A Tocha Olímpica chegou ao solo goiano nessa quarta-feira, 4. A primeira cidade a receber o símbolo foi Corumbá de Goiás. Logo depois, a chama seguiu para o município de Pirenópolis, local onde foi conduzida por várias celebridades, entre elas a dupla Zezé di Camargo e Luciano. O revezamento passa ainda por Anápolis.
O revezamento chegou em #CorumbadeGoias e tivemos uma surpresa: uma #TochaOlímpica humana! pic.twitter.com/4rKxg4ufE1
— Rio 2016 (@Rio2016) 4 de maio de 2016
Keila Silva,da seleção brasileira de luta Olímpica, está confirmada nos jogos e conduziu a #ChamaOlimpica em corumbá pic.twitter.com/DOcKxD9cK7
— Rio 2016 (@Rio2016) 4 de maio de 2016
O balonista Lupercio Lima com a #ChamaOlimpica pelos céus de Pirenópolis! Mais um momento para a história dos Jogos!https://t.co/R5wWfW2EMN
— Rio 2016 (@Rio2016) 4 de maio de 2016
Não poderiam faltar @ViniciusRio2016 e @TomRio2016 na festa do #TourDaTocha em Pirenópolis! #ChamaOlimpica pic.twitter.com/NEaYlAJ8e3
— Brasil 2016 (@Brasil2016) 4 de maio de 2016
Na quinta-feira, 5, é a vez de Goiânia receber a Tocha, sendo a primeira capital de Estado brasileiro a recepcionar o maior símbolo do esporte.
Ao todo, 97 personalidades goianas participam do revezamento que chega ao fim em Goiás no sábado, 7, em Goiandira.
Programação
A tocha chega por Corumbá de Goiás, às 8 horas de quarta-feira, dia 4, e recebida pelo prefeito Célio Fleury e bandas locais. A previsão é de que a tocha seja levada direto para a praça principal do município, onde permanece por cerca de 20 minutos.
Em Pirenópolis a chegada está prevista para as 11 horas, onde segue para a praça principal, também com recepção de autoridades e bandas locais. O tempo de permanência no local é de 15 minutos.
Às 17 horas chega em Anápolis e será recebida na praça principal, com duas horas de apresentações culturais. A tocha pernoita na cidade e sai no dia seguinte, quinta-feira, dia 5, às 7 horas.
Às 9h30 desta quinta-feira, dia 5, a tocha chega em Itaberaí. Serão 15 minutos de parada na praça principal, onde a prefeitura apresentará a história da tocha. Também serão realizadas apresentações com bandas locais.
Às 10h40 chega na cidade de Goiás, e será recebida por um grupo municipal, na praça principal, onde também serão realizadas apresentações artísticas.
A chegada a Inhumas está prevista para as 14h45. O encontro será na praça principal da cidade e o evento vai contar com apresentações culturais e discurso de autoridades.
Goiânia
Em Goiânia, a chegada será às 16h30, desta quinta-feira, dia 5, e sairá às 6 horas de sexta-feira, dia 6. O maior trajeto da tocha em Goiás será na capital, onde percorre 20 quilômetros. O revezamento começa na Praça do Trabalhador e passa pelos seguintes pontos: Grande Hotel, Parque Mutirama, Praça Tamandaré, Praça do Ipê, Parque Vaca Brava, viaduto T-63, Colégio Estadual Pedro Xavier Teixeira, Parque Areião, Praça Léo Lynce e finalmente na Praça Cívica, onde pernoita. O Governo de Goiás prepara um show do Jota Quest para celebrar a passagem do símbolo das olimpíadas.
Trindade
Às 7h30 do dia 6, sexta-feira, chega à Trindade. Serão 15 minutos de parada na praça principal, onde a prefeitura apresentará a história da tocha e bandas locais, hino nacional e pronunciamento do prefeito.
Em Aparecida de Goiânia a chegada será às 9h40, também de sexta. Serão 15 minutos de parada na praça principal, onde a prefeitura apresentará a história da tocha e bandas locais, hino nacional e pronunciamento do prefeito.
Às 14 horas chega em Piracanjuba. Serão 15 minutos de parada na praça principal, onde a prefeitura apresentará a história da tocha e bandas locais, hino nacional e pronunciamento do prefeito. No município, 20 pessoas conduzirão a tocha.
Em Morrinhos a tocha chega às 16 horas, com 15 minutos de parada na praça principal, onde a prefeitura apresentará a história da tocha e bandas locais, hino nacional e pronunciamento do prefeito. No município, 20 pessoas conduzirão a tocha.
Caldas Novas recebe a tocha às 18 horas. Serão três horas de parada na praça principal, ao lado do Estádio Serra de Caldas. No local, serão realizadas apresentações culturais. A tocha pernoita na cidade e sai no dia seguinte, sábado, dia 7.
No dia 7, sábado, a tocha chega em Pires do Rio às 7 horas. Serão 15 minutos de parada na praça principal, onde a prefeitura apresentará a historia da tocha e bandas locais, hino nacional e pronunciamento do prefeito.
Em Ipameri a chegada será às 11 horas. A prefeitura não divulgou a programação.
Às 12h40, chega em Goiandira. Serão 15 minutos de parada na praça principal, onde a prefeitura apresentará a história da tocha e bandas locais, hino nacional e pronunciamento do prefeito. A saída está prevista para as 13h30, deste sábado.