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Empresa faz primeiro voo de carro voador em escala real no Brasil

A Gohobby realizou, nesta sexta-feira (20), o primeiro voo do carro voador. A aeronave decolou por volta das 11h30 desta sexta e sobrevoou o Aeroquadra, aeroclube localizado em Quadra (SP), a cerca de 40 metros de altitude. O voo durou cerca de cinco minutos

Folhapress

Modificado em 04/11/2024, 08:57

Voo, a 40 metros de altura, durou cerca de cinco minutos

Voo, a 40 metros de altura, durou cerca de cinco minutos (Reprodução: Redes Sociais)

A Gohobby realizou, nesta sexta-feira (20), o primeiro voo do carro voador EH216, da fabricante chinesa EHang, em solo brasileiro. A empresa havia conseguido, ainda em setembro, autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para fazer voos-teste com o eVtol (veículo de pouso e decolagem na vertical).

A aeronave decolou por volta das 11h30 desta sexta e sobrevoou o Aeroquadra, aeroclube localizado em Quadra (SP), a cerca de 40 metros de altitude. O voo durou cerca de cinco minutos.

Segundo a Anac, até o momento, autorizações de voos para teste no Brasil foram concedidas somente para a aeronave da Eve (empresa controlada pela Embraer) e para o modelo da EHang. A agência diz que o voo realizado pela Gohobby é o primeiro com eVtol em escala real.

A autorização emitida pela Anac é voltada para pesquisa e desenvolvimento. Por isso, a empresa ainda não está autorizada a transportar passageiros.

Não há previsão no curto prazo para que a aeronave seja certificada no país, de acordo com a Anac. A certificação é necessária para que o modelo possa ser usado para voos comerciais.

O carro voador vendido pela Gohobby tem 1,93 metros de altura e 5,73 metros de largura e possui até um compartimento que funciona como porta-malas. A velocidade máxima chega a 130 km/h, e a distância máxima a ser percorrida pelo eVtol é de 30 quilômetros.

A aeronave é avaliada no Brasil em cerca de US$ 600 mil (quase R$ 3,4 milhões). Em meados de junho, havia 16 pessoas na lista de espera para compras, segundo a Gohobby.

O EH216 é fabricado no modelo S, voltado para o transporte de passageiros, e no modelo F, produzido para ser usado por bombeiros.

A Gohobby, que comercializa o modelo da EHang no Brasil, já levou o modelo da EHang para eventos do setor neste ano, como a Expo eVTOL, feira que foi realizada na capital paulista em maio, e o Catarina Aviation Show, organizado pelo aeroporto executivo Catarina, em São Roque (SP), em junho.

Como ainda não há regulamentação para eVtols no país, o carro voador da EHang, que é comercializado no Brasil pela Gohobby, está enquadrado no regulamento de drones, o RBAC-E 94. O tipo de autorização emitida pelo órgão regulador já foi expedido outras vezes para outras empresas, como a Xmobots, especializada em drones, por exemplo.

"A aviação sempre foi glamorosa, mas não muito acessível. O eVtol vem para democratizar a aviação para todos, para que você possa ir trabalhar voando. Com certeza vai ser a maneira pela qual nós vamos nos transportar em grandes cidades e entre cidades", disse o CEO da Gohobby, Adriano Buzaid.

Também presente no evento, a COO para Europa e América Latina da EHang, Victoria Jing Xiang, disse à reportagem que a fabricante conversa com a CAAC (autoridade de aviação da China) e a Anac para que o veículo possa obter o certificado no Brasil. As agências dos dois países trabalham juntas no processo.

Concorrente brasileira da EHang, a Eve revelou seu primeiro protótipo do eVtol em escala real em julho durante uma feira do setor em Farnborough, no Reino Unido. Segundo a empresa, o modelo, que foi produzido na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (interior de São Paulo), vai para uma próxima fase que envolve uma série de testes para avaliar operação e desempenho da aeronave, desde as capacidades de voo até recursos de segurança.

Assim que todos os testes em solo forem concluídos, o protótipo fará seu primeiro voo, disse a Eve em nota para reportagem. Em paralelo, a empresa diz continuar as conversas com a Anac para obter a certificação da aeronave.

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Goiás é o quinto estado com menor acesso da população a ciclovias no Brasil, mostra IBGE

Em contrapartida, estado é destaque em vias pavimentadas com habitantes e circulação

Na ciclofaixa do Jardim América, veículos estacionados ao longo do trecho em diversos pontos impedem o uso pelos ciclistas

Na ciclofaixa do Jardim América, veículos estacionados ao longo do trecho em diversos pontos impedem o uso pelos ciclistas (Diomício Gomes / O Popular)

Goiás ficou na quinta posição entre os estados com menor acesso da população a ciclovias no Brasil. De acordo com o estudo, apenas 0,9% dos goianos moram em locais com alguma sinalização para trânsito de bicicletas, ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

O índice goiano é o mesmo resultado obtido por Minas Gerais e Alagoas. Os estados em situações mais desfavoráveis na tabela são: Rio Grande do Norte (0,8%); Tocantins (0,6%), Amazonas e Maranhão, ambos com 0,5%. A liderança é de Santa Catarina (5,2%). O ranking é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir do Censo Demográfico 2022.

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O coordenador operacional do Censo, Daniel Ribeiro, pontuou que essa é a primeira vez que o Censo faz levantamento sobre a sinalização para bicicleta, o que não possibilitou uma comparação com dados anteriores.

Indagado se as rodovias entraram no estudo, o pesquisador explicou que foram "consideradas as sinalizações presentes em vias onde há moradores".

Como em rodovias não é comum haver moradores, a maioria delas certamente não foi contabilizada", acrescentou o pesquisador.

A redação entrou em contato com o governo estadual, com a Associação Goiana de Municípios (AGM) e com a Federação Goiana de Municípios para obter informações se há programas governamentais voltados aos municípios para o incentivo ao uso de bicicletas, mas não houve retornos até a última atualização desta reportagem.

Vias pavimentadas e circulação

Em contrapartida, Goiás foi destaque com o quarto maior índice de vias pavimentadas e com capacidade máxima de circulação. Para vias habitantes e com pavimentação, o estado alcançou 94%, atrás apenas de São Paulo (96,0%), Minas Gerais (95,3%) e Distrito Federal (94,2%).

Com esse resultado, a taxa goiana avançou 9,4% em comparação ao levantamento realizado em 2010, quando o índice foi de 84,6% (quinta colocação na época).

O melhor aspecto foi para via com capacidade para a circulação de caminhões, ônibus e veículos de transporte de carga, além de veículos de passeio, vans, motocicletas, bicicletas e pedestres (veja ao final do texto todos os itens pesquisados).

Nesse caso, a taxa goiana registrada foi de 97,9%. O IBGE considerou que esse número foi acima dos dados registrados pelo Brasil (90,8%).

Veja quais aspectos foram investigados:

  • Via com capacidade para a circulação de caminhões, ônibus e veículos de transporte de carga, além de veículos de passeio, vans, motocicletas, bicicletas e pedestres;
  • Via com capacidade para a circulação somente de veículos de passeio, vans, motocicletas, bicicletas e pedestres;
  • Via com capacidade para a circulação somente de motocicletas, bicicletas e pedestres;
  • Via aquática, usada para o transporte em mar, rios, lagos, canais etc., desde que constitua uma forma de acesso direto às edificações.
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    Tecnologia é importante para deficiência auditiva

    Aparelhos que auxiliam na escuta ajudam a pessoa a ter uma vida normal e são forma de inclusão

    Modificado em 04/11/2024, 08:49

    Tecnologia é importante para deficiência auditiva

    (Divulgação)

    De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 5% da população brasileira é composta de pessoas que apresentam alguma deficiência auditiva. Essa porcentagem significa que mais de 10 milhões de cidadãos apresentam a deficiência e 2,7 milhões têm surdez profunda, ou seja, não escutam nada.

    Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal diferença entre surdez e deficiência auditiva está na intensidade do problema auditivo. Deficiência auditiva significa a diminuição na capacidade de ouvir sons, que varia de leve a grave, já a surdez é definida como a perda completa da capacidade de ouvir.

    O Dia Nacional do Surdo é em 26 de setembro e busca refletir sobre os direitos e inclusão dessas pessoas na sociedade. Uma forma de proporcionar maior qualidade de vida para aqueles que possuem alguma deficiência na audição é através do uso de aparelhos auditivos.

    Estudo publicado na revista The Lancet Healthy Longevity, em janeiro, aponta que o uso de aparelhos auditivos pode ajudar a reduzir em até 25% o risco de uma morte prematura.

    "Os aparelhos auditivos são indicados para todos os graus de perdas auditivas, das leves às profundas. E todas devem ser tratadas o mais precocemente possível, a partir do diagnóstico. Por ser uma deficiência invisível e indolor, muitas pessoas postergam o tratamento, o que compromete o desempenho das habilidades auditivas e estimulação deste sentido tão importante à comunicação humana", destaca Juliana Borges de Moura, gerente técnico-comercial da loja Opimed Saúde, situada no Shopping Órion, em Goiânia.

    Tecnologias
    Ela explica que as tecnologias desses instrumentos que auxiliam na audição são de última geração, componentes pequenos e precisos. "Atualmente os aparelhos auditivos são dotados de Inteligência Artificial, com redução de ruído em tempo real, localizador e intensificador de fala, detector de movimento, processamento de som HD, sempre focado em audibilidade, conforto e máximo desempenho auditivo. O processamento de sinal é rápido e com baixo tempo de espera (delay). Os ruídos ambientais são tratados ativamente dando enfoque ao sinal de fala. Isso favorece um som natural e muito semelhante ao som original".

    Sobre a escolha da opção ideal para cada caso, Juliana Borges pontua que isso é feito com orientação de especialistas. "Os modelos de aparelhos auditivos são ergonômicos, confortáveis e discretos. Na Opimed temos desde os aparelhos auditivos até implantes cocleares e próteses de vibração óssea. A seleção e indicação do modelo será realizada pelo fonoaudiólogo, de acordo com a audibilidade e conforto auditivo do paciente", detalha. "A fala é entendida com clareza e os ruídos ambientais são confortáveis. Hoje, os usuários de aparelhos auditivos, nem percebem que usam", completa a gerente.

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    Mais 506 cidades vão poder receber sinal 5G a partir de segunda-feira (5)

    Modificado em 17/09/2024, 17:29

    Mais 506 cidades vão poder receber sinal 5G a partir de segunda-feira (5)

    (Zack Stencil/MCom)

    A partir da próxima segunda-feira (5), as operadoras prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade vinculada ao Ministério das Comunicações, o licenciamento e ativação de estações de 5G nessa faixa em mais 506 municípios.

    "A implantação do 5G está avançando a passos largos e estamos nos esforçando ao máximo para conseguir antecipar os prazos previstos no leilão. O sinal já está disponível em todas as capitais e a nossa missão é levá-lo até as pequenas cidades, para que toda a população brasileira para usufruir dos benefícios desse serviço", disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

    A liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação depende do planejamento individual de cada prestadora. A informação foi divulgada nesta semana, após reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

    Ao todo, são 19 unidades da federação contempladas: Acre (AC), Alagoas (AL), Amazonas (AM), Amapá (AP), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso do Sul (MS), Paraíba (PB), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rondônia (RO), Roraima (RR), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Sergipe (SE), São Paulo (SP) e Tocantins (TO), com todos os municípios liberados.

    Veja aqui a lista completa de cidades.

    Com essa liberação, serão 4.808 os municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, nos quais vivem aproximadamente 197 milhões de brasileiros, o que corresponde a pouco mais de 92% da população do Brasil.

    TV Aberta
    A decisão tomada pelo Gaspi segue diretrizes do edital do 5G e abrange municípios em que a Entidade Administradora de Faixa (EAF) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta. Quem recebe as transmissões pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências com o 5G.

    Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF. Mais informações podem ser obtidas no site www.sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800-729-2404.

    O Gaispi deliberou, ainda, que a EAF realize a redistribuição gratuita dos Kits das antenas parabólicas na banda Ku à população que perdeu ou ficou com o kit sem funcionamento devido às chuvas no Rio Grande do Sul.

    Mais de 3,35 milhões de kits de recepção de TV aberta na banda Ku já foram instalados e tem a capacidade de instalar cerca de 10 mil kits por dia.

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    Saiba como usar a tecnologia como aliada no Ensino; Veja dicas

    Modificado em 19/09/2024, 01:04

    Saiba como usar a tecnologia como aliada no Ensino; Veja dicas

    (Divulgação)

    Não é novidade que as tecnologias digitais na educação promovem uma nova abordagem sobre a forma como se ensina e aprende. As novas gerações são nativas digitais e têm um perfil bastante diferente de quem frequentava a escola nos anos 1990 e início do novo milênio -- e antes disso, é claro.

    O modelo tradicional de ensino já não atendia mais à forma como essas crianças e adolescentes assimilam novos conhecimentos. Dessa forma, as escolas precisaram se adaptar e acompanhar as tendências que estavam chegando -- e que agora já fazem parte de currículos e diretrizes curriculares.

    Novos tempos trouxeram metodologias como o ensino híbrido, a educação a distância, metodologias ativas, gamificação (dinâmicas com jogos, para ensinar de forma lúdica) e uma série de recursos tecnológicos.

    Isso ainda é um processo em andamento, pois apesar de as escolas já implementarem novos modelos de ensino, ainda há muito a alcançar. Também não podemos esquecer que muitas escolas em nosso país sofrem com a falta de recursos, além daquelas que ficam em lugares remotos ou de difícil acesso e que não têm tanto acesso à tecnologia.

    Com a popularização da internet, as tecnologias se tornaram indispensáveis para o ensino e aprendizagem. Veja no quadro cinco dicas que a escola pode adotar para melhorar o ensino.

    1) Utilizar a internet para pesquisar - A web é uma ferramenta fantástica para o ensino. Os alunos podem usá-la para pesquisar sobre um determinado tópico e obter mais informações;

    2) Criar vídeos educativos - Os vídeos são uma ótima maneira de ensinar conteúdos de forma dinâmica e atrativa. Além disso, os alunos podem assistir aos vídeos em qualquer lugar e a qualquer hora;

    3) Utilizar as redes sociais - As redes sociais são uma ótima maneira de interagir com os alunos e compartilhar conteúdos educacionais. Elas também permitem que os alunos se conectem uns com os outros e troquem ideias;

    4) Jogar jogos educativos - Os jogos são uma ótima maneira de ensinar conteúdos de forma lúdica e divertida. Eles também ajudam a desenvolver habilidades importantes, como raciocínio lógico e problem-solving;

    5) Explorar realidade virtual e aumentada - As tecnologias de realidade virtual (VR) e aumentada (AR) estão cada vez mais presentes na educação. Elas permitem que os alunos explorem um ambiente virtual ou real de forma interativa e imersiva, o que pode ser extremamente enriquecedor para o aprendizado.

    Fonte: Educa Mundo