Famosos

Número baixo de banhos no BBB21 levanta discussão sobre quantidade ideal de chuveiradas por dia

Globo/Fábio Rocha
A goiana Thaís Braz é a terceira na lista dos que evitam banhos

Uma brincadeira nas redes sociais com uma lista que contou todas as vezes que cada confinado do Big Brother Brasil 21 entrou debaixo do chuveiro viralizou e até virou matéria do Fantástico, exibida no dia 14.

Muita gente ficou assustado com a tabela, já que havia participantes com mais dias na casa do que chuveiradas, caso da influenciadora Viih Tube, do ator Fiuk e da cirurgiã dentista goiana Thaís Braz, todos com menos de 30 em 42 dias de confinamento. Preciso ou não, o ranking esquentou a discussão sobre quanto tempo é possível ficar sem banho e quantos são necessários em 24 horas.

“O que a gente recomenda é um banho por dia, de 5 a 10 minutos, morno e sem o uso de bucha, pois isso pode remover a camada de proteção da pele, o que pode ressecá-la, deixando-a sujeita à alergia e ao surgimento de infecções”, orienta a médica dermatologista Patrícia Andréia Rodrigues Ferreira.

Há muitas variáveis que influenciam na necessidade de chuveiradas diárias, como atividade física realizada, clima e se corpo produz mais ou menos suor. “São fatores determinantes”, completa.

Diferentemente do que vem acontecendo com alguns brothers quando o assunto é banho, especialistas não recomendam ficar um longo período sem chuveiro, especialmente em dias quentes, já que isso favorece a proliferação de bactérias em regiões úmidas e abafadas, como axilas, virilhas e pés, provocando um odor desagradável.

“O banho tem de ser diário para manter a higiene, mas também não pode ser exagerado. Se você não suou, não necessariamente precisa de chuveiro de novo, pode fazer uma higiene íntima”, afirma Patrícia.

A polêmica sobre banho no BBB repercutiu principalmente no início do mês, quando Viih Tube virou piada no podcast do então líder João Luiz com a participação da influencer Camilla de Lucas. “Está no ar o Troca-Troca de Fofocas, o seu noticiário diário sobre o BBB 21”, iniciou o professor de geografia.

Uma das primeiras notícias foi que a loira recebeu uma advertência porque não entrava no chuveiro há três dias. “Ela só toma ducha nos dias de quarta-feira e sábado. Eu acho que ela tem disfarçado bem o cheiro dela com Above”, completou Camilla.

Desde o início do programa, uma conta identificada como Fiscal de Banhos do BBB 21 no Twitter vem fazendo o monitoramento diário de quantas vezes os brothers entram no chuveiro. Nos primeiros 45 dias de confinamento, segundo o ranking, quem menos teve o hábito de tomar ducha foi Viih Tube, com 22, seguida por Fiuk, com 27, e Thaís e Pocah, com 29. No entanto, o perfil afirma que houve alguns tomados na madrugada que não foram computados, mas que foram poucos. “Viih já passou quatro dias passando só desodorante.”

Banhos em excesso podem ser até prejudiciais à saúde. Isso porque ao lavar a pele ela fica mais seca, o que provoca rachaduras que permitem que germes e bactérias penetrem no corpo.

“Isso pode retirar a camada natural de proteção e trazer dermatites e irritações. A gente vê muitos casos em bebês porque os pais não economizam na hora da limpeza do corpo do filho e eles começam a ter coceira, manchas avermelhadas e nos adultos isso pode acontecer também”, destaca a dermatologista Maria Ligia Mendonça.

Em dias quentes é comum que as pessoas tomem mais chuveiradas para se refrescarem. A questão não é a quantidade de banhos, mas como eles são tomados. Segundo Maria Ligia, o primeiro precisa ser rápido, com sabonete neutro o pelo corpo todo, finalizando com hidratante. Os outros, em caso de necessidade por conta de atividade física ou de trabalho, podem ser apenas uma ducha com limpeza específica nas partes mais suadas. “Os usos repetidos de produtos afetam a oleosidade natural da pele”, diz.

Já os campeões de chuveiradas no BBB, segundo o perfil, são Sarah e Camilla de Lucas, com 48, João Luiz e Gilberto, com 46. Eles quase sempre entram três vezes por dia no chuveiro, o problema é que utilizam produtos de higiene sempre. “Ficar sem pode trazer infecções de pele e demais pode ressecar porque o nosso corpo é uma máquina coberta de óleo”, conta Maria Ligia. Um estudo da Universidade de Columbia diz que banhos por questões estéticas podem fazer mal.

Problemas ao parar de tomar banho

 

Mau cheiro

Qualquer problema na pele já existente se agravará e o ato de se coçar pode causar uma infecção.

 

Invasão de fungos

Excesso de células mortas.

A área da virilha se tornará mais propensa a infecções como a candidíase e outras doenças.

A falta do hábito regular de tomar banho faz com que a pessoa fique mais propensa a desenvolver acne e espinhas.

Se coçar ou se arranhar, como mencionado acima, é uma das principais desvantagens de não tomar banho regularmente.

 

Você sabia?

Os primeiros relatos históricos sobre o hábito de se tomar banho remontam à época dos antigos egípcios - eles tomavam três por dia. Já no século 17, tornou-se efetivo quando os químicos franceses Leblanc e Chevreul desenvolveram as técnicas para fabricação de sabonetes. No Brasil, quando os portugueses chegaram, em 1500, os índios já tinham o costume de se refrescar em rios.

Reis do chuveiro

O Brasil está em primeiro lugar quando o assunto é a quantidade de banhos, segundo uma pesquisa recente do jornal espanhol El País realizada em 15 países. Em média, os brasileiros tomam 12 semanais, sendo dois diários. Em contrapartida, em países como Inglaterra e China a média cai para três a quatro por semana. Os franceses, americanos e espanhóis ficam com um diário. “Esse resultado é o reflexo do nosso clima tropical. Além da higiene, associamos o hábito também ao relaxamento dos músculos, a despertar ou por prazer mesmo”, comenta a dermatologista Maria Ligia Mendonça.

Outro dado que chamou a atenção do estudo foi a frequência que o brasileiro lava a cabeça durante a semana, quatro vezes, perdendo somente para os mexicanos que tornaram isso um hábito todas as vezes que entram debaixo do chuveiro. O que aumenta muito o tempo no banheiro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) fixou em cinco minutos a duração ideal para conseguir um uso sustentável de água e energia. “O problema é que tem gente que nunca acha que está limpo e fica até 30 minutos. Isso faz mal e atendo vários pacientes com a pele irritada”, reforça Maria Ligia.

Quente ou gelado?

Tomar banho quente, morno ou gelado? Parece uma discussão sem tanta importância, mas a condição da água pode interferir muito em sua saúde. De maneira geral, a preferência vai depender da estação do ano, mas muita gente até se exibe com a coragem de manter o chuveiro com a chavinha desligada, faça sol ou faça frio. “O que não é recomendado é uma temperatura muito alta porque a água pode eliminar os óleos naturais da pele, causando uma desidratação, o que propicia o surgimento de alergias e coceiras”, comenta a dermatologista Geórgia Martins da Silveira Alarcão.

Muita gente prefere o banho gelado por proporcionar efeito revigorante e isso acontece porque o corpo reage ao frio, melhorando a circulação sanguínea e estimulando o organismo. Essa temperatura ainda estimula as funções do sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. “É ótimo para a pele e é quase obrigatório para quem precisa de ânimo para o dia”, lembra a dermatologista Maria Ligia Mendonça. A água quente, segundo especialistas, também tem efeitos positivos à saúde, como a sensação de relaxamento, graças a dilatação dos vasos sanguíneos, além de ajudar no tratamento de lesões e na abertura dos poros.

Já quando se trata de pele, o banho quente deve ser evitado para não piorar quadros de ressecamento que leva às inflamações chamadas de dermatites. Altas temperaturas também não fazem nada bem aos cabelos, já que aumenta a secreção da glândula sebácea, causando oleosidade e a proliferação de fungos causadores de caspa. “O couro cabeludo perde a hidratação e isso vai deixá-lo mais oleoso e com aspecto de sujo”, comenta Geórgia Alarcão, que aconselha lavar os fios em dias alternados e na temperatura morna para “facilitar a penetração dos nutrientes e reposição hídrica dos fios”. “Isso porque quase ninguém gosta de banho gelado”, completa a especialista.

Bucha

O uso de bucha como esfregão no banho não é recomendado pelos especialistas porque machuca a pele e força a retirada da oleosidade. É indicado apenas em casos de sujeiras que não saem com água e sabão. “Esses produtos removem as camadas mais superficiais e causam inflamação. Tem um exemplo que sempre digo aos pacientes. Quando se lava uma louça com água quente, ela tira melhor a gordura e, se adicionar o detergente, ajuda ainda mais. A panela fica brilhando. Só que tudo isso para a pele é ruim, já que ela precisa dessa camada de proteção”, comenta a dermatologista Patrícia Andréia Ferreira.

 

Dicas de ouro

Ensaboar o corpo inteiro

Melhor não. O sabonete tem ação detergente e remove o manto lipídico da pele. O ideal é utilizar sabão apenas nas áreas em que há excesso de produção de suor, como face, axilas, mãos, pés e genitais.

 

Hidratação

Logo após a chuveirada, é fundamental secar levemente o corpo com a toalha e sem seguida deve-se aplicar um hidratante. É o momento que favorece maior absorção do produto.

 

Temperatura ideal

O banho ideal é o morno, com temperatura entre 29°C e 38°C, pois se assemelha à temperatura corporal. Acima disso, já é considerado quente, que pode ser benéfico em algumas situações, como para o alívio de dores musculares e articulares, mas ruim para outras.

 

Mais de um

Se estiver muito calor e a pessoa transpirar muito, pode-se tomar mais banhos por dia, mas é aconselhado não usar sabonete em todos. Alguns podem ser somente com água limpa, numa temperatura fresca. Se houver necessidade, devido ao mau cheiro, pode-se lavar com sabão ou sabonete as axilas, pés e áreas íntimas.

 

Sabonetes

O sabão de coco não deve ser usado no banho, pois, ao contrário do que muita gente diz, ele não é neutro. Os tipos mais comuns de sabonete indicados são: glicerinado, hidratante, antibacteriano e esfoliante. O ideal é pedir uma indicação ao seu dermatologista.

Globo/Fábio Rocha
O cantor Fiuk aparece em segundo lugar na lista dos poucos banhos
Globo/Fábio Rocha
Viih Tube: influenciadora é a rainha de evitar banhos no Big Brothr Brasil 21
Divulgação
Maria Ligia Mendonça: "O problema é que tem gente que nunca acha que está limpo e fica até 30 minutos” “O problema é que tem gente que nunca acha que está limpo e fica até 30 minutos”
Divulgação
Patrícia Ferreira: “Quando se lava uma louça com água quente, ela tira melhor a gordura e, se adicionar o detergente, ajuda mais”
Divulgação
Geórgia Alarcão: “O que não é recomendado é uma temperatura muito alta”
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI