Dragão inicia busca pelo 5º acesso à elite nacional, nesta segunda-feira (7), no estádio Antônio Accioly
Rebaixado ano passado à Série B, o Atlético-GO inicia nesta segunda-feira (7), às 19 horas, a tentativa de fazer o caminho inverso para voltar à elite nacional. O Dragão, força intermediária no futebol nacional, começa a Segundona no Estádio Antônio Accioly, contra o Athletic-MG, o caçula entre os 20 participantes do torneio e considerado potencial emergente. As agremiações fecham a 1ª rodada.
(Confira, no fim do texto, onde assistir, escalações, arbitragem e preço de ingressos)
Nos últimos 20 anos, o clube goiano obteve quatro acessos da Série B à elite - 2009, 2016, 2019 e 2023 - e tem a meta de obter o quinto acesso em sua história.
O Atlético-GO, desde o processo de reconstrução do clube, a partir de 2006, não se acostumou a ficar muito tempo na Série B. O Dragão foi rápido ao escalar algumas etapas - disputou a Série C (2006, 07 e foi campeão em 2008), ficou só um ano na Série B (4º colocado em 2009) e passou três temporadas na elite (2010, 2011 e 2012).
A queda de 2012 fez com que o clube disputasse quatro edições seguidas da Série B: 2013 (por pouco não foi rebaixado), 2014 (brigou pelo acesso), 2015 e 2016 (foi campeão da Série B, o principal título da competição em 88 anos de história do clube).
Depois, teve dois rebaixamentos à Série B, mas não demorou muito para voltar à elite: caiu em 2017, jogou 2018 e subiu em 2019 (4º lugar), foi rebaixado em 2022, mas o time voltou em 2023 (4º lugar).
A campanha ruim e a queda no ano passado forçam o Dragão a não passar tanto tempo na Série B. O projeto é disputar a Série A para se manter em evidência, consolidar a marca do clube em nível nacional e faturar numa vitrina lucrativa - os dirigentes do 20 clubes da Série B reclamam muito das cotas a serem pagas às agremiações pelos direitos de transmissão.
Para buscar outro acesso nacional e amenizar a decepção pela eliminação durante a semifinal do Estadual - o Dragão perdeu a chance de brigar pela inédita conquista do tetra do Goianão -, o clube manteve a base do Estadual, mas aposta no comando do técnico Cláudio Tencati, de 51 anos e com quatro acessos no currículo no Brasileiro.
Cláudio Tencati subiu duas séries pelo Londrina: Séries D à C (3º lugar em 2014) e das Séries C à B (vice-campeão na final com o Vila Nova, em 2015). Pelo Criciúma, o técnico foi das Séries C à B (2021) e das Séries B à elite nacional (2023).
O Dragão muda o comando, mantém a base do Estadual, mas terá ajustes e novos nomes: o goleiro Vladimir, é o mais cotado à estreia na vaga de Anderson; o zagueiro Matheus Felipe ganhou a posição de Alix Vinícius e, no meio de campo, o tripé deve ser composto por Rhaldney, Kauan e Shaylon.
Quatro jogadores do atual elenco são remanescentes do último acesso do Atlético-GO à Série A, em 2023. O meia Shaylon, o volante Rhaldney e os zagueiros Alix Vinícius e Heron (recuperando de cirurgia no joelho).
Criticado pela torcida, Shaylon virou o sonho de consumo do Goiás, rival do Atlético-GO na Série B. Desde o ano passado, o meia é citado em tentativas de trocas com o alviverde, mas as negociações não avançaram.
Ele atua numa posição em que o elenco atleticano não apresenta opção segura: o chileno Araos busca se firmar após duas cirurgias no joelho, Jorginho passa por doloroso processo de recuperação de cirurgia no tendão de Aquiles, Robert (cedido pelo Atlético-MG) não foi convincente quando jogou.
A opção mais recente é Ariel, contratado junto ao Anápolis, mas ainda uma incógnita. Kauan, revelado na base do Goiás, é outra opção de meio que joga mais recuado.
No Athletic-MG, o crescimento do clube começou em 2018. Conhecido como Esquadrão de Aço e representante de São João del Rei, o caçula obteve dois acessos no futebol mineiro: da 2ª Divisão ao Módulo 2 (2018) e deste ao Módulo 1 (elite) do Campeonato Mineiro (2020). Em nível nacional, o salto foi duplo: das Séries D à C (2023) e das Séries C à B (2024).
O técnico é Roger Silva, ex-atacante que fez sucesso em alguns clubes do País. Alguns nomes do elenco são conhecidos, como o atacante Lincoln (ex-Flamengo), o goleiro Adriel (ex-Grêmio), o zagueiro Sidimar (ex-Goiás) e o meia canhoto David Braga (ex-Atlético-GO durante a campanha de acesso do clube em 2023, com dois gols, mas poucas atuações).
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro Série B - 1ª rodada
Jogo: Atlético-GO x Athletic-MG
Local: estádio Antônio Accioly (Goiânia/GO)
Data: 7/4/2025
Horário: 19 horas
Onde assistir: ESPN e Disney+
Ingressos: 40 reais (meia-entrada para torcedores com a camisa do Atlético-GO)
Árbitro: Thaillan Azevedo Gomes/AP
Assistentes: Alex Ang Ribeiro/SP e Luan Patrique Pereira da Silva/AP
VAR: Márcio Henrique de Góis/SP
ATLÉTICO-GO: Vladimir; Raí Ramos, Matheus Felipe, Pedro Henrique, Guilherme Romão; Rhaldney, Willian Maranhão, Shaylon; William Pottker, Caio Dantas, Marcelinho. Técnico: Cláudio Tencati
ATHLETIC-MG: Adriel; Wesley Gasolina, Edson Miranda, Sidimar, Yuri; Diego Fumaça, Sandry, Amorim; Welinton Torrão, Lincoln e David Braga. Técnico: Roger Silva