Geral

Estudantes de Goiás estão na final do Prêmio Miniempresa Brasil 2024

Projetos de alunos de escolas goianas disputam o título de melhor miniempresa em evento promovido pela ONG Junior Achievement, no Piauí. Goiás se destaca com três miniempresas na disputa

Modificado em 04/11/2024, 08:52

Estudantes de Goiás estão na final do Prêmio Miniempresa Brasil 2024

(Divulgação)

Primeiro programa criado pela ONG Junior Achievement e presente em mais de 100 países, o Programa Miniempresa é uma competição nacional que incentiva estudantes do Ensino Médio a criar e gerenciar uma empresa real do zero. Ao final da etapa regional de desenvolvimento dos projetos, é realizado o Prêmio Miniempresa Brasil.

Neste ano, três miniempresas de alunos de escolas de Goiás disputam a final que acontece em Luís Correia, no Piauí, entre os dias 8 e 13 de outubro, como parte do Findinexa Brasil, um dos maiores encontros de empreendedorismo jovem do país.

A Junior Achievement Goiás (JA Goiás) é responsável por promover o programa nas cidades goianas e neste ano as empresas que representarão o estado na final nacional são a Uai Essências, Wave e ZenUs, sendo que todas participaram da última edição do programa Miniempresa em Goiás, com formatura que aconteceu agosto.

A ZenUs, do Colégio Integrado, desenvolveu um produto de incenso com suporte; os jovens desenvolvedores da Wave, do Colégio Sesi Campinas, canalizaram a criatividade em suporte para leitura; e a UAI Essências, projeto de alunos da Escola do Futuro Luiz Rassi, desenvolveu um conjunto de velas, que além de aromáticas também são repelentes.

Durante o evento no Piauí os estudantes vão apresentar suas ideias de negócios e produtos em uma feira especial aberta ao público. Embora os itens não sejam comercializados durante o evento, o formato serve para fomentar a troca de experiências e divulgar as criações dos jovens empreendedores.

A atividade também prevê uma apresentação (pitch), em que os participantes terão até três minutos para expor seu negócio no palco, seguida de uma rodada de perguntas e respostas com os jurados.

A banca será composta por Leticio Dantas, CEO e sócio do Grupo BLR e gestor de novos negócios do Teresina Shopping, Carolina Malta, gerente sênior da Dell Technologies, e Bruce Cordão, ex-presidente da JA Piauí e membro do Conselho Diretor da JA Brasil. O objetivo é que as equipes compartilhem suas principais conquistas e desafios na criação e gestão de suas miniempresas.

Inovação
Durante a execução do Programa Miniempresa, os alunos recebem suporte de profissionais e pessoas voluntárias em áreas como vendas, marketing, finanças, produção e recursos humanos. Na competição deste ano, 10 equipes dos estados de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Piauí e Santa Catarina disputarão o título de melhor miniempresa de 2024.

IcPolitica

Política

Bolsonaro reclama de intimação em UTI e fala em 'tribunais de Hitler' para oficial

Ex-presidente divulga gravação de momento em que oficial de Justiça o intima por ordem do STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro conversa com a oficial de Justiça responsável por sua intimação em quarto de UTI, em Brasíli

O ex-presidente Jair Bolsonaro conversa com a oficial de Justiça responsável por sua intimação em quarto de UTI, em Brasíli (@jairbolsonaro/Divulgação)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou nesta quarta-feira (23) um vídeo que mostra o momento em que uma oficial da Justiça entra em seu quarto de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para intimá-lo da abertura do processo penal sobre a trama golpista de 2022.

Bolsonaro falou por cerca de 11 minutos com a oficial da Justiça, mostrando contrariedade com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de comunicar da abertura do processo enquanto o ex-presidente está internado.

"Ele acha que me prendendo ou me tirando da vida pública, acabou. Está tudo resolvido a questão do Brasil aqui. E não é assim", disse o ex-presidente.

A intimação pessoal, com a assinatura do réu, é um dos passos iniciais do processo. Após ser notificado, Bolsonaro tem cinco dias para apresentar sua defesa prévia à acusação da PGR (Procuradoria-Geral da República), indicando testemunhas e provas que pretende coletar na ação penal.

"Eu tenho cinco dias para apresentar minha defesa prévia. [Meu advogado] Ele faz a defesa comigo. A senhora tem ciência que está dentro de uma sala de UTI, no hospital?", perguntou.

Em meio a pedidos de desculpas, ele chegou a comparar a atuação da oficial da Justiça às pessoas que cumpriam ordens da Alemanha nazista. "Você só está cumprindo ordem aqui, mas o pessoal dos tribunais do Hitler também cumpriam sua missão: colocavam judeus na câmara de gás. Todos pagaram seu preço um dia. Não vai ser diferente no Brasil", disse.

O ministro Alexandre de Moraes havia decidido esperar uma data adequada para intimar Bolsonaro da abertura do processo. Todos os demais réus do núcleo central da trama golpista já haviam sido notificados entre os dias 11 e 15 de abril.

Bolsonaro deu uma entrevista na segunda (21) por vídeo ao SBT Brasil, da cama de seu quarto de UTI, e na terça-feira (22) participou de live em que conversou com Flávio Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Carlos Bolsonaro, seus filhos. O ex-piloto Nelson Piquet também participou.

"A divulgação de live realizada pelo ex-presidente na data de ontem (22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje (23/4)", disse o Supremo.

Com a intimação, Bolsonaro passa a ter cinco dias para apresentar suas considerações iniciais sobre o processo que responde por supostamente ter liderado uma organização criminosa que tentou dar um golpe de Estado após a eleição de Lula (PT) nas eleições de 2022.

Apresentaram defesas prévias até esta quarta-feira os réus Mauro Cid, Augusto Heleno e Almir Garnier. Faltam se manifestar Bolsonaro, Braga Netto, Anderson Torres, Alexandre Ramagem e Paulo Sérgio Nogueira.

Bolsonaro está internado desde 11 de abril por problemas decorrentes da facada que sofreu durante a campanha presidencial de 2018. Ele foi submetido a cirurgia abdominal no último dia 13 -a sexta intervenção cirúrgica desde o incidente de sete anos atrás.

O ex-presidente está na UTI desde que fez o procedimento, ainda sem previsão de alta.

O ex-presidente acusou o Supremo de atuar de forma sigilosa contra ele. O processo penal contra o presidente, porém, está público e as provas usadas na acusação estão abertas às defesas.

Bolsonaro ainda disse que todo o processo do golpe deveria ter sido anulado quando o Supremo decidiu arquivar, a pedido da PGR, a investigação sobre a falsificação do cartão de vacinação do ex-presidente.

Foi nessa investigação que a Polícia Federal apreendeu o celular do tenente-coronel Mauro Cid, por meio do qual os investigadores tiveram acesso a provas das discussões para se dar um golpe de Estado.

O ex-presidente se exaltou algumas vezes durante a intimação na UTI. Em um dos momentos, gritou com um auxiliar que o alertava do aumento da pressão enquanto discursava e retirou um equipamento que media seus sinais vitais.

Em meio a pedidos de desculpas, ele chegou a comparar a atuação da oficial da Justiça às pessoas que cumpriam ordens da Alemanha nazista. "Você só está cumprindo ordem aqui, mas o pessoal dos tribunais do Hitler também cumpriam sua missão: colocavam judeus na câmara de gás. Todos pagaram seu preço um dia. Não vai ser diferente no Brasil", disse.

Ele ainda disse que "eleição sem Jair Bolsonaro é uma negação da democracia" e repetiu que não vai fugir do Brasil.

IcCidade

Cidades

Eletricista morre após levar choque enquanto trabalhava em galeria de lojas em Palmas

Dyourykassyo Pereira Miranda, de 29 anos, foi declarado morto pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Corpo foi levado para o IML e liberado para a família

Acidente aconteceu em loja de galeria em Palmas

Acidente aconteceu em loja de galeria em Palmas (Reprodução/Google Street View)

Um eletricista morreu após levar choque elétrico enquanto trabalhava em uma loja dentro de uma galeria de lojas em Palmas. Ele foi identificado como Dyourykassyo Pereira Miranda de 29 anos, conforme a Secretaria da Segurança Pública.

O acidente aconteceu na quadra 208 Sul. O eletricista foi declarado morto pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no início da noite desta quarta-feira (23). A Polícia Militar informou que foi chamada e encontrou a equipe médica atendendo a vítima.

Foi informado à polícia que o eletricista realizava serviços no local quando choveu o choque elétrico. A perícia foi chamada e depois o Instituto Médico Legal (IML) fez a remoção do corpo. A PM ainda orientou que as partes envolvidas registrassem o caso na delegacia.

A administração da galeria Open Mall informou que Dyourykassyo foi chamado pelo locatário de uma das lojas e não tinha vínculo com a administração do local. Também afirmou que acompanhou os desdobramentos e prestou o suporte necessário (veja nota completa abaixo).

O corpo de Dyourykassyo foi levado para o IML de Palmas, passou pelos exames necroscópicos e foi liberado para os familiares.

Íntegra da nota do Open Mall

Com profundo pesar, o Open Mall manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos do prestador de serviços que veio a óbito na noite da última quarta-feira, 23 de abril, após sofrer uma descarga elétrica durante a execução de um serviço em uma das lojas da galeria.

Esclarecemos que o profissional não possuía vínculo com a administração do Open Mall, sendo contratado diretamente pela referida loja para a realização de um serviço pontual. O ocorrido trata-se de um caso isolado, registrado dentro das dependências internas da loja contratante.

Desde o momento do acidente, a administração do Open Mall acompanhou os desdobramentos e prestou todo o suporte necessário, respeitando o momento de luto e colaborando com as autoridades competentes, que seguem com a apuração dos fatos.

Reiteramos nosso compromisso com a segurança, o respeito e o bem-estar de todos que frequentam e atuam no Open Mall, e reforçamos nossos sentimentos à família e amigos da vítima.

IcCidade

Cidades

Buscas pelo empresário que desapareceu após mergulhar durante pescaria entram no 6º dia; veja o que se sabe

Mais de 20 pessoas, entre bombeiros, Secretaria Municipal de Turismo, Batalhão de Polícia Militar Ambiental e voluntários integram os trabalhos para encontrar Fábio Rodrigues de Farias, de 40 anos. Buscas também contam com motos aquáticas e um helicóptero

 (Corpo de Bombeiros/ Divulgação)

(Corpo de Bombeiros/ Divulgação)

Por água e céu, a força-tarefa montada para localizar o empresárioFábio Rodrigues de Farias, de 40 anos , que desapareceu no rio Araguaia, em Caseara, entrou no 6º dia nesta quinta-feira (24). Além do Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Turismo, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e voluntários com motos aquáticas, drones e um helicóptero da Polícia Militar estão ajudando nas buscas.

Fábio Rodrigues foi visto pela última vez na tarde de sábado (19), na região do Porto da Balsa. Ele é natural de Goiânia (GO), mas reside em Paraíso do Tocantins, onde é empresário e trabalha com uma oficina de peças e mecânica.

Segundo a irmã de Fábio, Adriana Rodrigues de Farias, a vítima estava acampando em um rancho da cidade, com a família e amigos, durante o feriado da Semana Santa. Quando decidiu ir pescar no rio.

Foi passar o feriado lá [rancho], passaram o dia pescando. Ele [Fábio] havia passado o dia pescando com os amigos no rio e os amigos deles nos [familiares] disseram que Fábio decidiu pular e depois não conseguiram encontrar ele mais", contou a irmã.

Até agora, o empresário não foi localizado. Veja o que se sabe sobre o desaparecimento de Fábio até o momento:

Como aconteceu o desaparecimento

Fabio Rodrigues de Farias, de 40 anos, foi visto pela última vez na tarde de sábado (19) (Arquivo Pessoal)

Fabio Rodrigues de Farias, de 40 anos, foi visto pela última vez na tarde de sábado (19) (Arquivo Pessoal)

Fábio Rodrigues estava pescando com amigos no Rio Araguaia, quando pulou da embarcação em que estava para mergulhar na água por volta das 15h do dia 19 de abril, na região do Porto da Balsa. As buscas no local tiveram início no mesmo dia, mas ele não foi encontrado.

Conforme os bombeiros, uma equipe seguiu com as buscas no domingo (20), mas as testemunhas não souberam informar o local aproximado onde a vítima mergulhou, dificultando sua localização. Por conta da baixa visibilidade, foram realizadas buscas superficiais com embarcações e uso de drone.

Segundo o Corpo de Bombeiros, nesta terça-feira (22), a equipe realizou um trajeto de 12 metros ao longo do rio, onde supostamente a vítima teria se afogado. Porém, Fábio não foi encontrado.

Força-tarefa foi montada para as buscas

Nesta quarta-feira (24), foi montada uma força-tarefa para ajudar nas buscas. Os bombeiros informaram que, no total, foram disponibilizados sete militares do BPMA, além dos 10 bombeiros militares e seis voluntários civis para ampliar a área de busca.

Também estão sendo empregados dois drones, três embarcações da secretaria municipal de Turismo, voluntários com motos aquáticas e um helicóptero da Polícia Militar, conforme os bombeiros.

IcCidade

Cidades

Comerciante que morreu afogada no Rio Araguaia estava 'no lugar que mais amava', diz amigo

Nerica Monteiro e o namorado, Gabriel Castro, passeavam às margens do Araguaia quando foram arrastados pela correnteza. Ele contou aos bombeiros que foi resgatado por pessoas que navegavam em uma lancha

Modificado em 24/04/2025, 10:27

Corpo de Nerica foi encontrado um dia depois de cair no Araguaia (Reprodução/Rede social)

Corpo de Nerica foi encontrado um dia depois de cair no Araguaia (Reprodução/Rede social)

A comerciante que morreu afogada no Rio Araguaia , em São Miguel do Araguaia, no norte de Goiás, estava "no lugar que mais amava", revelou o amigo dela, o maquiador Luiz Felipe de Oliveira. Nerica Monteiro, de 34 anos, passeava às margens do rio na companhia do namorado Gabriel Castro quando os dois foram arrastados pela correnteza. A fatalidade aconteceu na região conhecida como Rancho da Viúva, no domingo (20).

Ela faleceu no lugar onde ela mais amava. A vida dela era rio e pescar. Ela era feliz no simples, amava água e natureza", disse Oliveira.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

Ao Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO), Castro contou que foi resgatado por pessoas que navegavam de barco no local, mas a empresária desapareceu. Segundo a corporação, o corpo foi encontrado por voluntários, que auxiliavam a equipe de resgate, na segunda-feira (21).

Nerica morava em Hidrolândia, na Região Metropolitana de Goiás, onde administrava um supermercado. Segundo o amigo, ela tinha saído de um relacionamento e começou um novo namorado recentemente com Gabriel, que a acompanhava nas pescarias.

Ela saiu de um relacionamento antigo e estava com este novo relacionamento. Ela estava imensamente feliz", acrescentou Luiz Felipe.

Pelas redes sociais, a comerciante gostava de compartilhar a paixão pela pescaria e costuma brincar com situações inusitadas, como fisgar pequenos peixes. Mas, comemorava muito quando tirava d'água os peixes maiores.

Não esperem permissão para serem felizes, só quem pode nos autorizar somos nós mesmos. Vivam a cada momento! Vivam, cada um é dono da sua trajetória... e a vida dará em troca muitas boas memórias", escreveu Nerica em um das suas últimas postagens na rede social.

Relembre a fatalidade

Nerica Monteiro desapareceu na tarde de domingo e o corpo dela foi localizado boiando no Rio Araguaia na tarde de segunda-feira (21). Os bombeiros relataram que a comerciante estava a 7 km do local em que caiu no Araguaia, na região do Rancho da Viúva.

A Polícia Técnico-Científica (PTC) esteve no local e informou ao POPULAR que o corpo de Nerica foi recolhido pelos peritos Fernando Reges e Agnaldo Mansano. Depois da autópsia do médico legista Carlos Humberto, ela foi liberada para a família na terça-feira (22), por volta das 5h.

Nesse mesmo dia, sem velório, ocorreu o sepultamento no Cemitério Municipal de Hidrolândia, por volta do meio-dia. Pelas redes sociais, amigos e familiares postaram a comoção da despedida da comerciante, que foi homenageada com balões coloridos que foram soltos e subiram ao céu (veja vídeo abaixo) .

undefined / Reprodução

Além dos pais, do namorado e amigos, Nerica deixou um filho. O namorado dela, Gabriel Castro, lamentou a perda da amada e postou na rede social, na quarta-feira (23), uma foto deles juntos.

Era só amor e paz para nós dois", escreveu ele na postagem.

Em outra mensagem, Gabriel compartilhou o sentimento que ficou em compartilhar momentos com a empresária.

É isso que vou guardar para sempre em meu coração. Uma vontade imensa de ser feliz, um sorriso incrível. Obrigado por me apresentar esse lado gostoso de viver ao seu lado", publicou o namorado.

Nerica compartilhava nas redes sociais momentos felizes durante viagens com a família (Divulgação/Rede social)

Nerica compartilhava nas redes sociais momentos felizes durante viagens com a família (Divulgação/Rede social)