Geral

Chocolate em excesso prejudica a dieta; veja como comer sem culpa

Reprodução

O chocolate é considerado um dos doces mais queridos pelas pessoas e, inclusive, tem um dia para ser celebrado: 7 de julho. Em tempos de festa ou datas comemorativas fica impossível resistir a um mundo de sabores.

Porém, é pensar no assunto que já começamos a calcular os prejuízos para a dieta. 

Fica difícil não imaginar o botão da calça apertando. E não é pra menos, pois o consumo exagerado de açúcares e carboidratos está ligado diretamente ao aumento de gordura na região abdominal.

A boa notícia é que o chocolate nem sempre é um vilão! E o segredo para aproveitar essa delícia sem passar vontade e estragar a dieta é manter o equilíbrio, fazendo escolhas inteligentes.

1) SAIBA ESCOLHER - Priorize aqueles com o teor de cacau acima de 50%. Eles são considerados como as versões mais saudáveis.

2) COMA NA SOBREMESA - Saborear o chocolate como sobremesa evita que o consumo seja exacerbado, assim a saciedade será alcançada com porções menores. Apostar no consumo de vegetais na hora das refeições também é ótima ideia, considerando que os vegetais são ricos em fibras e nutrientes que além de diminuir a absorção de gordura no organismo, reduz a fome.

3) ATENÇÃO ÀS VERSÕES DIET - Para não trazer prejuízos à dieta, algumas pessoas terminam dando preferência ao chocolate diet. Mas é necessário ter atenção, pois alguns desses produtos são direcionados a pessoas com restrição no consumo de açúcar. Para a perda de peso, esse tipo de alimento não é vantajoso, já que o açúcar é substituído por gordura, e isso eleva o valor calórico.

4) FIQUE DE OLHO NAS PORÇÕES - É preciso ter inteligência na hora da escolha do chocolate para não boicotar sua dieta. Por exemplo, um ovo de chocolate grande pode passar de mil calorias, enquanto os pequenos contam com cerca de 70 calorias. Na hora da compra é importante levar em consideração que os benefícios do chocolate e a sensação de bem-estar também podem ser desfrutados com quantias menores do doce.

5) CAPRICHE NA QUALIDADE DAS REFEIÇÕES - Dois erros que podemos cometer é fazer compensações alimentares e pular refeições. Tenha cuidado 
quanto a isso, pois longos períodos em jejum feitos aleatoriamente sem uma programação, podem desregular o funcionamento do metabolismo e aumentar as chances de compulsão alimentar. Por isso, o correto é manter todas as refeições do dia, valorizando sempre a qualidade nutricional dos alimentos.

6) NÃO SABOTE O SEU TREINO - Pode ser difícil manter a rotina de treinos em tempo de festas. Porém, é importante separar uma hora do dia para se exercitar, pois isso evita que as calorias a mais se transformem em gordurinhas. Mesmo que seja impossível fazer a rotina habitual de treinos, uma atividade física mínima já faz muita diferença. O que não pode é comer exageradamente e não queimar as calorias.

7) PRIORIZE SEU SONO - É fato que uma única noite mal dormida já é capaz de desregular todo o metabolismo, afetando a digestão e aumentando o apetite por alimentos ricos em açúcar e carboidratos, que ingeridos em excesso, potencializam o ganho de peso. Além disso, a privação de sono está ligada normalmente a quadros de estresse e ansiedade, que também são gatilhos para uma alimentação desequilibrada. Priorize seu sono, crie boas rotinas antes de dormir, sem uso eletrônicos e o consumo de alimentos pesados.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI