Esporte

Ronaldo volta a se estabelecer no gol do Atlético-GO e se destaca

Wesley Costa
Goleiro Ronaldo se prepara para chegada da segundo filho

Três defesas seguidas no curto espaço de três a quatro segundos elevaram mais ainda a moral do goleiro Ronaldo no Atlético-GO. No empate contra o ex-clube dele, o Vitória, Ronaldo espalmou a cobrança de falta de Zeca para o lado direito, se voltou rápido para a esquerda e evitou as duas conclusões seguintes, na área, em saltos salvadores. Isso no segundo tempo.

Se o Dragão não conseguiu a vitória, o goleiro garantiu o empate de 0 a 0 contra o líder da Série B.

Na sequência de intervenções, Ronaldo mostrou agilidade, reflexos apurados e envergadura. “Espetacular” é o adjetivo escolhido pelo camisa 1 para definir a proeza no Estádio Antônio Accioly. As três intervenções entram para a lista seleta de cinco mais importantes da carreira dele – profissionalmente, começou no Vitória, no dia 24 de maio de 2018.

Na listagem de Ronaldo, constam uma defesa num clássico Ba-Vi e as outras são todas pelo Dragão. Uma delas ele fez no clássico com o Goiás na Copa do Brasil 2022 (valeu o prêmio Full Clear em junho deste ano, no Rio). Ainda tem a praticada no Estádio Defensores del Chaco na derrota de 2 a 0 para o Olímpia no jogo de ida das oitavas de final da Sul-Americana, as três executadas no último domingo (27) e o pênalti defendido na partida de volta contra o Olímpia, que valeu a classificação às quartas de final da Sul-Americana. “É a mais importante”, elege Ronaldo sobre a última descrita.

Nos tempos de Vitória, Ronaldo havia praticado uma sequência tripla de intervenções, num jogo disputado no Estádio do Barradão, diante do Palmeiras, em 2018. Porém, ressalta o grau de exigência nos lances contra o ex-clube, domingo (27). Afinal, teve de mudar o corpo de lado depois do primeiro salto. Um movimento de inversão rápida num corpo de 1,94m e 86 quilos, sem muito tempo para controlar a reação dele e do adversário.

O goleiro lembra um detalhe durante os treinos da semana. Foi como antever a jogada num diálogo com os preparadores de goleiros do Atlético-GO. “Nos treinamentos, com o Francis (de Castro) e o Nonô (Claudio Cerqueira), trabalhamos várias situações, como no quesito da recuperação”, citou Ronaldo. Segundo ele, os dois preparadores repetiram muito os lances em que o goleiro precisa mostrar reflexo, explosão e recuperação quando o controle da ação é do adversário.

Os lances repercutiram. Ronaldo contou que tiveram ressonância nas redes sociais e que houve até quem os comparasse à sequência de intervenções protagonizadas pelo uruguaio Rodolfo Rodríguez, pelo Santos, no Paulistão de 1984, no jogo em que o Peixe venceu por 2 a 0 o América-SP. O goleiro atleticano sabe que também será lembrado pelas defesas no Accioly, mas não se envaidece e continua os treinamentos, sempre na busca pela excelência.

Perda da titularidade

Neste ano, Ronaldo chegou a perder a titularidade para o amigo Diego Loureiro na passagem do técnico Alberto Valentim pelo Atlético-GO. O atual titular respeitou a decisão do treinador, o trabalho do colega de ofício, manteve o foco nos treinamentos e voltou a jogar após três partidas. Para Ronaldo, é preciso trabalhar para virar as situações adversas, assim como nas três defesas.

Ronaldo afirma estar vivenciando a melhor fase da carreira. O “amadurecimento” tem sido decisivo para a evolução mental, física e técnica dele. Além dos títulos, defesas e prêmios, Ronaldo faz planos para chegar ao 100º jogo pelo Atlético-GO – ele contabiliza 69 atuações – e para ser pai pela segunda vez, no início do próximo ano (2024), do segundo filho, Joaquim, que será companheiro de Theodoro, que ele gosta muito de paparicar nas horas vagas.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI