Geral

Cia Carlos Moreira promove Mostra de Férias gratuita com espetáculos, oficinas e bate-papo

Programação acontece de 18 a 21 de julho, no centro de Goiânia, com vagas limitadas e mediante reserva antecipada

Modificado em 17/09/2024, 16:29

Cia Carlos Moreira promove Mostra de Férias gratuita com espetáculos, oficinas e bate-papo

(Divulgação)

A 4ª Mostra de Férias da Cia de Teatro Carlos Moreira acontecerá de 18 a 21 de julho, no teatro da companhia, localizado na Rua 8 (Rua do Lazer), no Centro, em Goiânia, com atrações para toda a família. A programação, que inclui oficinas, bate-papo, comédias e espetáculos infantis, é totalmente gratuita, mas as vagas são limitadas e os ingressos devem ser reservados com antecedência pelo WhatsApp (62) 99411-2195.

Entre os destaques desta edição está a participação do ator, cantor, apresentador e humorista Saulo Laranjeira, um dos grandes nomes do humor brasileiro, que promoverá uma "prosa" sobre assuntos culturais diversos com outros artistas. Além disso, a mostra contará com a presença de diretores com formação técnica apurada, que ministrarão oficinas de direção, maquiagem e de interpretação para maiores de 12 anos de idade e a oficina de animalidade, corpo e infância dedicada aos pequenos.

A programação também será marcada pela apresentação das comédias 'Outra História de Amor', 'Uma Vez por Semana' e 'A Sogra que Pedi a Deus' e dos espetáculos infantis 'Emília em um Plano para Salvar o Planeta', 'Guardiões do Cerrado', 'O Mágico de Oz', e 'Shrek - O Musical'.

A 4ª Mostra de Férias da Cia de Teatro Carlos Moreira é realizada com apoio financeiro do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e conta com patrocínio da Compleite.
Democratização da cultura
A Mostra de Férias tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura e proporcionar lazer de qualidade para as famílias. "A gente faz essa mostra sempre em período de férias escolares para que as pessoas que não saem da cidade ou que por algum motivo não conseguem ir ao teatro nos dias normais tenham a chance de assistir a espetáculos de diversas áreas e também participar de oficinas para se qualificar e se profissionalizar", explica o ator e diretor Carlos Moreira.

Ele ainda ressalta o impacto positivo da mostra na formação de novos públicos e revelação de novos talentos: "Também é uma porta que se abre para quem tem vontade de fazer teatro. Quando você proporciona o espetáculo, você proporciona a formação de uma plateia, e dessa plateia podem surgir inúmeras pessoas com um talento para o teatro", complementa.

O diretor destaca ainda o sucesso crescente da iniciativa e sua pretensão em promover algo maior. "A cada edição, a adesão do público, dos artistas e do poder público aumenta. O meu projeto é realizar o mês todo de mostra, inclusive trazendo grupos de outros estados e até mesmo de fora do Brasil para que a gente possa trocar experiências", revela. Mais informações no instagram @ciadeteatrocarlosmoreira.go.
PROGRAMAÇÃO
4ª Mostra de Férias da Cia de Teatro Carlos Moreira
18/07 (quinta-feira)
14h - Abertura: Prosa com artistas com Saulo Laranjeira
19/07 (sexta-feira)
13h - Oficina de Direção com Constantino Isidoro Filho
20h - Espetáculo de comédia "Outra História de Amor"
20/07 (sábado)
10h - Espetáculo infantil "Emília em um Plano para Salvar o Planeta"
13h - Oficina de Maquiagem com Bruno Carvalho
20h - Espetáculo de comédia "Uma Vez por Semana"
21/07 (domingo)
9h30 - Espetáculo infantil "Guardiões do Cerrado"
10h30 - Oficina Espécie Vira Criança com Rodrigo Cunha
11h - Espetáculo infantil "O Mágico de Oz"
13h - Oficina de Interpretação com Carlos Moreira
17h - Espetáculo infantil "Shrek - O Musical"
20h - Encerramento: Espetáculo de comédia "A Sogra que Pedi a Deus"

IcMagazine

Famosos

Elenco com Gisele Itié realiza últimos ensaios para espetáculo da Paixão de Cristo

Espetáculo será apresentado às 20h desta sexta-feira (18), na Praça dos Girassóis. Voluntários fazem parte do elenco que conta a história de Jesus.

Modificado em 14/04/2025, 21:01

Atores ensaiam para espetáculo Paixão de Cristo, em Palmas (Edu Fortes/ Divulgação)

Atores ensaiam para espetáculo Paixão de Cristo, em Palmas (Edu Fortes/ Divulgação)

Faltando poucos dias para a encenação do tradicional espetáculo Paixão de Cristo, o elenco faz os últimos ensaios antes do espetáculo a céu aberto. A apresentação será nesta sexta-feira (18), na praça dos Girassóis, em Palmas.

Com o tema 'Todos Perseveram Unânimes em Oração', a 21ª edição da peça teatral traz como novidade aparticipação de artistas experientes como Gisele Itié e Ivo Gandra .

A atriz que acumula dezenas de produções audiovisuais na carreira, começou os ensaios no último sábado (12) e deve viver a personagem Maria de Nazaré, mãe de Jesus.

Acredito que será um momento muito emocionante, para mim foi uma grata surpresa e um desafio de fazer Maria de Nazaré, será uma experiência bem diferente e muito bacana", destacou Itié.

Já o ator Ivo Gandra, que possui experiência em telenovela e filmes, além de ser mister Tocantins 2015, se prepara para viver o personagem principal, Jesus, e ensaia há mais de um mês. "Estou tentando trazer uma outra perspectiva sobre esse personagem pra ter um diferencial no espetáculo".

Além deles, a equipe técnica e os artistas locais, profissionais e amadores totalizam cerca de 100 pessoas, conforme divulgou a assessoria do espetáculo.

Segundo o diretor-geral Valdeir Santana, a participação de Gisele Itié como a mãe de Jesus traz um diferencial para peça e marca uma nova etapa no projeto.

"A gente procura sempre inovar e a figura da mãe de Jesus, Maria, é aquela que está sempre ao lado do filho que mesmo nas dores ao lado dele, ela nunca desiste. É um exemplo de fé que a gente com certeza vai permitir que a plateia consiga ver isso durante todo o espetáculo", comentou.

Mulheres ganham motivo para sorrir
Retoques em imagem de santa revoltam moradores de Pirenópolis

O evento que costuma atrair uma multidão terá como entrada 2 kg de alimentos não perecíveis por pessoa. Conforme a asessoria do evento, as doações serão destinadas a comunidades indígenas e projetos sociais de pessoas com deficiência que, inclusive, integram o elenco.

Para a atriz voluntária, Aldenes Lima, será um desafio viver esse ano uma personagem vilã, Herodíade, já que no ano anterior interpretou, a mulher samaritana.

"Ela tem uma energia muito negativa, então a gente tem que trazer essa energia e ela é o contrário de toda energia do elenco. Você conta uma história de amor, que é cristo e de repente tem que viver uma personagem que ela distoa disso, então o esforço é muito maior".

A "Paixão de Cristo" é um espetáculo ao ar livre realizado anualmente, com raízes em apresentações populares que datam o século passado. Com uma trajetória de sucesso, a apresentação é promovida pela Cia Art'Sacra e pelo Instituto Nativus, sendo reconhecida como a maior encenação ao ar livre do Tocantins.

Esse evento já faz parte do calendário cultural tanto do estado quanto da capital, consolidando-se como um importante marco na promoção cultural e na formação artística. Em 10 de janeiro de 2017, o espetáculo foi oficialmente incluído no calendário de eventos do município de Palmas por meio da Lei nº 2.287. Recentemente, em 2024, a Lei nº 4.502 também garantiu sua inclusão no calendário cultural do Tocantins.

As inscrições para participar da produção voluntária do espetáculo ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site www.artsacra.com, pelo email artsacra.ciateatro@gmail.com ou pelo telefone (63) 9 8427-1805. Não é necessário ter experiência prévia.

Espetáculo realiza 21ª edição em Palmas (Thiago Wahlbrink/Reprodução)

Espetáculo realiza 21ª edição em Palmas (Thiago Wahlbrink/Reprodução)

IcMagazine

Famosos

Atriz Gisele Itié será Maria no elenco da 'Paixão de Cristo' 2025 em Palmas

O espetáculo tradicional na Sexta-feira Santa, na Praça dos Girassóis, será a partir das 19h, e terá entrada de 2 kg de alimentos não perecíveis por pessoa

Modificado em 09/04/2025, 15:23

Ator Ivo Gandra durante ensaio em Palmas (Edu Fortes / Divulgação)

Ator Ivo Gandra durante ensaio em Palmas (Edu Fortes / Divulgação)

A tradicional encenação da "Paixão de Cristo" deste ano confirmou a atriz Gisele Itié para o papel de Maria e o ator Ivo Gandra para o papel de Jesus, ambos têm passagens pela televisão, teatro e cinema. A apresentação do espetáculo está marcada para a próxima sexta-feira (18), na Praça dos Girassóis, em Palmas.

A atriz Gisele Itié é reconhecida por sua trajetória no cinema, teatro e televisão, Gisele estará no Tocantins para viver a personagem Maria. A previsão é que ela chega na capital neste sábado (12) para começar os ensaios com o elenco.

Já o ator Ivo Gandra, que assume o papel de Jesus, está em Palmas há mais de um mês para preparação do personagem. Ele também tem no histórico atuações na televisão e em diversas produções teatrais e no cinema.

Além deles, a equipe técnica e o elenco contam com artistas locais profissionais e amadores, que totalizam cerca de 100 pessoas, divulgou a assessoria do espetáculo.

Para o diretor-geral Valdeir Santana, a presença de Gisele Itié representa um marco nesta nova fase do projeto, em celebração aos 21 anos de realização do espetáculo.

Estamos muito felizes com a chegada da Gisele. Ela traz não só talento e experiência, mas também uma energia humana e artística que tem tudo a ver com a proposta do espetáculo deste ano. Queremos tocar o coração do público com verdade e beleza."

O evento que costuma atrair uma multidão terá entrada a 2 kg de alimentos não perecíveis por pessoa. Conforme a asessoria do evento, as doações são destinadas a comunidades indígenas e projetos sociais de pessoas com deficiência que, inclusive, integram o elenco.

Atriz Gisele Itié confirme participação como Maria na "Paixão de Cristo" 2025 (Cia Art’Sacra / Divulgação)

Atriz Gisele Itié confirme participação como Maria na "Paixão de Cristo" 2025 (Cia Art’Sacra / Divulgação)

Reconhecimento

Realizada anualmente, a "Paixão de Cristo" é um espetáculo teatral a céu aberto com origem em apresentações populares que remontam ao século passado.

Com uma trajetória de sucesso, a "Paixão de Cristo" é apresentada pela Cia Art'Sacra e Instituto Nativus e já é considerada a maior apresentação ao ar livre do Tocantins. A iniciativa, que integra o calendário cultural do estado e da capital, já se consolida como um marco de promoção cultural e formação artística.

O espetáculo entrou para o calendário de eventos oficiais do município de Palmas por meio da Lei nº 2.287, de 10 de janeiro de 2017. Em 2024, a Lei nº 4.502 também instituiu o evento no calendário cultural do Tocantins.

Geral

Dona de creche vira ré por morte de criança em carro

Flaviane Lima Souza não teve intenção de matar Salomão Faustino, de 2 anos, conforme as investigações. Indiciada poderá responder também por exercício ilegal de profissão ou atividade econômica

Flaviane Lima durante audiência de custódia conta que encontrou Salomão no carro (Reprodução/TV Anhanguera)

Flaviane Lima durante audiência de custódia conta que encontrou Salomão no carro (Reprodução/TV Anhanguera)

A dona de creche Flaviane Lima Souza, de 36 anos, foi indiciada, nesta quinta-feira (27), por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) após esquecer Salomão Rodrigues Faustino, de 2, dentro do carro , em Nerópolis, na Região Metropolitana de Goiânia. O laudo médico apontou que a criança morreu por intermação, de acordo com a Polícia Civil (PC).

Para a reportagem, a defesa da indiciada, o advogado Gildo Martins, informou que ainda não foram notificados a respeito da conclusão do inquérito e só se manifestará quando tiver acesso.

O delegado responsável pelo caso, Alex Fernandes, disse que a polícia concluiu que Flaviane não teve a intenção de matar a criança e que houve uma série de fatores que levaram ao esquecimento da criança.

Ela tinha consciência que devia zelar pela criança, mas ela não tinha o conhecimento que a criança estava no interior do veículo, passando uma dificuldade e que iria falecer em decorrência disso. Ela não tinha conhecimento dessa causalidade. Então, a gente fez um estudo profundo sobre essa situação e concluímos em permanecer a tipificação no homicídio culposo", afirmou o investigador.

Ela também poderá responder por exercício ilegal de uma profissão ou atividade econômica, uma vez que ela realizava o transporte da criança até a creche sem ter permissão legal do Código de Trânsito Brasileiro, segundo o delegado. A creche também não tinha toda a documentação necessária, conforme a exigência do Conselho Estadual da Educação.

A dona da creche teve a prisão convertida em domiciliar pela Justiça. A decisão preliminar assinada pela juíza Sandra Regina Teixeira Campos saiu na quarta-feira (26), por volta das 18h30. De acordo com o advogado dela, Gildo Franks Martins Junior, Flaviane Lima Souza, de 36, deixou o presídio por volta das 23h dessa quarta.

À esquerda, foto Giselle e o filho Salomão juntos. À direita, momento em que ela desmaia na Delegacia de Nerópolis. (Reprodução/Redes Sociais e TV Anhanguera)

À esquerda, foto Giselle e o filho Salomão juntos. À direita, momento em que ela desmaia na Delegacia de Nerópolis. (Reprodução/Redes Sociais e TV Anhanguera)

Gritos de desespero

As investigações analisaram os vídeos gravados pelas câmeras de segurança da creche. Segundo o delegado, embora as gravações não mostrassem as imagens do momento do socorro, foi possível captar o áudio, que mostrou o transtorno de Flaviana quando descobriu a criança dentro do carro.

A gente consegue perceber claramente a voz dela, onde apresenta desespero, medo, surpresa, falta de ação, ou seja, ela ficou totalmente transtornada. Foi um lapso de memória violentíssimo, ela se surpreendeu", descreveu.

Foram 10 dias de investigações, tempo em que foram colhidos 24 depoimentos, entre funcionários do bercário, os bombeiros e policiais militares que atenderam a ocorrência, além dos pais da criança. Agora o inquérito será entregue e apreciado pelo Ministério Público de Goiás (MPGO).

Exaustão

A creche foi aberta em novembro de 2024. O delegado apontou que, desde a inauguração, Flaviane trabalhou exaustivamente, também cumprido atividades em um colégio público na cidade, onde é professora e coordenadora pedagógica: "A investigação levantou também que ela só descansou no Natal, no Ano Novo e aos domingos".

A troca de horário de uma funcionária, que era responsável pela turma de Salomão, também colaborou pelo esquecimento do menino, de acordo com a polícia. Conforme a apuração, há dois dias, o horário de almoço da funcionária foi estendido. Dessa forma, ela não recebeu os alunos que chegaram naquela ocasião. Outra colaboradora ficou com o cargo de cuidar das crianças, mas, no dia, quem ficou foi a própria dona da creche, segundo a polícia.

No dia 18, que era o segundo dia dessa mudança, ela para o veículo, desce e vai tomar conta da mesma turma do Salomão, e não se recorda que o Salomão está no interior do carro", descreveu Fernandes.

De acordo com a PC, a indiciada poderá receber pena de aproximadamente 3 anos e três meses, que poderão ser cumpridos fora da prisão.

Causa da morte

O laudo médico do hospital para onde Salomão foi levado apontou que a criança morreu por intermação.

No laudo médico, na certidão de óbito do Salomão, consta que a causa da morte foi intermação, ou seja, um descontrole do organismo sobre a capacidade de conseguir manter em uma temperatura adequada. E a partir do momento que perde esse equilíbrio, os órgãos começam a falecer e ter uma série de características que podem levar realmente a óbito", explicou o delegado André Fernandes.

Salomão Rodrigues Faustino morreu na terça-feira (18) (Reprodução/Redes sociais)

Salomão Rodrigues Faustino morreu na terça-feira (18) (Reprodução/Redes sociais)

Entenda o caso

O caso aconteceu no dia 18 de fevereiro deste ano. De acordo com a polícia, Flaviane, que também era encarregada de buscar e levar o menino para o berçário, entrou no estabelecimento e esqueceu Salomão dentro do veículo. Em depoimento, Flaviane disse que só percebeu que tinha esquecido a criança no carro ao ir embora para casa.

Fiz minha rotina, em torno de 4h, eu falei para uma das tias que eu iria embora, pois eu estava com muita dor de cabeça. Quando eu abri o carro, o Salomão dobrou o corpinho. Ele estava na cadeirinha e com o balanço do carro, quando eu abri, ele pendeu o corpinho para a frente, foi quando eu vi, desamarrei rápido da cadeirinha e levei para dentro [da creche] e a gente ligou para os bombeiros", afirmou a investigada.

Tentou fugir

A polícia informou que após a confirmação da morte de Salomão, Flaviane tentou fugir da cidade, mas foi localizada e presa em Itaberaí. À polícia, ela justificou que temia represálias e não sabia como reagir diante da tragédia. O POPULAR mostrou que Flaviane chegou a ligar para o marido e disse que tinha causado a morte do menino.

Minha esposa me ligou por volta de 17h40 e falou amor, eu matei uma criança. Acabou o mundo para mim. Fique muito abatido, perguntei que criança e ela disse que havia esquecido o Salomão dentro do carro. Ela perguntou o que fazer e eu disse para ela ligar para os bombeiros e ela disse, mas ele está morto", contou José Petrucio dos Santos em entrevista à TV Anhanguera.

Geral

Avião com criança e mais 5 cai perto de shopping e explode; vídeo mostra incêndio

Avião com criança e mais 5 cai perto de shopping e explode; vídeo mostra incêndio

Modificado em 01/02/2025, 15:05

undefined / Reprodução

Um avião de pequeno porte caiu próximo a um shopping em uma área residencial da cidade da Filadélfia, nos Estados Unidos, causando uma explosão e um incêndio, disse nesta sexta-feira (31) o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro. Relatos iniciais falam em diversos mortos no solo.

Segundo o secretário dos Transportes do governo Donald Trump, Sean Duffy, o avião fazia um traslado médico e transportava seis pessoas: dois tripulantes, dois médicos, o paciente e um familiar. Suas mortes não foram confirmadas até a última atualização desta reportagem.

Veja quem são as vítimas de acidente aéreo entre avião e helicóptero nos EUA
Veja quem são passageiros do avião que explodiu em Ubatuba
Avião atravessa pista em aeroporto, vai parar na praia e explode; vídeo

Segundo a emissora CBS, a aeronave caiu momentos após a decolagem: dados de voo mostram o jato deixando o aeroporto às 18h07, horário local, enquanto a primeira ligação aos bombeiros foi feita às 18h12. Já autoridades do governo federal falam em uma queda "por volta das 18h30". No momento do voo, o clima na Filadélfia era de chuva, vento e muito frio, com baixa visibilidade.

Socorristas que trabalham no local disseram à imprensa americana que partes do avião, um Learjet 55, atingiram carros e deixaram feridos no solo, com o fogo se espalhando rapidamente para uma série de casas.

Moradores próximos ao acidente disseram à CBS que sentiram o chão tremer quando o avião atingiu o chão. Segundo o governo federal, o jato deixava um aeroporto menor na região com direção à cidade de Springfield, no estado do Missouri. Ainda não se sabe o número de vítimas nem o estado de saúde delas.

Autoridades do governo americano, incluindo a FAA (Administração Federal de Aviação, na sigla em inglês), equivalente à Anac no Brasil, anunciaram que vão abrir uma investigação sobre o acidente.

Shapiro, o governador democrata da Pensilvânia, disse que todos os recursos do estado estão à disposição das autoridades locais.

A queda ocorreu dois dias depois do maior desastre aéreo dos EUA em décadas. Na quarta-feira (29), um avião de passageiros se chocou contra um helicóptero militar em Washington, matando 67 pessoas.

O avião da American Airlines vindo da cidade de Wichita, no estado do Kansas, explodiu ao colidir com o helicóptero Black Hawk, e as duas aeronaves caíram no rio Potomac. O voo carregava 60 passageiros e quatro tripulantes, enquanto o veículo militar tinha três soldados a bordo.

Explosão causada por avião que caiu próximo a um shopping em uma área residencial da cidade da Filadélfia (Reprodução/Redes sociais )

Explosão causada por avião que caiu próximo a um shopping em uma área residencial da cidade da Filadélfia (Reprodução/Redes sociais )