Geral

Às vésperas do Dia das Crianças, Mutirama tem cinco brinquedos fora de operação

Wildes Barbosa
Preparativos para o Dia das Crianças no Parque Mutirama, na Avenida Contorno, no Setor Central, em Goiânia. Local é muito procurado na data

O Parque Mutirama em Goiânia terá programação especial gratuita para o dia das crianças, celebrado nesta nesta quarta-feira (12). O horário de funcionamento será das 9h às 17h. No entanto, apesar de ter 28 brinquedos, cinco dos principais deles não estarão a disposição das crianças. São eles: montanha-russa, mini montanha-russa, teleférico, roda-gigante e a casa mal-assombrada.

Os motivos para as atrações estarem suspensas variam entre reformas e questões de segurança. Em contrapartida, o Cine 4D será reinaugurado nesta quarta, e outras atividades serão realizadas, dentre elas, a feira Geek, apresentações de mágica, exposição de veículos e sorteio de brindes (veja quadro).

Após seis anos parado, o Cine 4D volta com a intenção de proporcionar experiências imersivas e sensoriais ao público. Os mecanismos para percepção são poltronas que se movimentam de acordo com a cena transmitida, disparos de água em spray, vento, flashes de luzes e fumaça. Já os fãs de montanhas-russas, terão de esperar um pouco mais. Sem previsão de reabertura, a Super Jet, unidade maior do brinquedo, está paralisada há aproximadamente 8 meses. Segundo a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), a suspensão foi realizada para intervenções técnicas.

A versão mini da montanha-russa também segue suspensa há mais de três anos devido à queda de árvores em quatro trilhos do brinquedo, danificando-os, depois de uma chuva. O presidente da Agetul, Valdery José da Silva Júnior, explica que o processo de compra para reestruturar a atração não é simples pelo material vir de um fabricante estrangeiro, mas através desse processo de compra entrará em fase final de reparo.

TRÂMITE

Outras duas atrações permanecem em trâmite para serem retomadas: a Casa Mal-assombrada, parada há nove anos, e o Teleférico, sem funcionar desde 2015. Em junho, a Prefeitura publicou que o valor previsto para ser gasto nas duas atrações é de R$1,1 milhões e R$1 milhão, respectivamente. Elas são esperadas para reabrir nas próximas férias escolares, indica Silva Júnior. Alvo de furtos e vandalismo no passado, a Casa Mal-assombrada provoca uma grande expectativa para o parque. Ela deve passar por revitalização das parte mecânica, hidráulica e artística.

“O Mutirama tem um passado muito ruim e nesta gestão estamos primando por segurança”, explica o presidente sobre o período de suspensão. Ele destaca, também, que a gestão atual entrou com 11 brinquedos sem funcionar e, em meio a pandemia da Covid-19, foi possível reduzir esse número. Além disso, os brinquedos em funcionamento passam por fiscalização “corretiva, produtiva e preventiva” diária por uma equipe de engenharia capacitada.

DIA DAS CRIANÇAS

O feriado contará com horário especial. O Parque, normalmente fica aberto de quarta à domingo das 10h às 16h, mas terá esse período estendido em duas horas. “Expectativas são as melhores possíveis, estamos nos preparando para um público rotativo de 20 mil pessoas”, espera o presidente da Agetul. Com a motivação de entregar um dia memorável às crianças do município, Silva Júnior enfatiza que o Mutirama é o único Parque público do mundo, sendo uma forma de incluir crianças em vulnerabilidade social no período de lazer.

Para o evento, a lista da programação foi pensada, de acordo com o presidente, por uma equipe de analistas, que já faz parte da Agetul, para explorar as possibilidades de atividades de lazer e elaborar as atrações para além das brincadeiras tradicionais com o objetivo de entreter todo o público.

Wildes Barbosa
Operários fazem manutenção em parque
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI