Famosos

Mostra celebra diversidade da dança e da música urbana em Aparecida de Goiânia

Divulgação
Comandado por mestre Goyano, o Batucagê na Serrinha é uma das atrações do Comboio

-Uma gama de expressões da dança e música urbana se encontra ao longo dos próximos dias no Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) dentro da programação do Comboio - Mostra de Ações Culturais e Artísticas. O evento estreia sua segunda edição na tarde desta quarta-feira (19) com um aulão de ballroom/Vogue, ministrado pela produtora cultural e artista Flávys, do Coletivo GangArt, e segue até o domingo (22). A participação é aberta à comunidade e gratuita.

Entre as atrações está o Grupo Imperadores da Dança (RJ), precursor da modalidade do Passinho no País e um dos maiores representantes do estilo. Criado em 2008 no morro do Jacaré, na zona norte do Rio de Janeiro, o grupo vai ministrar uma oficina de Passinho na manhã de quinta-feira (20), além de fazer uma apresentação no período noturno. Os integrantes também participam de um bate-papo no sábado (21) ao lado do grupo Corpo Composto, do IFG Aparecida.

O rap e o hip hop também integram a mostra, com batalhas de rima, dança all style e de breaking, sob comando do professor de dança, DJ e artista visual Allan Silva, membro fundador do Coletivo Movimento Urbano. “As batalhas de rima serão no formato tradicional, com 45 segundos de ataque e resposta, mas vamos usar algumas palavras que os alunos do IFG vão escolher como tema”, explica Allan. “Cada MC terá três palavras por round. Convidamos oito artistas da cena local para participar dessa edição e outros oito MCs serão sorteados no dia da batalha”, completa. Não haverá inscrição prévia para as batalhas.

Allan foi aluno do curso superior de dança do IFG e participou da primeira edição da mostra Comboio como público. “Quando recebi o convite para participar como um dos produtores dessa segunda edição fiquei muito feliz, porque isso mostra que o trabalho que eu venho fazendo na cidade com meu coletivo e com a arte urbana está sendo notado”, diz. “A cena artística como um todo só tem a ganhar com essa troca entre o IFG e a comunidade local. A arte em geral salva vidas, principalmente a arte urbana”, aponta.

Além do aulão, que será ministrado entre as 15 e 17 horas desta quarta-feira (19), Flávys conduzirá uma Batalha de Vogue a partir das 20 horas. Os participantes vão concorrer em três categorias: Vogue Femme Ota, Hands Performance e Runway, com premiações em dinheiro para os vencedores de cada estilo. O aulão funciona também como uma preparação de pessoas que queiram participar da batalha, mas ainda não tenham experiência nesse tipo de dança. No sábado (22), os tambores serão celebrados em um encontro entre os grupos Coró de Pau, Afoxé Omo Odé (Mestre Luizinho) e o grupo do Batucagê na Serrinha (Mestre Goyano).

PRIMEIRA EDIÇÃO

A primeira edição do evento foi em 2016, e produzir a retomada nesse momento, após as restrições impostas pela pandemia e que afetaram toda a cadeia do setor cultural, é ainda mais simbólico e importante, como observa Luciana Ribeiro, coordenadora do projeto. “É uma possibilidade de reviver o espaço e trazer de volta essa ponte entre instituição e comunidade, que acabou sendo afetada. O Comboio tem o objetivo de apresentar o IFG para a população local, para que ela saiba que a instituição é dela e usufrua do espaço”, desataca.

Além do local, o trabalho de artistas e produtores culturais de Aparecida de Goiânia são apresentados na programação. “E o trabalho que eles vão apresentar dialogam com os cursos da instituição e mostram como eles se cruzam. Essa mistura do conhecimento é uma das características do IFG”, aponta Luciana. “E essa mescla traz bons frutos. Temos vários alunos que entram para fazer escola técnica e sai artista. Que entram para o ensino técnico integrado em química e hoje estão fazendo licenciatura em dança”, diz.

PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA (19)
-  15h às 17h:
Aulão Ball Room / Vogue (preparação para batalha de vogue - aberto a toda a comunidade)
- 19h às 20h: Apresentações artísticas (mostra de trabalhos de alunos do IFG)
- 20h às 23h30: Batalha de Vogue (Vogue Femme Ota - Hands Performance - Runway), com pPremiação em dinheiro para os vencedores de cada estilo) 

QUINTA-FEIRA (20)
- 10h às 12h:
Oficina de Passinho com Grupo Imperadores da Dança (RJ) - Inscrições na hora do evento (aberta a toda a comunidade)
- 19h às 19h30: Apresentação artística do grupo Imperadores da Dança (RJ)
- 19h30 às 20h: Apresentações artísticas (Mostra de trabalhos de alunos do IFG)
- 20h às 22h: Batalhas de dança All Style e Breaking - inscrições na hora do evento (abertas a toda a comunidade). Premiações em dinheiro e troféu 

SEXTA-FEIRA (21)
- 19h às 19h30:
Apresentação artística do Grupo Corpo Composto (IFG Aparecida)
- 19h30 às 20h: Apresentações artísticas (Mostra de trabalhos de alunos do IFG)
- 20h às 22h: Batalhas de rima - inscrições na hora do evento (aberta a toda a comunidade). Premiações em dinheiro e troféu 

SÁBADO (22)
- 8h às 9h:
Bate-papo com os grupos Imperadores da Dança (RJ) e Corpo Composto (IFG Aparecida)
- 9h às 11h: Oficinas de passinho (Grupo Imperadores da Dança - RJ) e de Vivência de DJ e Mixagem (com DJ Tubarão)
- 11h às 13h: Encontro de Tambores (Grupo Coró de Pau, Afoxé Omo Odé - Mestre Luizinho e grupo do Batucagê na Serrinha - Mestre Goyano)

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI