Famosos

Seis filmes para entender a luta contra a homofobia

Divulgação
Em 'O clube de compras Dallas' mostra como a luta por tratamentos alternativos contra a AIDS fizeram com que ele vencesse o próprio preconceito

Somente em 2015, 318 homossexuais foram mortos no Brasil vítimas da homofobia, ou simplesmente, o preconceito. Segundo dados divulgados pelo Grupo Matizes sobre Denúncias de Violações de Direitos Humanos, esse número é 94% superior ao de 2014. A estimativa é que um assassinato aconteça a cada 28 horas no Brasil – país que concentra o maior número de mortes de travestis e transexuais do mundo.

Vencer o preconceito é um dos desafios lembrados nesta quarta-feira (17), Dia Nacional de Combate à Homofobia. O assunto tomou conta da internet durante todo o dia com debates sobre aceitação e políticas públicas.

A falta de compreensão das diferenças é considerada uma das maiores barreiras na luta por igualdade. O cinema, em especial nos últimos anos, se tornou um porta-voz da causa com o lançamento de obras que tratam a história de lutas contra o preconceito e que ajudam a compreender um pouco mais sobre o assunto.  

Separamos seis filmes bem recentes que falam sobre isto.

Confira:

1  - Clube de Compras Dallas


Não é um filme sobre homossexualidade em si, mas mostra como um eletricista dos Estados Unidos com AIDS venceu o preconceito para buscar novas formas de tratamento para a doença. O filme é baseado em fatos reais. O heterossexual Ron Woodroof foi diagnosticado com HIV em 1985, época em que a doença era estigmatizada como algo de homossexuais, o que tornou Woodroof vítima de preconceito. Para vencer o prognóstico de apenas 30 dias de vida, o eletricista começa a contrabandear medicamentos alternativos. Grupos de homossexuais se tornam seu mais suporte, entre eles está Raymond, um travesti autointitulado "Rayon" que vira seu melhor amigo.

2 – O Jogo da Imitação


O filme é uma cinebiografia do gênio britânico Alan Turing, responsável por liderar a equipe que desvendou a codificação usada pelos alemães para enviar informações de futuros ataques durante a Segunda Guerra Mundial. A ideia era conhecer a ordem antes dela ser executada e, desta forma, evitar danos. Turing é intransigente e tem problemas de relacionamento com todos a sua volta. O desafio faz com que ele aprenda a conviver e a trabalhar em equipe. Ainda sendo papel de extrema importância para que a Alemanha fosse derrotada, o gênio sofre com preconceito e acaba condenado por homossexualidade.

3 – Carol


‘Carol’ é considerado uma das obras mais elegantes ao tratar o tema. O filme se passa em 1948, quando a homossexualidade era tratada como desvio de conduta. Carol Aird é uma mulher da alta sociedade britânica. Infeliz no casamento ela deixa o marido e descobre sua homossexualidade. Carol se apaixona pela jovem Therese Belivet com quem começa um relacionamento. O marido de Carol, na tentativa de impedir o divórcio, utiliza a relação entre ela e Therese para impedir que a ex-mulher se aproxime da filha. Carol tem que vencer o preconceito e barreiras legais para continuar a ver a filha ao mesmo tempo em que manter seu envolvimento amoroso.

5 – Hoje eu quero voltar sozinho


O filme brasileiro traz um adolescente que luta contra dois tipos de preconceitos: contra deficientes visuais e homossexualidade. A história simples e leve mostra a descoberta da orientação sexual do personagem ao lado de conflitos comuns do universo dos adolescentes.

6 – A Garota Dinamarquesa


Também baseado em fatos reais, ‘A Garota Dinamarquesa’ relata a história do transexual Lili Elbe. Nascido como Einar Mogens Wegener, Lili foi uma das primeiras pessoas a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual. O filme retrata a descoberta de Einar, a mudança no relacionamento com a esposa Gerda Wegener, a busca por aceitação até a decisão de fazer a cirurgia ainda em teste. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI