Geral

Confira o ranking dos carros mais vendidos em setembro

Divulgação Estadão

Mudanças de gerações e renovações foram essenciais para o bom resultado de alguns carros no ranking de vendas de setembro. Elas beneficiaram Prisma, Kwid, Jetta e Sandero. Outros modelos que se destacaram no mês passado, por razões diferentes, foram Renegade e Kicks. Alterações em modelos como Corolla, HB20 e o próprio Prisma beneficiaram esses carros.

Kwid surpreende no terceiro lugar 

O Kwid foi uma grande surpresa em setembro, por obter a terceira posição entre os mais vendidos. O modelo da Renault, dia a dia no mês passado, não estava mostrando todo esse ímpeto. Nos últimos dias de setembro, no entanto, o Kwid disparou, deixando para trás Ka e HB20, para obter sua posição. As mudanças de geração e renovações ajudaram o desempenho do Kwid, pois foram o fator que levou à queda do HB20. O vice-líder no acumulado do ano (veja mais abaixo) ficou apenas com a quinta posição do ranking de vendas. O hatch renovado acaba de chegar às lojas. No último mês da versão antiga, houve queda nos emplacamentos do modelo.

VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS EM SETEMBRO DE 2019

Prisma dispara vendas da Chevrolet. Com o Prisma, no entanto, foi o contrário. Apesar de seu sucessor, o Onix Plus, também ter chegada às lojas no último fim de semana, o modelo foi o segundo mais vendido do País em setembro. Diferentemente do HB20, cuja produção em Piracicaba (SP) é limitada, o Prisma tinha muitas unidades em estoque. Isso acabou levando a promoções, que ajudam a justificar as vendas altas do sedã.

Tanto que seu irmão Onix também teve um desempenho acima da média, ultrapassando os 21 mil emplacamentos – um de seus melhores números do ano. Com o primeiro lugar do Onix e o segundo do Prisma, a Chevrolet conseguiu uma proeza rara: ter o líder e o vice-líder do ranking de vendas. Isso havia ocorrido pela última vez há quatro anos, com os Fiat Palio e Strada (leia detalhes aqui).

Além disso, o bom volume da dupla levou a Chevrolet aos 40.836 emplacamentos em setembro. Com isso, obteve vantagem de mais de 5 mil unidades para a Volkswagen, que vinha se aproximando nos últimos meses.

Sandero e Jetta

Pela primeira vez desde a chegada da nova geração, o Volkswagen Jetta conseguiu o terceiro lugar no ranking de vendas de sedãs médios. A transição do Cruze da linha 2019 para a 2020 foi a principal responsável pelo desempenho do modelo. Além disso, o segmento passou por um mês atípico, já que o Corolla também acaba de mudar de geração – e já vem registrando vendas além da expectativa.

Acumulado de 2019 e apostas

Onix e Corolla são alguns dos modelos que, desde o mês passado, já haviam garantido seus postos de líderes de 2019 por antecipação (leia detalhes aqui). Com a retomada da liderança do Renegade, o Jeep também não pode mais ser alcançado. O modelo já tem cerca de 6,5 exemplares de vantagem para o segundo colocado, o médio Compass. Considerando apenas o segmento de SUVs compactos, a liderança do Renegade é ainda mais certa. Ele já soma quase 9,5 mil exemplares de vantagem para o Creta.

Entre os dez mais vendidos de janeiro a setembro de 2019, a briga pelo segundo lugar continua aberta. O HB20 tem 77.529 emplacamentos. Está menos de mil unidades à frente do Ford Ka (76.753). Com o bom desempenho de setembro, o Prisma tem o quarto lugar, mas deve perdê-lo. Isso porque só continuam com este nome as versões Joy – as demais agora são Onix Plus. O sedã Chevrolet tem 65.415 e vai perder sua posição para o Kwid (64.870). Já em relação aos sedãs compactos, sua liderança, que era incerta, está garantida. O segundo colocado, Ford Ka Sedan, está bem distante, com 36.500 unidades vendidas.

Os carros mais vendidos de janeiro a setembro de 2019

1 – Chevrolet Onix – 179.391 unidades
2 – Hyundai HB20 – 77.529
3 – Ford Ka – 76.753
4 – Chevrolet Prisma – 65.415
5 – Renault Kwid – 64.870
6 – Volkswagen Gol – 60.276
7 – Fiat Strada – 56.629
8 – Fiat Argo – 55.110
9 – Volkswagen Polo – 51.315
10 – Jeep Renegade – 50.113
 

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI