No ar na novela global Amor de Mãe, Erika Januza, de 34 anos, falou sobre a decisão de cortar os fios e assumir seu cabelo natural. Capa da revista Glamour deste mês, a atriz revelou que partiu dela a ideia de que a personagem tivesse o cabelo bem curto.
“A ideia veio de um desejo genuíno de poder representar mais mulheres”, explica. Entretanto, Januza revela que nem sempre foi assim. “Nunca falamos sobre racismo em casa. Nos entendíamos como negros e ponto. Meu primeiro contato com o assunto foi aos 26 anos, quando me mudei para o Rio e sofri ao precisar cortar o cabelo”.
Consciente da sua representação no cenário nacional, Erika vem ocupando papéis na telinha, que mostram a mulher negra ocupando espaços inéditos de poder e prestígio, como Marina, a tenista interpretada pela atriz na trama das nove. Quem acompanha a carreira da artista, também, vibrou alguns anos com a reviravolta de sua personagem na novela O Outro Lado do Paraíso, a juíza Raquel.
Figurinha carimbada quando se trata do assunto empoderamento feminismo negro, Erika vem abordando cada vez mais publicamente assuntos que a tocam, como a solidão da mulher negra e do preconceito contra casais inter-raciais. “Já passei por situações em que achavam que eu era ‘acompanhante’ de gringo”, contou abismada.