João Rodrigues Cerqueira é um jovem brasiliense, de 20 anos, que na última terça-feira (21), virou tema de notícia no Distrito Federal.
Há seis meses, ele trabalha em uma cooperativa de coleta de material reciclável e, ao encontrar U$1,5 mil (equivalente a R$4,5 mil), fez questão de devolver ao dono. O dinheiro encontrado em meio ao lixo, vale 7,6 vezes mais que a quantia que recebe mensalmente na cooperativa.
O dono do dinheiro, o fonoaudiólogo Bruno Temistocles, conta que o pacote com a quantia foi jogada no lixo, por engano, pelo cunhado dele de 7 anos. Mas que ao perceber que o caminhão da coleta seletiva havia passado em sua casa, imediatamente se dirigiu à cooperativa, sem sucesso. “Comecei a procurar no desespero. Fiquei de umas 18h30 até 22h procurando e não consegui achar”, contou o fonoaudiólogo à TV Globo de Brasilia.
Bruno deixou a cooperativa desacreditado, mas quando menos esperava recebeu a ligação de João Rodrigues. “Na hora que ele [o catador] me ligou falando que tinha encontrado, nossa, eu fiquei muito feliz assim”, disse o fonoaudiólogo.
O catador, no entanto, não se vangloriou do feito e contou que, ao saber que uma pessoa procurava pelo dinheiro perdido, ficou mais atento ao trabalho.
O dinheiro estava separado para uma viagem que Bruno fará com a família à Europa.