Geral

Aneel envia dois fiscais para acompanhar serviço da Enel em Goiás

Lucas Diener / Secom
Decisão foi anunciada nesta segunda-feira (24) após reunião do governador Ronaldo Caiado (UB)

Dois fiscais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em conjunto com a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), irão acompanhar o serviço de distribuição prestado pela Enel Goiás. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (24) após reunião do governador Ronaldo Caiado (UB) com Sandoval de Araújo Feitosa Neto, diretor-geral da Aneel.

No sábado (22), Caiado afirmou que a Enel estava promovendo sabotagem contra Goiás ao desmobilizar equipes de manutenção preventiva da rede de energia elétrica. A denúncia está sendo apurada também pelo Procon Goiás. 

Além disso, após Ação Civil Pública protocolada pelo estado, a Justiça estadual determinou que a companhia retome a manutenção da rede e o quadro normal de funcionários. A decisão também prevê que a empresa não realize cortes em investimentos, sob pena de multa de R$ 1 milhão por dia em caso de descumprimento. 

O serviço de distribuição de energia elétrica em Goiás está em processo de transferência da Enel para a Equatorial. Caiado acusa a Enel de montar estratégia de para que a próxima empresa receba a estrutura em Goiás deteriorada.

No fim de semana, a Enel divulgou nota afirmando que a operação da empresa segue normalmente no estado. “Com o início do período das chuvas, nessa época do ano, a distribuidora tradicionalmente prioriza as atividades de emergência em campo. Portanto, antes do período chuvoso, a companhia intensifica as ações de manutenção preventiva, que no momento contam com 110% de execução”, disse. 

A Enel Distribuição Goiás reforça que as operações da empresa seguem normalmente. Com o início do período das chuvas, nessa época do ano, a distribuidora tradicionalmente prioriza as atividades de emergência em campo. Portanto, antes do período chuvoso, a companhia intensifica as ações de manutenção preventiva, que no momento contam com 110% de execução. 

Entre as ações de manutenção executadas pela Enel Goiás em 2022, cabe destacar a realização de cerca de 300 mil podas. Além disso a companhia corrigiu, preventivamente, 106 mil pontos de possíveis defeitos e ainda realizou a limpeza de mais de 36.500 quilômetros quadrados de faixa de servidão. 

Os compromissos da Enel Goiás com a distribuição de energia no estado vão muito além do cumprimento  dos indicadores de qualidade ( de duração e frequência das interrupções). A companhia vem realizando uma verdadeira transformação na infraestrutura elétrica do Estado, buscando o avanço do sistema de forma duradoura. 

A distribuidora também cumpriu com todos as ações previstas no termo de compromisso firmado com o Governo do Estado e tem avançado com obras estruturantes, que incluem o atendimento à demanda reprimida histórica e a redução do passivo de conexões rurais. 

A empresa se coloca à disposição das autoridades locais para apresentar o plano de trabalho em execução, que segue os mesmos moldes do realizado nos anos anteriores, e que resultou numa redução média de mais de 50% na frequência e 40% na duração das quedas de energia em Goiás.

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI