Geral

De Goiânia para o Brasil: Dom Cirus disputa título de melhor boteco do país

Divulgação/Comida di Buteco

O 'Kib'bolinho', uma mistura de kibe de arroz com colorau recheado com carne moída e bolinho de arroz recheado com guariroba e cream cheese foi o vencedor da 10ª edição do concurso Comida di Buteco em Goiás. Desenvolvido pelo Dom Cirus, o petisco agora concorre na etapa nacional do evento realizada no Rio de Janeiro no dia 11 de julho.

Os botecos vencedores foram escolhidos a partir do julgamento de jurados e do público, que visitaram os estabelecimentos no período de 14 de abril a 14 de maio deste ano. Durante os 31 dias de realização do concurso, foram julgados o tira-gosto (70% da pontuação), o atendimento (10%), a higiene do local (10%) e a temperatura da bebida servida (10%). A média entre todos os quesitos garantiu o resultado final da premiação. O voto do júri valeu 50% e do público 50%.

Em Goiânia e Aparecida participaram 39 estabelecimentos, que tiveram que desenvolver receitas com foco nos cereais, ingrediente pré-definido pela organização do concurso e com o objetivo de estimular a pesquisa da cultura gastronômica, a criatividade e a pluralidade no uso de recursos, ingredientes e histórias. Os bares selecionados não podiam fazer parte de franquias, e os petiscos deveriam ter o preço máximo de R$ 25,90.

Em junho todas as premiações regionais foram finalizadas e um novo júri escolhido para conhecer os vencedores de cada uma das 20 cidades e dar a sua nota. Para garantir completa isenção, cada um dos campeões foi visitado por um jurado da própria cidade, e dois outros oriundos de outros estados, buscando eliminar o “bairrismo”. O perfil dos jurados foi composto por técnicos ligados à gastronomia, jornalistas, e apaixonados por botecos, que em comum não tinham nenhuma restrição alimentar, quesito indispensável para participação. Na etapa nacional, assim como nas regionais, o Instituto Vox Populi é responsável pela apuração. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI