Geral

Coronel Heber de Souza Lima morre em decorrência da Covid-19

Ele estava internado desde junho em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em decorrência de complicações da Covid-19

Modificado em 21/09/2024, 00:40

Coronel Heber de Souza Lima morre em decorrência da Covid-19

Coronel Heber de Souza Lima morre em decorrência da Covid-19 (Reprodução/Instagram)

Morreu na manhã desta sábado, 24, o coronel da Polícia Militar de Goiás, Heber de Souza Lima. Ele estava internado desde junho em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em decorrência de complicações da Covid-19. De acordo com familiares, Heber estava com 75% dos pulmões comprometidos no início da sua internação, após ficar 14 dias isolado ao detectar a infecção.

O policial militar tinha mais de 30 anos de atuação. Heber chefiou o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o Comando de Missões Especiais (CME) e foi comandante da Polícia Militar em Caldas Novas.

A Associação dos Subtenentes e Sargentos do Estado de Goiás (ASSEGO) emitiu nota de pesar pela morte do coronel. "A Assego se solidariza com os familiares e amigos por esta inestimável perda".

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Assoc. dos ST e SGT PM e BM GO (@assego)

Geral

Léo Mendanha, pai do prefeito de Aparecida, morre por complicações da Covid-19

Gustavo Mendanha, que permanece internado por diagnóstico de Covid-19 desde 24 de março, testou negativo para a doença nesta terça-feira

Modificado em 21/09/2024, 01:18

Léo Mendanha, pai do prefeito de Aparecida, morre por complicações da Covid-19

(Arquivo Pessoal)

Morreu nesta terça-feira (6) o ex-deputado Léo Mendanha, pai do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB). Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 21 de março.

Léo Mendanha tinha 66 anos e foi vereador em Aparecida entre 1989 a 1992. Foi também deputado estadual por dois mandatos, entre 1995 a 1999. Sempre presente na vida política de Aparecida de Goiânia, foi o responsável por levar grandes nomes do MDB para a cidade, como o ex-governador Maguito Vilela. Maguito, que administrou a cidade da região metropolitana por duas gestões, também morreu vítima da Covid-19, em janeiro deste ano.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (MDB), lamentou a morte de Léo nas redes sociais. "Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do ex-deputado Léo Mendanha. Gracinha e eu reforçamos nossas orações para que Deus conforte os familiares, representados pelo prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, e dê forças nesse momento de dor", escreveu.

Gustavo Mendanha, que permanece internado por diagnóstico de Covid-19 desde 24 de março, testou negativo para a doença nesta terça-feira. A mãe de Gustavo, Sônia, e dois de seus filhos também testaram positivo para a doença, mas não apresentaram sintomas graves.

Geral

Léo Mendanha, pai do prefeito de Aparecida, morre por complicações da Covid-19

Gustavo Mendanha, que permanece internado por diagnóstico de Covid-19 desde 24 de março, testou negativo para a doença nesta terça-feira

Modificado em 21/09/2024, 01:16

Léo Mendanha, pai do prefeito de Aparecida, morre por complicações da Covid-19

(Arquivo Pessoal)

Morreu nesta terça-feira (6), o ex-deputado Léo Mendanha, pai do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB). Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 21 de março.

Léo Mendanha tinha 66 anos e foi vereador em Aparecida entre 1989 a 1992. Foi também deputado estadual por dois mandatos entre 1995 a 1999. Sempre presente na vida política de Aparecida de Goiânia, foi o responsável por levar grandes nomes do MDB para a cidade, como o ex-governador Maguito Vilela.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lamentou a morte de Léo nas redes sociais. "Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do ex-deputado Léo Mendanha. Gracinha e eu reforçamos nossas orações para que Deus conforte os familiares, representados pelo prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, e dê forças nesse momento de dor", escreveu.

Gustavo Mendanha, que permanece internado por diagnóstico de Covid-19 desde 24 de março, testou negativo para a doença nesta terça-feira. A mãe de Gustavo Mendanha, Sônia, e dois de seus filhos também testaram positivo para a doença, mas não apresentaram sintomas graves.

IcEsporte

Esporte

Vila Nova tem briga acirrada pela artilharia no ano

Igor Henrique e Gabriel Poveda, principais goleadores do Tigre na temporada, foram destaques na vitória contra o Botafogo-SP

Gabriel Poveda (fundo) e Igor Henrique marcaram os gols da vitória do Tigre no retorno do clube  ao OBA

Gabriel Poveda (fundo) e Igor Henrique marcaram os gols da vitória do Tigre no retorno do clube ao OBA (Wesley Costa)

A briga pela artilharia do Vila Nova na temporada está cada vez mais acirrada. Neste domingo (20), o time colorado contou com gols dos seus principais goleadores no ano para vencer o Botafogo-SP, por 2 a 0, na 4ª rodada da Série B, no retorno do Tigre ao estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o OBA, depois de cinco meses em que o equipamento esportivo esteve fechado para reformas.

Gabriel Poveda e Igor Henrique marcaram os gols do Vila Nova no OBA e seguem disputando gol a gol o topo da artilharia colorada na temporada. Cada um marcou cinco vezes em 2025. O momento do centroavante é um pouco melhor, já que ele tem se destacado na Série B.

Em quatro partidas, Gabriel Poveda marcou duas vezes (contra Paysandu e Botafogo-SP) e tem uma assistência (para Facundo Labandeira no clássico diante do Goiás). Em participações diretas na Série B, apenas Pedro Rocha, do Remo, tem mais, com quatro participações.

Gabriel Poveda abriu o placar para a vitória contra o Botafogo-SP. O atacante voltou a ter regularidade e foi escalado como titular nos últimos três jogos, depois de duas partidas em que começou entre os reservas. Desde então, desencantou e se destaca na Série B, competição que já foi artilheiro com 19 gols marcados pelo Sampaio Corrêa, em 2022.

"O Rafael Lacerda é um cara muito estrategista. Às vezes o pessoal que está de fora não entende muito bem porque ele decidiu me colocar como reserva. Ele comentou comigo, depois da final do Goiano, que foi proposital me deixar de fora de alguns jogos para ajudar durante o andamento do jogo. Hoje (domingo, 20), por exemplo, eu assumo a responsabilidade por não ter sido um placar elástico, não é culpa do treinador", comentou Rafael Poveda, que perdeu duas boas chances antes de abrir o placar contra o Botafogo-SP.

O atacante disse depois da partida que vive seu melhor momento pelo Vila Nova e que em 2025 se sente um jogador mais completo, em comparação com seu desempenho em 2022, quando foi artilheiro da Série B.

Na celebração do seu gol, Gabriel Poveda colocou as mãos nas orelhas para homenagear o lateral direito Elias, que cumpriu suspensão contra o Botafogo-SP após ter sido expulso pelo árbitro Rafael Klein/SC diante do Goiás por colocar as mãos nas orelhas na celebração do gol de empate do Tigre.

Mas se depender do polivalente Igor Henrique, autor do segundo gol do Vila Nova contra o Botafogo-SP, o atacante Gabriel Poveda vai terminar a disputa particular entre eles no topo da artilharia colorada.

"É uma briga boa, mas eu deixo para ele que é atacante. Estou jogando um pouco mais avançado. Se precisar, eu vou marcar meus gols e dar assistências, mas eu quero ganhar jogos e no final do ano subir para a Série A", declarou Igor Henrique, que foi substituído durante o 2º tempo após sentir dores no adutor da coxa. O jogador passará por exames, mas é dúvida para o duelo contra a Chapecoense.

A vitória do Vila Nova sobre o Botafogo-SP marcou o retorno do clube colorado ao OBA. O estádio da equipe colorada passou por reformas nos últimos cinco meses. Os ajustes foram no gramado (totalmente trocado), na entrada do setor A, na ampliação do vestiário dos visitantes, além da criação de uma loja do clube no setor A e renovação de comunicações visuais no estádio.

O retorno não poderia ter sido melhor para o torcedor do Vila Nova: com vitória e boa atuação da equipe colorada.

Desde 2020, quando voltou a jogar de maneira regular no OBA, o Vila Nova tem no estádio um dos seus pontos mais fortes. Já foram 132 jogos no período, com 75 vitórias, 40 empates, 17 derrotas e 66,9% de aproveitamento no período.

"Eu e os jogadores queríamos voltar para o OBA. O gramado não teve problema, será um processo para estar excelente. Não teve nenhum lance que o gramado atrapalhou, acredito que nos próximos três, quatro jogos o gramado estará top. É bom jogar com nosso torcedor", analisou o técnico Rafael Lacerda.

IcEsporte

Esporte

Após início ruim, Atlético-GO aposta no "fator Accioly"

Desde o início da Série B, Dragão aumenta aproveitamento dentro de casa, mas diminui fora de seus domínios

Atlético-GO tenta manter o 100% como mandante diante do Cuiabá

Atlético-GO tenta manter o 100% como mandante diante do Cuiabá (Bruno Corsino / Atlético-GO)

Depois de começar o ano com um desempenho aquém como mandante e razoável como visitante, o Atlético-GO teve uma mudança de ares desde que começou a Série B. O aproveitamento do Dragão no Goianão e na Copa do Brasil era quase igual nos dois cenários, mas agora o fator Antônio Accioly vem fazendo a diferença.

🔔 Siga o canal do O POPULAR no WhatsApp

Nos 17 primeiros jogos do Atlético-GO em 2025, a equipe tinha 51,8% de aproveitamento dentro de casa (três vitórias, cinco empates e uma derrota) e 50% fora de seus domínios (três vitórias, três empates e duas derrotas).

Após o início da Série B, o Dragão aumentou o aproveitamento para 56,6% como mandante nos 20 jogos disputados na temporada até aqui (quatro vitórias, cinco empates e uma derrota). Como visitante, o número caiu para 43,3% (três vitórias, quatro empates e três derrotas).

Leia também

+Técnico do Atlético-GO não esperava oscilação e fala em "corrigir erros"

No recorte da Segundona, em três rodadas concluídas, o Atlético-GO tem 100% de aproveitamento no Antônio Accioly (uma vitória contra o Athletic-MG, por 4 a 2) e 16,6% fora de Goiânia (um empate contra o Botafogo-SP, por 1 a 1, e uma derrota para a Ferroviária, por 2 a 0).

Para o torcedor rubro-negro, a boa notícia é que o próximo compromisso do time será em casa. Na próxima terça-feira (22), a partir das 19h30, o Dragão recebe o Cuiabá pela 4ª rodada da Série B.

Esse confronto será a oportunidade do Atlético-GO correr atrás do prejuízo na tabela de classificação, apesar do campeonato ainda estar na reta inicial. Neste momento, o Dragão ocupa a 12ª posição, com quatro pontos somados de nove possíveis.

Leia também

Carta dos Leitores

Rafael Gonçalves