Esporte

Resultados com exercícios e dieta bem longe do esperado? Falta descanso na sua rotina

Dieta vai bem, exercícios também, seguiu nossas dicas para emagrecer mais rápido, mesmo assim os resultados não estão lá essas coisas? Dê um tempo para seu corpo descansar!

É estranho, mas é verdade! E isto vale tanto para quem quer perder peso quanto para quem deseja ganhar massa muscular. 

A intensidade dos exercícios quando feita de forma desordenada pode atrapalhar o rendimento ao invés de ajudar. Ou seja, malhar sem descanso, dá ruim. E ficar vários dias sem fazer a atividade física e tentar tirar o atraso em um dia só, é pior ainda.

Segundo o preparador físico, Leonardo Brasiel os erros da falta de descanso, também chamada de supercompensação, são os maiores motivos para que as pessoas fiquem desmotivadas e acabem desistindo no meio do caminho.

O preparador explica que a supercompensação é um ajuste do nosso corpo ao treinamento que acontece depois do exercício.  

“O exercício físico causa danos aos tecidos musculares e diminui as reservas energéticas do nosso corpo. Após a finalização de um treino, o corpo precisa se recuperar desses danos e repor as reservas energéticas que foram perdidas. Após esse repouso, ocorrem as adaptações ou supercompensação”, explica.

Veja abaixo as dicas preparadas por Brasiel, juntamente com o também preparador físico Marcelo Vasconcelos Noleto, para não errar quando o assunto é dar um tempo para seu corpo.  

Afinal, o que é supercompensação?

É a capacidade do nosso organismo de se recuperar dos danos causados pelo estresse do treino.

Porque é tão importante descansar?

Após o período de recuperação, o organismo fica melhor do que estava ocorrendo uma melhora do condicionamento, aumento de força, hipertrofia muscular, melhora na capacidade de queimar gordura, no condicionamento cardiorrespiratório e ainda da ação de enzimas.

Por quanto tempo devo descansar?

O tempo de repouso pode ficar entre 24 e 72 horas, dependendo da intensidade e volume do treinamento.

Atividade todo dia faz mal?

Caso o período de repouso seja muito curto, o corpo não consegue se recuperar totalmente e atingir a supercompensação.

Além disto, é possível que haja diminuição do condicionamento, e a longo prazo, pode ocorrer o overtraining que é o excesso de treinamento, podendo causar perda de apetite, perda de peso, cansaço, lesões, perda no rendimento, impedimento do crescimento muscular, dentre outros.

Ficar muito tempo sem atividade é muito ruim...

Se os estímulos estiverem muito distantes uns dos outros – por exemplo, quando você treina segunda e quarta, mas falta na sexta feira e descansa no final de semana, voltando a treinar somente na próxima segunda feira - a supercompensação ocorre, porém, como não houveram novos estímulos, o corpo sente que não há necessidade de manter o nível elevado de condicionamento e o corpo volta ao estado inicial.

O planejamento dos treinos e a frequência de treino são de extrema importância para atingir seus resultados.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI