Desde 1990, o Brasil comemora o Dia Mundial do Rock. A data foi criada em 13 de julho de 1985, em homenagem ao lendário evento Live Aid, que aconteceu no mesmo dia.
O evento beneficente reuniu grandes artistas em dois shows simultâneos, na Inglaterra e nos Estados Unidos, com o objetivo de levantar fundos para a população que passava fome na Etiópia. Na ocasião, Phil Collins, participante do evento, revelou que gostaria que aquele fosse considerado o "dia mundial do rock".
O público teve a oportunidade de curtir shows dos ilustres The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath.
Apesar de se chamar "Dia Mundial do Rock", a data só é comemorada no Brasil. Ela começou a ser celebrada cerca de 5 anos depois do Live Aid, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock - 89 FM e 97 FM - começaram a mencionar a data em sua programação. Os ouvintes aceitaram e, em poucos anos, o dia passou a ser popular em todo o país.
#DiaMundialDelRock 31 años de que Queen cambió la historia del rock en 'Live Aid' pic.twitter.com/aUpjGIAP4o
— Charlie Rugerio (@CRUGERIO82) 13 de julho de 2016
13 de julho e 'nois' tá como #diamundialdorock pic.twitter.com/lq3as4OyfI
— Angel Figueiredo (@xaxngie) 13 de julho de 2017
Hoje é #DiaMundialDoRock! Fica aqui a nossa homenagem! 🎤🎸💀 pic.twitter.com/xWCKo6iE6I
— Jornal Extra (@jornalextra) 13 de julho de 2017
Bora escolher uma roupa especial pra hj#DiaMundialDoRock pic.twitter.com/M0J6VQwB1q
— bicho preguiça (@EmmettStilbart) 13 de julho de 2017
Pro Rock and Roll todo dia é dia!#diamundialdorock
— Feu ¹³ (@eaiFeu) 13 de julho de 2017
\m/ (◣_◢) \m/ pic.twitter.com/OTr3jrmPeG