes (Arthur Gomes). Técnico: Jorginho

Local: Estádio El Teniente (Rancagua-Chile). Horário: 21h30 (de Brasília). Árbitro: Augusto  Menéndez (PER). Assistentes: Jonny Bosso (PER) e Stephen Atoche (PER)

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI