Geral

Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Goiânia e em todo o país

Divulgação

O Dia D de mobilização contra a gripe ocorre amanhã (4) em todo o país. A previsão, de acordo com o Ministério da Saúde, é que mais de 41 mil postos de saúde permaneçam abertos em todos os estados ao longo do dia. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou no último dia 10 e prossegue até 31 de maio. A meta é imunizar pelo menos 90% de cerca de 59,5 milhões de pessoas.

Em Goiânia, a mobilização promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá início no Cais Cândida de Morais, na região Noroeste, às 8 horas. Além da vacinação, a coordenadora do Cais, Márcia Cristina da Silva, preparou atrações especiais como pula-pula, algodão doce, pipoca e equipe da Liga do Riso.

O órgão municipal espera que, apenas neste sábado, 80 mil pessoas procurem uma das 74 unidades de saúde para imunização. Até agora 37,72% do público alvo se vacinou. A meta é de 95% de cobertura vacinal, o que representa aproximadamente 404.610 pessoas . Em 2018 foram registrados 130 casos com 22 mortes. Em 2019 até maio, um caso foi registrado, sem nenhuma morte.

"É importante que as pessoas que estão nos grupos prioritários participem do Dia D para que possamos melhorar a cobertura vacinal e atingir a meta de 95%. Só assim vamos manter o número de casos reduzidos", explica a secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué.

Grupos de risco

Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Profissionais das forças de segurança e salvamento também passaram a fazer parte do público-alvo da campanha neste ano. Por meio de nota, o ministério informou que o grupo inclui policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, totalizando cerca de 900 mil pessoas.

Cobertura

De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 30 de abril, 12,2 milhões de pessoas haviam sido imunizadas. O número representa 21% do total de grupos que devem receber a dose. O público com maior cobertura, até o momento, é o de puérperas, com 38,8%, seguido pelas gestantes (33,4%); indígenas (27,6%); crianças (26,4%); idosos (21,5%); trabalhadores de saúde (17,1%) e professores (14,2%).

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI