Famosos

Travessia estreia com o desafio de manter boa audiência de Pantanal

Divulgação / Rede Globo
Chey Suede, Lucy Alves e Romulo Estrela, os protagonistas de Travessia , que estreia nesta segunda-feira (10)

Duas tramas femininas interligam Travessia, novela das 21 horas da Rede Globo que estreia nesta segunda-feira (10): o caminho da maranhense Brisa (Lucy Alves), que se vê vítima de uma deepfake; e o da carioca Chiara (Jade Picon), menina rica e mimada que vai fazer de tudo para ter o que quer. As duas protagonistas desenham a trama do novo folhetim da roteirista Glória Perez e dirigida por Mauro Mendonça Filho, ambos ganhadores do Emmy.

Travessia surge com o desafio de manter a boa audiência do horário nobre da Globo após o sucesso de Pantanal, que alcançou picos de audiência e conquistou um público diverso. Autora de novelas desde os anos 1980, tendo alcançado grandes sucessos na telinha, a exemplo de Barriga de Aluguel (1990), O Clone (2001) e Salve Jorge (2012), Glória é conhecida por suas tramas paralelas, histórias que tocam em assuntos de comportamento contemporâneo e jornadas de grandes heroínas. Em Travessia não será diferente.

“Eu acho maravilhoso estrear depois de uma novela de sucesso. É tudo o que a gente quer. Estamos muito felizes com Pantanal. A pressão seria muito maior se fosse ao contrário”, adianta a autora em coletiva de imprensa durante o lançamento de Travessia, no Rio de Janeiro. A trama aborda o impacto das fake news na vida das pessoas. De São Luís do Maranhão (MA), Brisa será vítima de uma deepfake e sua vida mudará para sempre. Ao mesmo tempo, a delegada Helô, vivida em 2012 por Giovanna Antonelli, tentará ajudar a protagonista, ao investigar o crime.

Com núcleos diferentes, mas que, em algum momento vão se interligar, a novela é concentrada nos personagens maranhenses, a exemplo da dona Núbia (Drica Moraes), mãe de Ari (Chay Suede). Já no Rio de Janeiro, a história foca na empresa de engenharia Guerra Projetos e Construções, de Guerra (Humberto Martins), pai de Chiara e que trava uma disputa com Raul Moretti (Rodrigo Lombardi). Há ainda personagens que permeiam a narrativa, como Cidália Montenegro (Cássia Kiss), Dante (Marcos Caruso), Leonor (Vanessa Giácomo) e Oto (Rômulo Estrela).

Para criar a história, Glória Perez se baseou em um caso real de fake news, quando a dona de casa Fabiane Maria de Jesus foi morta após ter sido espancada por dezenas de moradores do Guarujá (SP), em 2014. “Foi um caso que me surpreendeu muito, fiquei chocada, acompanhei na época. Ali, no caso da Fabiane, não se tratava nem de uma fotografia que tivessem trocado o rosto dela, foi um retrato falado”, lembra a autora.

Primeira protagonista de novela da carreira, a atriz e cantora paraibana Lucy Alves vê com expectativa a narrativa de Brisa, uma mulher batalhadora que fará de tudo para provar a inocência e buscar justiça. O convite aconteceu durante a pandemia, após a autora Glória Perez falar que pensou nela ao escrever a personagem.

“Foi um convite da própria Glória e eu fico honrada. Sei que é uma responsabilidade representar um Estado tão rico como é o Maranhão, e fico muito feliz de fazer uma novela dela, uma autora que sabe escrever muito bem, principalmente para mulheres, as heroínas”, destaca Lucy. Antes de Travessia, a artista já esteve no elenco de outras novelas da Globo, como Velho Chico (2016), Tempo de Amar (2017) e na primeira fase de Amor de Mãe (2019). Atualmente, a atriz também está no elenco da série Só se For por Amor (2022), da Netflix.

Ao lado de Lucy, outra artista que estreia no protagonismo de novelas é a digital influencer e ex-BBB Jade Picon, que vive a mimada Chiara, que usará de todas as artimanhas para conquistar Ari (Chay Suede). Para a atriz, o momento é de expectativa para viver seu primeiro trabalho na TV. “É a realização de um sonho e não tenho medo de nada, mas sei que a pressão é enorme. Desde que saí do Big Brother Brasil procuro focar nas coisas boas. No programa tive um acesso diferente do fã que me acompanha. Não estava sozinha, nunca me senti desamparada”, diz.

Estrela

Outro nome que retorna à telinha após oito anos é a atriz Drica Moraes, que desde Verdades Secretas (2015) não estrelava uma novela. Nos últimos anos, a artista esteve no ar em séries, como Sob Pressão (2019) e Amor e Sorte (2020). Atualmente, Drica pode ser vista na reprise de Chocolate com Pimenta, no Vale a Pena Ver de Novo. “Eu estou amando. Estava com saudade de fazer novela porque é uma dinâmica muito ágil. A novela tem uma agilidade que me seduz, me encanta”, reitera a artista.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI