Esporte

Stock Car faz alteração, e Goiânia abre temporada da categoria

Duda Barrios / Vicar
Autódromo de Goiânia receberá prova da Stock Car

A Vicar, organizadora da Stock Car, realizou uma alteração no calendário da categoria e o Autódromo de Goiânia será palco da abertura da temporada 2021. A prova será disputada no dia 25 de abril com horário a ser divulgado. Também está prevista o início da temporada da Stock Light, que terá a presença do piloto goiano Raphael Teixeira. Por causa da pandemia da Covid-19, alterações tem sido frequentes nos calendários do automobilismo nacional e goiano.

Segundo comunicado, a mudança ocorre porque a organização da categoria recebeu autorização emitida pelo Governo de Goiás, por meio do secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, com aval da Secretaria de Estado da Saúde, dirigida pelo secretário Ismael Alexandrino, para abrir a temporada. Algo que não teria sido confirmado pelo município de Londrina até o momento.  

“Analisando o evento da Stock Car percebemos que, além do protocolo de segurança sanitária exemplar, o próprio esporte não exige contato físico. O decreto editado pelo governador Ronaldo Caiado permite eventos esportivos profissionais, desde que não haja presença de público, então não há razão para não acolher a Stock Car”, explicou Henderson Rodrigues, Secretário de Esportes e Lazer de Goiás. 

Goiânia desta forma receberá a prova no dia 25 de abril, na 1ª etapa da Stock Car e da Stock Light. No calendário divulgado em março, o autódromo está previsto para receber a 3ª etapa das duas categorias - essas provas não foram confirmadas pela Vicar se serão disputadas em Goiás. No dia 21 de novembro também está previsto que o circuito goianiense volte a receber etapas das competições. A organização das categorias não divulgou ainda como ficará o calendário atualizado.

Essa não é a primeira alteração na etapa de abertura da Stock Car. A abertura da competição estava prevista para ser disputada no dia 28 de março, em Nova Santa Rita-RS, no Autódromo do Velopark, mas foi alterada para Londrina, para 25 de abril, por causa do aumento de casos de Covid-19 na região de Porto Alegre.

No ano passado, que foi a primeira temporada em meio à pandemia da Covid-19, Goiânia também recebeu a abertura da Stock Car, no dia 26 de julho - Ricardo Zonta foi vencedor da primeira corrida e Rubens Barrichelo faturou a segunda prova. Ao todo, foram três etapas no Autódromo Ayrton Senna, sendo outras duas no mesmo final de semana. Ricardo Maurício venceu a única corrida do dia 21 de novembro de 2020, Guilherme Salas faturou a primeira prova no dia 22 e Allam Khodair venceu a segunda disputa do dia.

Confira as regras do protocolo de Covid-19 da Stock Car:

Desde 2020, a Stock Car criou um modelo de protocolo que exige testagem de todos os envolvidos no evento no padrão RT-PCR, o mais preciso indicador de contaminação da covid-19. Os eventos da categoria são realizados sem a presença de público, imprensa, patrocinadores e convidados, permanecendo no autódromo apenas os profissionais indispensáveis para a realização das corridas. As equipes, inclusive, têm seu número de membros reduzido visando evitar aglomeração dentro dos boxes.
 
Ao chegarem ao autódromo, todos os participantes passam por uma barreira sanitária, onde são conferidos os resultados dos testes e é aferida a temperatura corporal. Em todo o perímetro do circuito, é obrigatório o uso de máscaras e há totens para aplicação de álcool gel distribuídos em todos os ambientes e nas áreas externas.
Não é permitida a permanência dos membros das equipes nos boxes de outros times, além de ser proibida a circulação pelas cidades onde acontecem as provas. Qualquer aglomeração pode ser punida com a exclusão do evento, enquanto reuniões e briefings com a direção de provas são realizados de forma virtual.
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI