Geral

Cientistas descobrem método que apaga memórias

Reprodução/ Youtube
Cena do filme 'Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças'

Imagine apagar da sua memória um trauma que te impede de crescer? Um assalto que nunca mais o deixou sair de casa despreocupado, um acidente que não te permite pegar no volante outra vez, ou mesmo um amor não correspondido?

Mas como deletar uma memória?

No filme ‘Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças”, o protagonista Joel decide passar por um procedimento (um tanto quanto radical) para apagar todas as memórias de seu relacionamento com a ex-namorada, Clementine, que teve um final traumático. No caso de Joel, ele usa uma máquina para realizar o procedimento, mas na vida real o que cientistas do Memory Hackers propõem é conter essas memórias ruins com o uso de alguns medicamentos e exercícios para o cérebro.

O método já foi testado em grupos de voluntários, e apesar de ser possível, a prática implica algumas questões éticas, pois assim como memórias podem ser apagadas, é possível também que outras lembranças falsas sejam implantadas em nossos cérebros.

Contudo, o criador do Memory Hackers explica que a ideia é, sobretudo, tornar as lembranças traumáticas menos estressantes e dolorosas. "Não queremos limpar nossos 'hard drivres'... A habilidade de esquecer coisas doloridas nos permite criar novas histórias sobre quem somos", disse o criador do Memory Hackers, Michael Bicks.

Para quem não assistiu o filme e quer simular como seria na prática apagar alguma lembrança, veja o trailler:

Você apagaria alguma lembrança?
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI