Uma operação de resgate por vítimas dos deslizamentos após forte temporal que atingiu a Baixada Santista, em São Paulo também reúne equipes que fazem buscas por animais de estimação que perderam seus tutores. Nessa situação, um cachorro foi flagrado cavando o local onde seu dono acabou soterrado na Barreira do João Guarda, em Guarujá. (Com informações do G1).
Equipes da Guarda Civil Municipal da cidade flagraram o animal cavando desesperadamente onde, momentos depois, o corpo de seu tutor foi encontrado. Segundo testemunhas, o animal chorava enquanto tentava localizar o dono.
Além do cão que tentava cavar, um outro cachorro que pertencia à vítima do deslizamento também foi encontrado pela equipe. Ambos animais foram recolhidos pelo Bem-Estar Animal de Guarujá e serão destinados à adoção.
Uma força-tarefa para identificação de animais que tenham perdido os tutores durante o desastre foi montada. No total, foram recolhidos 24 animais entre terça e quarta-feira (4), sendo 11 gatos e 13 cães.
Os animais serão castrados, vacinados, vermifugados e microchipados para, então, serem encaminhados à adoção. O órgão também presta atendimento veterinários aos animais cujos tutores sobreviveram aos deslizamentos e precisam de atendimento.
O temporal teve início na noite de segunda e se estendeu durante toda a madrugada e manhã de terça-feira. Os moradores registraram alagamentos e ruas ficaram intransitáveis em toda a Baixada Santista. Diversas linhas de ônibus e itinerários foram comprometidos pelo temporal.