Geral

Doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegam a Goiás

Douglas Schinatto
As doses estão no almoxarifado da Secretaria de Estado de Saúde, em Goiânia

No início da tarde deste domingo (24) chegaram as 65,5 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca a Goiás. O imunizante está no almoxarifado da Secretaria de Estado de Saúde, em Goiânia, e após conferência será encaminhado para os municípios.O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, acompanharam a chegada do imunizante.

Em entrevista para explicar como serão distribuídas as doses que chegaram ao Estado, o governador disse que todas serão direcionadas para os trabalhadores da saúde, tanto em unidades públicas e privadas. Na próxima quarta-feira (27) mais 30 mil doses da vacina Coronavac deverão ser enviadas para Goiás. 

Ronaldo Caiado explicou que 140 mil doses estavam previstas para Goiás, mas o Ministério da Saúde determinou que somente viessem esse montante para atender todo o grupo da saúde, desde médicos a pessoal de limpeza.

Nesta etapa estão inclusos por ordem prioritária, o pessoal do Hospital de Campanha, hospitais filantrópicos, particulares, Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), unidades básicas, consultórios e laboratórios, conforme especificou Caiado.

O governador lembrou que as vacinas da  Oxford/AstraZeneca serão utilizadas na totalidade porque a segunda dose será aplicada somente daqui a três meses. Ronaldo Caiado disse que recebeu garantia da Fiocruz, que vai fabricar o imunizante no Brasil, de que nesse período insumos serão adquiridos na China e haverá tempo suficiente para a fabricação de novas doses.

Fura-fila

Sobre os vários casos de pessoas que têm furado a fila para receber a vacina contra Covid19, Ronaldo Caiado disse que vê essa situação “com muita tristeza e agindo. É inaceitável e inadmissível”.

Os episódios já levaram o governador a se reunir com o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, para que o Ministério Público fique atento e lembrou que pessoas já foram afastadas e processos abertos.

“Quando mais a imprensa estiver presente e nos esclarecer dos fatos, mas poderemos agir.” Ronaldo Caiado garantiu que, nessa etapa, a vigilância será ainda maior.

Durante a entrevista Ronaldo Caiado manifestou preocupação com as taxas de transmissibilidade do coronavírus em Goiás e anunciou que esta semana pretende se reunir com os prefeitos para tratar do assunto. Ele descartou a possibilidade de um novo lockdown de imediato, mas disse que não se omitirá caso a situação fique insustentável.

“Em primeiro lugar nosso papel  é salvar vidas.” Conforme o governador hoje os leitos de UTI apresentam uma taxa de ocupação de 73,05% e de enfermaria, de 53%. “Sentimos o aumento de internações nos últimos dias. A letalidade oscila de 2.1% a 2.2%, o que está nos preocupando. Estamos no limite. A população precisa se conscientizar de que cada um precisa dar a sua parcela de contribuição.”

As mais de 65 mil doses de vacinas que chegaram a Goiás neste final de semana deverão chegar a todos os municípios ainda neste domingo. Serão levadas de avião somente aquelas destinadas à regional Nordeste 1 de saúde, que engloba municípios como Posse e Campos Belos. Para os demais destinos serão transportadas de caminhão.

 

Douglas Schinatto
Após conferência, o imunizante será encaminhado para os municípios
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI