Geral

Especialistas alertam sobre riscos da nova “brincadeira” da internet, o “desafio do sal”

Reprodução

Tem uma nova onda circulando as redes sociais que, para variar, está preocupando pais de crianças e adolescentes. Trata-se do desafio do sal, que consiste em se filmar enquanto enche a boca de sal, o que invariavelmente termina com a pessoa cuspindo o mineral.

Apesar de ser publicada nas redes sociais como algo bem humorado, o desafio pode trazer problemas à saúde, como alertou Ronaldo Gismondi, vice-presidente do Departamento de Hipertensão da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, durante entrevista ao Extra.

“Quando o consumo ocorre de maneira aguda (muito sal em um curto espaço de tempo) ocorre a hipernatremia hipervolêmica, porque a concentração de sódio no organismo fica muito grande, aumentando a pressão arterial e podendo sobrecarregar o sistema cardiorrespiratório”, diz o especialista. Segundo ele, consumir muito sal de uma hora para a outra pode também pode causar tonturas, desidratação, vômitos, aumenta o risco de coma e pode e até ser fatal.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo diário de sal (de cozinha) deve ser de 5 gramas, o que equivale a uma colher de chá rasa. “Cronicamente, o consumo alto de sal está associado a maior risco a hipertensão arterial, que aumenta o risco de derrame e doença renal crônica”, alerta Patricia Santos, professora de nutrição do Centro Universitário IBMR, também falando ao jornal carioca.

Como de costume, a recomendação aos pais é ficar de olho no que os filhos acessam na Internet. Em caso de alguém passar mal após participar do desafio, orienta-se encaminhar a pessoa a um pronto socorro.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI