IcMagazine

Famosos

Escritor Luiz Gustavo Medeiros lança o romance "A União das Coreias", nesta quinta-feira (4)

Evento do lançamento da obra “A União das Coreias”, publicada pela Editora Reformatório, acontece a partir das 17h30, na Livraria Palavrear, em Goiânia

Modificado em 17/09/2024, 16:30

Escritor Luiz Gustavo Medeiros lança o romance "A União das Coreias", nesta quinta-feira (4)

(Ravy Marmor)

O primeiro romance do escritor Luiz Gustavo Medeiros (@luizgmedeiros ), "A União das Coreias", publicado pela editora Reformatório e contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás em 2023, terá evento de lançamento em Goiânia (GO) no dia 4 de julho, a partir das 17h30, na Livraria Palavrear (@palavrearlivraria ), localizada na Rua 232, nº 338, no Setor Leste Universitário.

O livro é um romance de duração que segue, por algumas horas, os labirintos mentais de Paulo Henrique, um homem de trinta e poucos anos em um emprego monótono na cidade de Goiânia. Alguns dos principais temas abordados em meio à narrativa são amor, o sexo, a herança racial e a própria literatura, discussões sobre a urgência política de um país politicamente rachado, às vésperas das eleições de 2018.

Com orelha assinada pela escritora Noemi Jaffe e comentários na quarta capa de André Sant'anna e Maria Fernanda Elias Maglio, "A União das Coreias" foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás em 2023, um dos principais mecanismos de incentivo à cultura do estado de Goiás.

Luiz Gustavo Medeiros é carioca, mas reside em Goiânia há mais de duas décadas. É graduado em Ciências Sociais e mestre e doutorando na área de Letras. O seu primeiro livro "O corpo útil" foi vencedor do Prêmio Hugo de Carvalho Ramos de 2020 e publicado em 2021 pela Editora Patuá.

EVENTO

O que: lançamento do livro "A União das Coreias", de Luiz Gustavo Medeiros

Onde: Livraria Palavrear - Rua 232, nº 338, no Setor Leste Universitário, em Goiânia

Horário: a partir das 17h30

GRATUITO

Geral

Observatório Justiça e Democracia será lançado nesta quinta-feira (25) em Goiânia

Ação tem como foco monitorar e denunciar casos de abuso de poder, além de, fortalecer a democracia

Modificado em 17/09/2024, 16:33

Observatório Justiça e Democracia será lançado nesta quinta-feira (25) em Goiânia

(Divulgação)

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) se prepara para lançar o Observatório Justiça e Democracia em Goiás, que tem como intuito fortalecer a defesa dos direitos humanos e a promoção da democracia no estado.O evento de lançamento, acontecerá nesta quinta-feira (25), às 14 horas, no Anfiteatro da Faculdade de Medicina da Unversidade Federal de Goiás (UFG), localizado na 5ª Avenida, no Setor Leste Universitário, em Goiânia.

O Observatório irá monitorar e denunciar abusos de poder, promovendo a responsabilização das autoridades públicas e fortalecendo a transparência e a justiça. Além disso, o Observatório atuará como um centro de análise crítica e produção de artigos, articulando ações estratégicas para combater violações dos direitos humanos e assegurar a manutenção do Estado Democrático de Direito.

Para obter mais informações e fazer denúncias o site do Observatório Justiça e Democracia segue a disposição.

Programação

O lançamento, é gratuito e aberta ao público, terá um momento especial com homenagem a Letícia Garcês, defensora dos direitos humanos em Goiás. A solenidade também contará com apresentação musical de Kleuber Garcêz e Nina Soldera, debate norteado por Fabrício Rosa (vereador pelo PT-GO, conhecido por sua defesa dos direitos civis e combate à violência) e pelo deputado estadual Mauro Rubem, também do PT-GO. Mauro é reconhecido, sobretudo, por sua atuação em defesa dos direitos humanos e combate à corrupção.

Um dos destaques do evento será a presença de Eugênio Aragão, ex-Ministro da Justiça no Governo Dilma, ex-Vice-Procurador Geral Eleitoral do Brasil e professor titular de direito internacional da Universidade de Brasília (UnB). Graduado em direito pela UnB, mestre em direito internacional pela Universidade de Essex (Inglaterra) e doutor em direito pela Ruhr-Universität Bochum (Alemanha), Aragão é conhecido por suas críticas à Operação Lava Jato e por atuar como advogado nas campanhas eleitorais de Luiz Inácio Lula da Silva em 2018 e 2022.

Cleide Martins, integrante da ABJD e representante da Rede Lawfare Nunca Mais, também estará na mesa. Sua atuação tem sido crucial para promover o diálogo entre vítimas de lawfare e buscar justiça para aqueles que sofrem perseguição judicial.

Dalva Maria Borges de Lima Dias de Souza, professora emérita e membro do NECRIVI, trará sua análise crítica sobre criminalidade e violência, contribuindo significativamente para os debates. Cida Alves, educadora, psicóloga e presidenta do Bloco "Não é Não", oferecerá sua perspectiva sobre educação e direitos das mulheres. Outros nomes ainda poderão ser confirmados para a mesa, ampliando as discussões.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Associação de Egressos e Egressas da UFG, garantindo ampla divulgação e participação da sociedade civil e de interessados na defesa dos direitos humanos e da democracia. O lançamento conta com o apoio de diversas entidades comprometidas com a justiça social, incluindo Sindsaúde, NECRIVI, RENAP, Sinpro, Bloco Não é Não e Associação de Mulheres na Comunicação.

++Serviço:++ LANÇAMENTO - OBSERVATÓRIO JUSTIÇA E DEMOCRACIA EM GOIÁS
Quando: Quinta-feira (25), às 14 horas
Local: Anfiteatro da Faculdade de Medicina da UFG, 5ª Avenida, s/n - Setor Leste
Universitário, Goiânia - GO, 74605-050
Evento Gratuito e aberto ao público

Geral

Setor Universitário terá ruas interditadas para implantação de adutora; obras devem durar 45 dias

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade, serão necessários alguns desvios de trânsito e a interdição parcial das Rua 261 e 256, além da Avenida Universitária e da Praça Veríssimo Souza e Silva

Modificado em 20/09/2024, 06:17

Alguns locais no Setor Universitário terão o trânsito interditado a partir desta terça-feira (8)

Alguns locais no Setor Universitário terão o trânsito interditado a partir desta terça-feira (8) (Reprodução Google Maps)

Alguns locais no Setor Universitário terão o trânsito interditado a partir desta terça-feira (8) para o início das obras de implantação da adutora de água tratada Senac Leste-Celg. Segundo informou a Secretaria Municipal de Mobilidade, serão necessários alguns desvios de trânsito e a interdição parcial das Rua 261 e 256, além da Avenida Universitária e da Praça Veríssimo Souza e Silva.

A pasta orienta que os condutores busquem rotas alternativas neste período ou utilizem o aplicativo Waze, que já está atualizado. De acordo com a Saneago, as obras, que são do Linhão Gyn-Apa, e levarão água do Reservatório João Leite até Aparecida de Goiânia, têm previsão para durar 45 dias.

Confira a seguir os trechos bloqueados:

  • Interdição parcial da Rua 261, sentido Praça da Bíblia a Praça Veríssimo de Souza e Silva, com início de interdição na Rua 265-A:Será permitido apenas acesso local; o sentido inverso da via não será interditado.
  • Interdição parcial da Rua 261, sentido Praça Veríssimo de Souza e Silva, até a Rua 259: Neste trecho, será permitido acesso na altura da Rua 259 para servidores da Secretaria do Estado; o sentido inverso da via não será interditado.
  • Interdição parcial da Praça Veríssimo de Souza e Silva com a Avenida Universitária e a Rua 256, sendo que o restante da praça fica livre para o trânsito.
  • Interdição parcial da Avenida Universitária nos dois sentidos no trecho compreendido entre a Praça Veríssimo Souza e Silva e a Rua 225, permitindo apenas acesso local.
  • Interdição parcial da Rua 256 a partir da Rua 265-A até Praça Veríssimo de Souza e Silva, no sentido da Avenida Anhanguera até Praça Veríssimo Souza e Silva; será permitido apenas acesso local nesse sentido e o lado oposto da via não será interditado.
  • Briga por divisão de apartamento teria motivado incêndio com morte, em Goiânia

    Vítima e companheiro viveram juntos por 4 anos, mas após a separação, passaram a brigar pelo imóvel

    Modificado em 02/03/2023, 01:56

    Um homem que seria Reginaldo foi visto no elevador, subindo ao apartamento, com um galão de gasolina na mão

    Um homem que seria Reginaldo foi visto no elevador, subindo ao apartamento, com um galão de gasolina na mão (Reprodução)

    O incêndio que atingiu um apartamento no setor Leste Universitário, em Goiânia, e culminou na morte de um homem, no último domingo (11), teria sido provocado intencionalmente após uma briga entre a vítima e seu ex-companheiro quanto à divisão do imóvel. Um corpo que seria de Reginaldo Pereira dos Santos, de 48 anos, foi encontrado nesta quinta-feira (15) e passa por perícia.

    A reportagem apurou que Reginaldo e o ex-companheiro ficaram juntos por 4 anos e moravam no apartamento localizado no 29º andar do edifício Panoramic Residence, na rua 261-B do setor Leste Universitário.

    No entanto, o casal estava em processo de separação e brigava por conta da divisão do imóvel, que estaria no nome de um deles, enquanto o outro havia custeado toda a mobília.

    No domingo, pouco antes do incêndio, o ex de Reginaldo esteve no apartamento e os dois discutiram, chegando a trocar agressões físicas. A Polícia Militar (PM) foi, inclusive, acionada para verificar uma ocorrência de lesão corporal.

    Após seu ex deixar o local, Reginaldo foi flagrado em imagens de câmeras de segurança indo à garagem, às 15h32, e voltando com um galão de gasolina na mão, às 15h56. Ele usa o elevador para subir até o apartamento e, após isso, não é mais visto. Pouco tempo depois, às 16h14, o Corpo de Bombeiros foi chamado para combater o incêndio.

    Reginaldo ainda teria enviado um àudio ao ex informando que o apartamento estava pegando fogo.

    Descoberta do corpo

    Depois de analisar as filmagens e constatar que o homem que seria Reginaldo entrou no prédio, mas não saiu, a Polícia Civil acionou a Polícia Científica e o Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) para vasculharem o local em busca do corpo, que foi encontrado em fragmentos sob os escombros, no quarto.

    Olegário Augusto, da Polícia Científica, informou que somente a análise no Instituto Médico Legal (IML) poderá dar mais detalhes sobre o corpo encontrado hoje.

    "O corpo foi encaminhado para nossa sessão de antropologia forense e odontologia legal, e lá sim haverá a determinação e identificação", disse.

    O perito destacou que a Polícia Científica tomou conhecimento da possibilidade de haver uma pessoa morta no local só depois do início dos trabalhos da engenharia forense. Além disso, segundo ele, a perícia é feita em etapas, e o corpo (cuja uma parte já era cinzas) estava embaixo de escombros, o que explica o fato de não ter sido encontrado antes.

    Polícia encontra corpo em apartamento que pegou fogo em Goiânia

    De acordo com a polícia, ainda não é possível afirmar se a morte da vítima foi provocada pelo incêndio ou por um crime anterior

    Modificado em 27/05/2023, 20:25

    Polícia encontra corpo em apartamento que pegou fogo em Goiânia

    (Reprodução/TV Anhanguera)

    *Atualizada em 15/9 às 15h03

    A Polícia Científica confirmou, nesta quinta-feira (15), ter encontrado fragmentos carbonizados de um corpo no interior do apartamento que pegou fogo no último domingo (11), no setor Leste Universitário, em Goiânia. De acordo com a polícia, ainda não é possível afirmar se a morte da vítima foi provocada pelo incêndio ou por um crime anterior.

    Conforme o superintendente da Polícia Científica, Ricardo Matos, foram encontrados um crânio e fragmentos de outras partes do corpo no quarto do apartamento.

    A suspeita é que o corpo seja de Reginaldo Pereira dos Santos, de 48 anos. Em uma rede social, sua irmã afirmou que ele estava em isolamento no apartamento com suspeita de varíola dos macacos e foi contactado pela última vez no domingo, dia do incêndio.

    Olegário Augusto, também da Polícia Científica, informou que somente a análise no Instituto Médico Legal (IML) poderá dar mais detalhes sobre o corpo encontrado hoje. "O corpo foi encaminhado para nossa sessão de antropologia forense e odontologia legal, e lá sim haverá a determinação e identificação", disse.

    O apartamento atingido pelo fogo fica no 29º andar do Panoramic Residence, edifício localizado na rua 261-B, no setor Leste Universitário. No domingo, dia 11, o Corpo de Bombeiros atuou para combater o incêndio no local, empenhando oito viaturas na ocorrência.

    Um morador contou que o prédio chegou a ser interditado, só sendo liberado no início da tarde de segunda-feira, 12.