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Daqui alcança o 1º lugar em vendas avulsas no País

Benedito Braga / O popular
A evolução das vendas do Jornal Daqui atingiu 25,30% no ano, o que levou ao topo do ranking pela primeira vez

O Jornal Daqui conquistou o primeiro lugar em vendas avulsas no País em fevereiro, segundo o Instituto Verificador de Comunicação (IVC). Queridinho dos goianos, o veículo, que completará 12 anos em abril, possui 18,18% do mercado nacional de jornais, com média de 134,939 mil exemplares diários. A evolução das vendas atingiu 25,30% no ano, o que levou ao topo do ranking pela primeira vez.

Como parte do dia a dia de milhares de pessoas em Goiás, o jornal está presente em 91 cidades e disponível em mais de 1,9 mil pontos de vendas, o que inclui de padarias a bancas e jornaleiros. Antes de ser o maior jornal brasileiro em vendas, o veículo do Grupo Jaime Câmara já figurava nas primeiras posições do ranking. Entre os campeões de venda, o Daqui superou o mineiro Super Notícia (2º lugar), o Diário Gaúcho (3º lugar) e o carioca Extra (4º lugar).

“Quando foi lançado, o jornal era uma opção mais popular e por isso é acompanhado de promoções. Trouxe acesso à informação de qualidade para quem só tinha TV aberta e manteve a sua missão”, explica o gerente comercial de Mercado Leitor, Igor Licas. Ele avalia que entre os motivos para o crescimento estão investimentos feitos nos últimos dois anos e promoções dos últimos meses, que surpreenderam pelo retorno.

“Entre os investimentos determinantes para um crescimento sólido, o jornal passou a ter Classificados, aumentou a quantidade de páginas, o produto está mais robusto e há constante evolução.” O kit Viagem de Sabores de cinco peças para cozinha como brinde da promoção “Juntou Trocou” contará, por exemplo, para a manutenção do bom desempenho, como explica o gerente comercial. Como na última campanha, as peças são de porcelana.

Para participar da promoção, o leitor deve juntar 60 selos que são publicados na capa do jornal de segunda-feira a sábado e, nesse caso, o primeiro será publicado no dia 28 de março. Entre o público, “Juntou Trocou” é quase um vício familiar, como descreve a dona de casa Adinalva da Silva Rocha, de 66 anos. “Não pode faltar o jornal em casa. Sempre fui leitora do Daqui e estou até sem saber onde coloco os kits”, brinca. Para a leitora, a informação na medida certa e de maneira acessível tornou a leitura mais frequente.

O jornal também chega junto com o pão na casa do fotógrafo Orlando Santa Cruz. Para ele, o espaço para a participação dos leitores é característica também responsável pela fidelidade à leitura diária. “É um formato completo. Tem de esporte a novela e ainda tem os brindes.” O reflexo dessa procura é visto nos pontos de venda. Na Banca do Batata, o proprietário Aurimar Borges Marinho pontua que o campeão de vendas é carro-chefe. “Na verdade, deu vida para a banca. E no começo me surpreendeu.”

O mesmo sentiu o proprietário de banca e padaria que vendem o Daqui, Wdson Junio Cardoso de Sousa. “Os kits chamam muito a atenção e é um jornal que pegou.” No caso dos anunciantes, o destaque nacional é percebido na conversão de leitores em clientes. “É fundamental no plano de comunicação da empresa, pelo alcance, pelo público, pela distribuição. Tanto que substituímos a panfletagem pelo jornal”, explica a gerente de marketing da Casa do Pica Pau, Dabiane Marins.

“O preço é acessível para o público e a gente vê cliente na loja com o jornal na mão”, diz o diretor comercial do Tatico, Alessandro José Cesilio. Gerente de marketing do Bretas, Maria Emília Fernandes, também destaca alcance estratégico e o número de exemplares vendidos.

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