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Após resposta irônica e repercussão negativa, SMT decide encerrar conta no Twitter

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Perfil oficial da SMT respondeu a um internauta que a sincronização dos semáforos da T-7 'tomou doriu'

Qual o limite entre a brincadeira, a ironia e a falta de respeito nas redes sociais? Pergunta de difícil a resposta, mas o que podemos afirmar é algo bem tênue. Na última segunda-feira (23), o internauta Paulo Eduardo Prado utilizou o Twitter para questionar a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) sobre a sincronização dos semáforos da avenida T-7 e aguardava uma resposta. O que ele não esperava era a forma como o órgão o responderia. 

"Tomou doriu", foi assim que a SMT escreveu na rede conhecida pelos 140 caracteres, fazendo referência ao comercial do remédio usado contra dor de cabeça e que foi sucesso nos anos 90 e começo dos anos 2000. A postagem foi apagada, mas antes de ser retirada do ar o tuiteiro ainda respondeu à SMT informando que Doril é escrito com a letra 'L' e não 'U'.

O assunto ganhou repercussão e dividiu opiniões. A resposta não espantou alguns usuários, visto que vários perfis oficiais, como os de prefeituras, usam da brincadeira e a ironia para se comunicar com o público na internet. Já outras pessoas não concordaram com o tom e acharam muito desrespeitoso. 

"Já trabalhei na Prefeitura e trabalho na área de social media. Sou a favor de termos uma comunicação mais leve nas redes e não concordo com a desativação da conta do Twitter da SMT. Na hora da resposta ao meu questionamento olhei na tela do celular e pensei: 'Gente, não é possível'. E olha que me responderam duas vezes. Postaram Doril com 'U' e com 'L'. Acho que o melhor a se fazer seria retratar o erro e seguir com o trabalho", afirma Paulo Prado.

Para o jornalista, o Twitter é um canal direto, ágil, rápido e prático. É uma forma de facilidade para o público. "A Secom entrou em contato comigo e falou que a conta foi invadida e/ou que alguém que tem acesso respondeu sem querer. A partir do momento que você tem uma senha de um canal de comunicação de uma pasta tão importante como é a da SMT, você deve ter mais atenção responsabilidade. A desculpa ficou pior que resposta", explica.

A assessoria comunicação da Prefeitura de Goiânia confirmou que a conta oficial do órgão foi desativada em comum acordo. A Secom afirmou que o Twitter da SMT já seria desativado em breve, pois a prefeitura vai lançar um aplicativo onde vai reunir todos os serviços em um só lugar. Uma fonte de dentro da SMT afirmou que o Twitter do órgão teria sido invadido, pelo menos, três vezes neste ano de 2017. 

"Pedimos desculpas pela postagem feita no dia 23/10, 8h52 e informamos que, devido a recorrentes invasões, essa conta será desativada. A conta da @smtgoiania será substituída por novo canal de atendimento e informação à população. Nos desculpem e obrigado!"

Dentro do processo de desativação, o usuário precisa desativar a sua conta e ficar sem acessá-la por 30 dias. Depois desse período, o Twitter vai começar a excluir seus dados e tweets, o que pode demorar mais uma semana. Assim, o perfil da SMT no Twitter segue no ar por, pelo menos, mais um mês.

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A conta da SMT no Twitter foi desativada e deve ficar ativa por mais 30 dias
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