A autoleitura do medidor de energia já está disponível em Goiás desde o dia 14 e é fundamental que cada cliente fique atento à data para realizá-la. De acordo com a responsável de Operações Comerciais da Enel Distribuição Goiás, Alessandra Kozlowski, a data varia de cliente para cliente e é baseada na data da próxima leitura informada na última conta de luz.“A primeira coisa que o cliente vai fazer é pegar a última conta de luz e checar qual é a data informada da próxima leitura. O período para ele informar a autoleitura à Enel é no quarto ou no terceiro dia antes daquela data informada na fatura”, explica ela. Quem perder o período da leitura não precisa ficar preocupado. “Neste primeiro momento, aquelas pessoas que perderem por qualquer razão o período da leitura vão receber a visita do leiturista Enel. Mas é muito importante que cada vez mais pessoas façam a autoleitura na data adequada, pois só assim conseguiremos reduzir a exposição das nossas equipes ao risco de contrair o coronavírus”, observa Alessandra. Ao acessar o aplicativo ou o site da Enel para informar a leitura, se estiver fora da data, o cliente receberá imediatamente um aviso informando a data correta. “Se essa data já tiver passado, o cliente não precisa se desesperar. É só esperar a visita de um de nossos leituristas. A conta chegará à casa dele, seja por e-mail ou impressa”, diz a responsável de Operações Comerciais. Autoleitura em Goiás A autoleitura, que já era feita por clientes rurais, foi disponibilizada desde o dia 14 para clientes residenciais e comerciais. Por meio dela o cliente vai fornecer à empresa a leitura do medidor de energia. Com isso, a distribuidora vai conseguir retirar temporariamente das ruas as equipes que fazem a leitura dos medidores, assim como reduzir o tempo de exposição em campo, protegendo clientes e colaboradores nesse momento de avanço da pandemia do coronavírus. A autoleitura pode ser informada pelo site da Enel (www.enel.com.br) e já está disponível também no aplicativo Enel Goiás para Android e iOS. É preciso baixar a versão mais atualizada para contar com a funcionalidade. Os clientes que optarem por não fazer a autoleitura podem ter a conta de energia faturada pela média aritmética de consumo dos últimos doze meses, conforme regra anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). "Nesse caso, a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura”, explica Alessandra. A opção não vale para clientes industriais, já que 95% deles já é faturado por meio de medição remota, sem visita a campo. Os outros 5% continuarão a contar com o serviço de leitura. Clientes que participam como Geração Distribuída e Tarifa Branca também continuarão sendo lidos. Como funciona Para fazer a autoleitura basta o cliente ir até o medidor de energia da casa, do apartamento ou do estabelecimento comercial dele, anotar o número exibido no aparelho e informá-lo à Enel pelo site ou app. Quando for informar, selecione a opção Autoleitura Urbana, informe a unidade consumidora, nome, telefone, e-mail, a leitura colhida no medidor e a data da mesma. Antes de clicar em enviar, aproveite e marque a opção de adesão ao recebimento da fatura por e-mail. Assim que enviar, aparecerá uma mensagem dizendo que o registro foi feito com sucesso, e o número do protocolo. Se o número informado resultar em um consumo muito fora do comportamento de consumo do cliente, aparecerá uma mensagem de alerta, pedindo confirmação da leitura. “É importante ressaltar que a ferramenta já faz uma comparação automática com o número informado e a média de consumo do cliente. Caso apareça uma mensagem de alerta, recomendamos que o cliente retorne ao medidor e confira se anotou algum número errado. É muito importante que a leitura informada seja fiel à mostrado no medidor”, ressalta Alessandra. Uma vez confirmada a autoleitura, o cliente receberá a fatura digital por e-mail, caso tenha aderido à facilidade, ou impressa. A conta será entregue até cinco dias antes do vencimento. Os clientes podem baixar gratuitamente o aplicativo Enel Goiás para Android e iOS e ter acesso a serviços diversos, como solicitar segunda via da conta, consultar débitos ou informar falta de energia. Além disso, os clientes podem entrar em contato com a companhia pelas redes sociais, ou facilmente acessando sua conta pelo WhatsApp Elena, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608.