Geral

Doença de Isis Valverde exige cuidados redobrados e pode passar para o bebê

Grávida de três meses, a atriz Isis Valverde é só alegria com o seu primeiro filho - e já anunciou que é do time dos meninos, depois de um exame de sexagem fetal. Porém, os cuidados têm sido redobrados agora que ela carrega mais um: celíaca, ela descobriu a doença aos 19 anos, e o consumo de alimentos com glúten pode prejudicar o desenvolvimento com o bebê.

Isis foi porta-voz de uma campanha para a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), para promover consciência sobre o distúrbio. A nutricionista e terapeuta ortomolecular Lucélia Silva Costa é ex-presidente da instituição e alerta para os riscos na gestação: “Alguns bebês podem nascer com baixo peso e prematuros se a mãe não estiver com a doença celíaca bem controlada”.

A artista terá que tomar cuidado com o que ingere durante o período de amamentação também, sempre prestando atenção ao peso e sinais de anemia do pequeno. A alimentação da criança precisa ser controlada até uma certa idade para que ele não desenvolva a mesma doença.

“Ainda não há consenso sobre a melhor época de introduzir o glúten em bebês filho de celíacos com o intuito de evitar que a doença celíaca seja disparada. O que se pode dizer com certeza é que a introdução mais tardia preservou o desenvolvimento desses bebês”, afirma a nutricionista.

Para a atriz, o glúten tem efeitos graves, e ela precisa evitar a todo custo. "Cheguei a pesar 45kg e meu cabelo saía aos tufos. Fui para a UTI algumas vezes, a última delas depois que tomei um achocolatado que tinha glúten", revelou ela em entrevista.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI