Geral

Cinco pessoas são diagnosticadas com Covid-19 após família abrir caixão em velório

Michael Schwenk

Familiares de uma pessoa que morreu vítima da Covid-19 resolveram abrir o caixão da vítima durante o velório, ocorrido na última semana, em Cairu, Bahia. Poucos dias depois, exames confirmaram que cinco pessoas que estavam presentes foram contaminadas pelo coronavírus. As informações são da Folha de S. Paulo.

A morte foi registrada na última quinta-feira (7), mas até então não havia a confirmação da causa, apenas a suspeita de que a vítima havia contraído a Covid-19. Por conta disso, o caixão saiu lacrado da Santa Casa de Valença até o local do velório. Mesmo assim, a família decidiu abrir o caixão, apesar de a Secretária Municipal de Cairu recomendar o contrário.

O resultado do exame feito pelo Laboratório Central (Lacen) da Bahia que confirmou que a vítima tinha sido contaminada pela Covid-19 saiu na segunda-feira (11). Assim, a prefeitura resolveu aplicar testes rápidos em todas as 12 pessoas que participaram do velório.

Parte dos familiares apresentou resistência e não aceitava o diagnóstico de Covid-19 da vítima. O caso foi o primeiro registro da doença na cidade. Porém, os que se negavam acabaram convencidos e todos os 12 foram submetidos ao exame. Os resultados apontaram que cinco delas estavam com o novo coronavírus.

Especialistas ouvidos pela Folha de S. Paulo afirmam não há como ter certeza se a contaminação aconteceu a partir do corpo, se ocorreu entre as pessoas que estavam no velório e tiveram contato entre si, ou se estas já estavam contaminadas e assintomáticas antes do velório.

Por meio de nota, a Prefeitura de Cairu ressaltou que a família da vítima recebeu “todas as informações para realização do sepultamento seguro, bem como das normas sanitárias indicadas pelos órgãos responsáveis”. A gestão municipal também informou que está monitorando as pessoas próximas à vítima.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI