IcMagazine

Famosos

Aviões do Forró cancela show em Salvador após susto no avião

A aeronave precisou fazer um pouso emergencial após pane em uma das turbinas

Modificado em 27/09/2024, 01:37

Aviões do Forró cancela show em Salvador após susto no avião

(Foto: Reprodução/ Instagram)

A banda Aviões do Forró já estava a caminho de Salvador (BA), quando precisou cancelar a apresentação na capital baiana devido a um susto no avião. A aeronave, que transportava Xand, Solange Almeida e os demais integrantes da banda, teve problemas técnicos em uma das turbinas e teve que fazer um pouso de emergência em Maceió.

O comunicado foi feito pela banda em seus perfis nas redes sociais.

"Informamos que hoje, durante o trajeto aéreo privado da banda de Recife para Salvador, houve um problema técnico em uma das turbinas da aeronave, que precisou fazer um pouso de emergência em Maceió. Todos passam bem. Lamentamos o ocorrido e o cancelamento do show desta noite em Salvador, na Bahia. Agradecemos o carinho e a compreensão de todos", diz o comunicado.

Uma publicação compartilhada por Aviões (@oficialavioes) em Fev 27, 2017 às 7:08 PST

Geral

Avião da Voepass tem problema em voo e precisa voltar para aeroporto no interior de SP

De acordo com a companhia aérea, o avião, modelo ATR, apresentou uma questão técnica. A Voepass não especificou qual foi o problema

Modificado em 01/01/2025, 11:20

Avião da Voepass

Avião da Voepass (Divulgação)

Um avião da Voepass, que decolou de Ribeirão Preto (SP) para um voo até Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, precisou retornar para o aeroporto no interior paulista, base da empresa, após apresentar um problema em voo na noite de segunda-feira (30).

O retorno do voo 2214 aconteceu após cerca de 45 minutos após a decolagem. A bordo havia 43 passageiros e quatro tripulantes.

De acordo com a companhia aérea, o avião, modelo ATR, apresentou uma questão técnica. A Voepass não especificou qual foi o problema.

Seguindo os procedimentos de segurança, um outro avião da companhia realizou a operação e o voo decolou às 22h01, com 1h31 de atraso", disse a empresa, em nota.

A companhia aérea passa por uma reformulação desde que suas operações viraram alvo de escrutínio da Anac por causa do acidente do avião que caiu em Vinhedo (SP), no interior de São Paulo, no dia 9 de agosto. Todas as 62 pessoas que estavam a bordo morreram.

Em outubro, a compahia demitiu diretor jurídico da empresa, Eduardo Busch, ex-CEO da empresa e braço direito do presidente José Luiz Felício Filho.

O afastamento de Busch é o mais impactante na Voepass, segundo pessoas ligadas à companhia afirmaram à Folha.

A reformulação fez três diretores caírem dos cargos em 25 de setembro.

Após o acidente de Vinhedo, a Voepass deixou de operar em Fortaleza (CE), Confins (MG), Porto Seguro (BA), Salvador (BA), Natal (RN), Mossoró (RN), São José do Rio Preto (SP), Cascavel (PR) e Rio Verde (GO).

O relatório preliminar de investigação do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Força Aérea Brasileira, mostrou que os sistemas da aeronave da Voepass emitiram alertas de possível formação de gelo nas asas diversas vezes durante o voo.

A caixa-preta que registra a voz da cabine registrou o piloto da aeronave dizendo que o sistema de degelo não funcionava da forma correta. A fala foi gravada logo no início do voo, no primeiro sinal de alerta de gelo.

O Cenipa tenta confirmar a informação com o cruzamento de outros dados da aeronave. As investigações da Aeronáutica demoram, em média, 16 meses.

Geral

Base Aérea de Anápolis recebe primeira unidade de um dos maiores aviões militares do mundo

Aeronave pode transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de aproximadamente 700 km por hora e pode ser reabastecido durante o voo. O novo modelo é produzido no Brasil

Modificado em 19/09/2024, 00:31

Base Aérea de Anápolis recebe primeira unidade de um dos maiores aviões militares do mundo

(Divulgação/Força Aérea Brasileira)

A Base Aérea de Anápolis (BAAN) recebeu a primeira unidade da aeronave KC-390 Millennium, considerada um dos maiores aviões militares do mundo. O modelo foi enviado para Goiás pela Força Aérea Brasileira (FAB) que já recebeu 6 unidades, de um total de 19, que serão entregues até 2034. O novo avião é produzido no Brasil pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e foi entregue no último dia 16 de junho.

Segundo a FAB, a aeronave pode transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de aproximadamente 700 km por hora e pode ser reabastecido durante o voo. Ele tem 34 metros de comprimento por 35 da ponta de uma asa a outra. Além disso, tem capacidade para 80 passageiros e condições de lançar 64 paraquedistas devidamente equipados e mochilados.

A aeronave representa a versão mais avançada e completa do avião, que pode ser utilizado em missões de combate a incêndios e operar em ambientes hostis. A unidade foi desenvolvida para substituir o antigo C-130 Hércules. O processo de certificação do KC-390 contou com a participação de mais de 180 especialistas, incluindo pilotos, engenheiros e técnicos.

De acordo com a FAB, os primeiros aviões desse modelo começaram a chegar em 2019. Em março do ano passado, o modelo foi utlizado para buscar os brasileiros que estavam fugindo da guerra entre Rússia e Ucrânia.

IcEsporte

Esporte

'Foi só um susto', diz Neymar após pouso forçado de avião

Atacante do PSG foi às redes sociais tranquilizar os fãs

Modificado em 20/09/2024, 00:54

Neymar em vídeo publicado no Instagram

Neymar em vídeo publicado no Instagram (Reprodução / Instagram)

Após seu avião ter feito um pouso de emergência na manhã desta terça-feira (21) em Boa Vista, no estado de Roraima, Neymar foi às redes sociais tranquilizar os fãs. Dentro do jatinho, o craque do PSG e da seleção brasileira disse que todos estão bem e que foi "só um susto".

"Passando para agradecer as mensagens, mas está tudo bem. Estamos indo para casa. Foi só um susto, está geral bem aqui. Beijos, estamos juntos", afirmou Neymar, nos Stories do Instagram.

O atacante de 30 anos partiu de Miami, nos Estados Unidos, e estava acompanhado da irmã, Rafaella, e da namorada, Bruna Biancardi. Em comunicado oficial, a assessoria do jogador já havia informado que a aeronave teve um "pequeno problema no para-brisa" e que o piloto decidiu pousar antecipadamente por precaução.

Depois da parada, os passageiros ficaram aguardando o conserto para seguirem viagem. O destino de Neymar e companhia é a mansão do astro em Mangaratiba, no Rio de Janeiro.

O camisa 10 está a caminho do Brasil para curtir a reta final de seu descanso antes do início da próxima temporada europeia. Nos últimos dias, o craque curtiu férias em Miami e Las Vegas, nos EUA, ao lado de amigos e da namorada.

IcMagazine

Famosos

Solange Almeida e Xand Avião fazem as pazes e cantam após batalha judicial

Ambos os lados entraram com ação judicial contra a banda Aviões do Forró

Modificado em 21/09/2024, 00:26

Solange Almeida e Xand Avião fazem as pazes e cantam após batalha judicial

(Foto: Reprodução/ Instagram)

Parece que a amizade entre os cantores Xand Avião e Solange Almeida foi reatada. Em vídeos que circulam pela internet, ambos se abraçam e fazem as pazes no evento Farofa da Gkay. Eles também cantaram juntos novamente.

O abraço levou o público local ao delírio e na internet também houve muita gente que apoiou o momento.

Isso ocorre após anos de batalha judicial entre ambos os lados. Em 2019, a cantora processava a sua antiga banda, a Aviões do Forró. Solange deixou de ser uma das sócias e vocalista em fevereiro de 2017 e buscava na Justiça os seus direitos num valor estimado de R$ 5 milhões.

"Queria dizer que essa ação é verdadeira. Por respeito com a história que eu tinha vivido com a banda eu não quis ser a vítima da situação e não quis de certo modo criar um mal-estar, então aceitei tudo o que foi proposto", começou ela, à época, em vídeo.

"Na minha saída do Aviões, chamei os sócios e disse que não ficaria mais na banda e que eu os daria dois anos para isso [se programarem]. Aí eles me disseram em 2016 que iriam acabar com o Aviões no dia 1º de setembro de 2017", disse.

Porém, segundo Solange, as coisas começaram a mudar com o anúncio da saída, em 2017. "Simplesmente fiquei na minha. Logo em seguida fui convidada pelo Fantástico para dar uma nota e eles [sócios da banda] simplesmente não deixaram. Me colocaram dentro do quarto no Piauí e pediram que eu fizesse um vídeo junto com Xand [atual vocalista] e eu fiz. E aí eu levei a culpa inteira que eu era a ingrata, a escrota, que eu queria mais dinheiro", revelou.

Em contrapartida, meses depois do relato, um músico do grupo decidiu pedir um valor bem mais alto em troca. Isaías CD, como é conhecido no meio musical, entrou na Justiça dizendo que a cantora ficou com uma dívida de mais de R$ 17 milhões com os Aviões.

Os dois processos correram na 3ª Vara Cível de Fortaleza. A dívida, de acordo com os argumentos de Isaías, seria resultado de uma cadeia de prejuízos que se avolumaram com a saída repentina da cantora da banda.

A cantora teria deixado a banda ao perceber que o mercado sertanejo teria espaço para mais uma cantora, visto o sucesso de Marília Mendonça, Maiara e Maraisa e outros nomes. Segundo Isaías, a banda chegou a aumentar as cotas de Solange para mantê-la mais tempo no grupo.

Com a saída da cantora, o músico afirmava no processo que a agenda de shows havia sido reduzida de 26 para 16 apresentações por mês, o que causaria tal prejuízo.

Em meio a processos entre Solange e seus antigos colegas, a banda Aviões do Forró foi investigada pelo Ministério Público Federal do Ceará pelos supostos crimes de lavagem de dinheiro --em razão de ocultação de patrimônio-- e sonegação fiscal.

O inquérito, em 2019, estava sob sigilo e contava com o procurador da República Rômulo Moreira Conrado à frente do caso. O MPF do Ceará confirmou as informações ao jornal Folha de S.Paulo, mas não revelou detalhes da investigação. O caso tramita desde 2013, quando surgiu uma denúncia anônima relatando os crimes que teriam sido praticados pela banda no Ministério Público.

De acordo com o Código Penal, crime contra a ordem tributária prevê reclusão de dois a cinco anos e multa.

Leia também